Bitch Power

3 - 5 minutes readEla quebra tudo! E não adianta fugir!

Reader Mode

 

Por Alessandro Chmiel

[email protected]

BITCH POWER – n. 01

descObs.: pode conter spoilers de PRISON BREAK. E tem mesmo!

            Senhoras e senhores Xenites, é com prazer que lhes apresento a nova seção da digníssima Revista Xenite, sugerida e eleita por vocês comoBITCH POWER! O objetivo da seção é, assim como feito todo mês naGIRL POWER, mostrar outras garotas das quais adorar e, nesse caso, também odiar, tendo a cada mês uma nova BITCHVilãs de todos os cantos do mundo – e de todos os mundos – aparecerão por aqui, apresentando basicamente o lugar onde elas existem, suas histórias, características principais e, ao fim, comparadas com algum(a) vilão(lã) deXENA. Parece divertido? Eu também acho!

 

 

 

 

            Pois bem, nossa vilã surge na sériePRISON BREAK (subtítulo de EM BUSCA DA VERDADE, no Brasil), de Paul Scheuring, mais especificamente na terceira temporada, em 2007. A planta base da história acontece dentro de uma prisão, onde Lincoln Burrows (Dominic Purcell) está condenado à cadeira elétrica. Acreditando na inocência do irmão, Michael Scofield (Wentworth Miller) forja um assalto a banco para entrar na mesma penitenciária do irmão e, de lá, escapar das grades e do destino fatal. Com o mapa da fuga tatuado em seu corpo, Michael une-se a colegas de prisão – nem todos confiáveis – para escapar (spoilers adiante!).

            Na primeira cena de Susan B. Anthony, codinome de Gretchen Louise Morgan, ela aparece maquiando suas cicatrizes no rosto, resultado de incontáveis sessões de tortura. Ao longo da série, conta-se que Gretchen, trabalhando para a Companhia, uma rica e poderosa empresa e inimiga maior de tudo que acontece com os irmãos protagonistas, resolve fugir do trabalho. Pega de surpresa, ela é brutalmentetorturada e forçada a trabalhar por mais um tempo, na missão de tirar um prisioneiro misterioso de trás das grades. Atrapalhando o caminho dos irmãos-mocinhos, Gretchen torna-se a principal vilã dessa temporada, e não é pra menos: ela tem falsa identidade, é habilidosa com armas, luta melhor que muitos caras por aí, tem raciocínio rápido, múltiplos conhecimentos tecnológicos e agüenta muita pancadaria.

 

 

 

 

 

 

 

 

Interpretada por Jodi Lyn O’Keefe, uma atriz não muito conhecida que apareceu em H2O: vinte anos depois e Corvo 3, Gretchen é uma mulher sem escrúpulos que ignora os danos que faz focando apenas seus objetivos obscuros. Mais que trabalhar para a Companhia, Gretchen trabalha para si mesma. Ela é cruel, de fato, seqüestrando dois personagens logo de cara e matando um deles. Aparentemente apenas uma vadia inescrupulosa, Gretchen pode ter seus motivos para seguir firmemente as ordens de seus superiores: eles sabem onde sua família mora, e onde ela esconde sua própria filha (eu falei que tinha spoilers). Adotada pela tia, a filha de Gretchen nem faz idéia de que sua mãe é sua tia, e que sua tia é sua mãe (?!). São nessas cenas afetivas que podemos ver um traço de humanidade no coração que, sim, existe dentro de Gretchen Morgan! A questão se complica no julgamento de seu caráter verdadeiro. Como julgar alguém que faz de tudo para proteger a família em um episódio e, no outro, sai atirando em empregados inocentes?

desc

Em termos de vagabundagem, Gretchen lembra muito Callisto, com sua “sã insanidade” mental. O fato de ela mudar de lados aqui e ali pode lembrar um pouco o grande Ares, mas de deusa ela não tem nada. Gretchen, na visão mais piedosa que um fã pode ter, é mais uma vítima das artimanhas impiedosas da Companhia, colocando seus agentes no extremo para realizarem as tarefas mais tenebrosas. Há, porém, o meio termo, pois tudo que Gretchen sabe e o motivo que a tornou habilidosa foi a entrada na Companhia, algo como a cruz que lhe deu a vida mas que é obrigada a carregar ou, numa versão Prison Break, lhe deram a chave da cela mas soldaram a fechadura.
desc

 

O destino dela é incerto, mais até do que o da série, pois há tristes boatos de que ela acabará esse ano, em sua quarta temporada. Sairá no auge, certamente, mas fica um gostinho de quero – e muito – mais. Gretchen é sem dúvida uma dasmelhores personagens de Prison Break, fazendo o atual vilão boboquinha de palhaço em muitos diálogos. Só vendo para saber.

 

desc

 

Espero sinceramente que tenham gostado da primeira BP, ou ao menos da proposta da seção. (!)POR FAVOR(!)votem eopinemcríticas boas e ruins são extremamente bem-vindas. Se tudo der certo, mês que vem estou de volta com uma das minhas vilãs favoritas. Fica a dica de um excelente seriado, empolgante, dramático, tenso, misterioso e de muita correria. Beijinhos doces para todos vocês, e até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *