Artigos

2 - 3 minutes readCelebridades em XWP II

Reader Mode

CHAPO 

Continuando com as célebres aparições em Xena – A Princesa Guerreira, hoje o tema é misto.

 

Filípedes:

Um corredor nato e viril. Sua velocidade e força fizeram toda a diferença na História grega e deu nome a uma das mais importantes modalidades nas Olimpíadas!

Foi na primeira guerra persa, soldados atenienses combateram o inimigo na planície de Maratona. Jurados de que se perdessem, suas mulheres seriam violadas e seus filhos escravizados, fora ordenado às mulheres para que matassem seus filhos e se matassem em seguida, caso houvesse demora de noticias de vitória.

Os gregos acabaram por vencer, mas demoraram mais que o esperado. O general Milcíades ordena para que seu melhor atleta, Filípedes, corresse até a capital (40Km de distancia) para dar o relato de vitória.

Filípedes correu tão rápido quanto pôde e ao chegar só conseguiu pronunciar uma palavra:

-VENCEMOS!

Em seguida caiu morto.

 

Há também a versão de Heródoto que conta que Filípedes correu mais de 240Km para solicitar ajuda espartana e de outras cidades gregas. Voltando depois de dois dias com ajuda necessária para vencer a batalha.

_

 Em Xena ele faz uma rápida aparição em One Against an Army – Xena contra o exército Persa- durante a corrida em direção à Esparta e depara-se com Xena e Gabrielle que oferecem sua ajuda para atrasar o exército inimigo.

 

Ulisses:

Também conhecido como Odisseu, era rei de Ítaca, casado com Penélope. Foi o idealizador do cavalo de Tróia (de madeira, não o vírus) que garantiu a vitória da Grécia sobre os troianos.

Personagem criado por Homero em uma de suas mais importantes obras : A Odisséia

Citar detalhes de sua trajetória e todas suas aventuras em um único artigo seria, no mínimo, injusto. Então sugiro a quem interessar para que leia a obra completa porque vale demais à pena. Ele não é chatinho como em XWP e é bem mais inteligente, diga-se de passagem…

 

 

Os reis magos:

Representantes de todas as nações.

Gaspar era rei da Índia, representava o povo amarelo; Melchior rei da Pérsia, representava o povo de cor clara e Baltasar, Rei da Arábia, representava a cor negra.

Seus presentes: Ouro, presente dado somente aos reis; Mirra representava perfume e sacrifício, era dado somente aos profetas. E incenso, a fé, dado somente aos sacerdotes.

Eram homens ricos e, apesar de deterem enorme poder, se curvavam perante Jesus.

Não há provas de que eles realmente existiram e somente no evangelho de Matheus eles são rapidamente citados.

_

Em XWP a primeira diferença gritante que se nota nesses supostos reis é que um deles é uma mulher  de traços orientais. Ela talvez representasse as mulheres? Girl Power, não?

E os presentes também são diferentes. Para magos (eles não foram apresentados como reis) trazer sementes, frutas e azeite é no mínimo estranho.  Subestimaram descaradamente a inteligência de Xena. Afinal no meio de um deserto, que fruta permaneceria fresca?

 

 

 

 

 



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *