Girl Power

4 - 5 minutes readMuito mais do que uma ajudante loirinha

Reader Mode Text to speech

Mary Anne

Quando se houve falar em “loirinha falante com sede de aventuras, companhia de uma pessoa misteriosa, com passado obscuro, uma boa dose de amargura e demônios pessoais a serem espantados”, imediatamente todo xenite pensaria em Gabrielle no começo da série. E se a gente falar que essa loirinha vai aprendendo a se defender e assume uma postura badass com o passar dos episódios, fica ainda mais difícil imaginar quem poderia ser essa pessoa, senão nossa barda preferida.

Mas ela existe! Numa série tão divertida quanto Xena e com as mesma mistura de drama, ação e comédia. É por isso que eu venho com muito prazer,  lhes apresentar Rose Tyler.

Rose Tyler (Billie Piper) é uma personagem da série Doctor Who, mas não, não é daquela super antiga dos anos 60, com 26 temporadas e efeitos dignos de Chapolin e Chaves, e sim do reboot de 2005, produzido pela BBC Wales.

Após a tentativa frustrada de reviver o programa (no ar de 1963 a 1989)  efetuada em 1996, através de um filme produzido em parceria por Fox e Universal, as aventuras do Doctor pareciam ter chegado ao fim, mas foi uma grata surpresa aos fãs do excêntrico viajante a decisão de fazer uma nova versão (continuada) da série em 2005.

Como na série clássica, o Doctor sempre viaja acompanhado de uma  companheira “ajudante” (ou no original, “companion”), e é dessa ajudante, apresentada a nós logo no primeiro episódio da primeira temporada atual, intitulado “Rose”, que venho falar aqui.

Rose Tyler é uma garota normal de 19 anos, presa a uma rotina maçante de trabalho+casa+namorado chato. Orfã de pai, vive somente com a mãe que de juízo tem bem pouco e idéias mirabolantes tem muitas. Mas a rotina de Rose acaba virando de pernas pro ar, quando ela encontra “casualmente” um misterioso homem que estava tentando fazer nada mais e nada menos do que…salvar a Terra de manequins assassinos. Acidentalmente envolta na missão, Rose se fascina pelas habilidades e perigos que aquele estranho corre, e no final recebe o inusitado convite de iniciar uma vida de viagens com ele.

Rose agarra a oportunidade, e a partir daí se torna a “companion” do Doctor, que não apenas lhe salva da solidão aterradora mas também lhe salva de si mesmo, quando os ecos do seu passado sombrio ameaçam lhe dominar.

Para qualquer xenite que se aventure a assistir Doctor Who, é impossível não ver em Rose uma agradável mistura de bom coração, espírito de aventura e uma pitada de ingenuidade que lhe coloca em apuros por vezes, exatamente como acontecia com a nossa loirinha guerreira, Gabrielle. E digo mais, assistir Doctor e Rose, lado a lado, salvando não apenas a terra, mas todo os cantos do universo, faz reviver em nós muitas lembranças gostosas de Xena e Gabrielle lutando pelo bem supremo.

“Eu me dirijo aos Sycorax…de acordo com o Artigo 15 da Proclamação das Sombras, eu ordeno que vocês saiam desse mundo, com toda a autoridade do…Parlamento Slitheen de Raxacoricofallapatorious…e a Confederação Gelth, como foi sancionado pelo Poderoso Jagrafess…e ah! Os Daleks!” (The Christmas Invasion – Especial de Natal 2005).

Na imagem acima vocês vêem uma cena do especial de Natal da primeira temporada, Christmas Invasion, onde podemos ver dois paralelos com Xena Warrior Princess. Primeiro, Rose se utiliza do diálogo (ainda que bastante inarticulado) para tentar resolver o problema da vez, tal qual Gabrielle faz ao se deparar com o Ciclope em Sins of the Past, e como Xena sugere que ela lide com a situação em Dreamworker. Além deste, vemos Rose tendo que assumir o controle da situação pela primeira vez, quando o Doctor, incapacitado por sua regeneração fica inconsciente, durante um ataque à Terra, o que lembra bastante a situação de Gabrielle no episódio Greater Good.

Os  paralelos, entretanto, não se limitam a isso, existem muitos outros e para um xenite, identificá-los é uma tarefa agradabilíssima, enquanto assiste uma série que embora não tão rica em super efeitos especiais, tem a capacidade de nos fazer rir, se emocionar, chorar (baldes) e vibrar com a história dos personagens.

Mas quem acha que só de bom coração e trapalhadas ingênuas a personagem é composta, engana-se. Rose é peça fundamental na resolução de muitas aventuras e ao ver o Doctor ou seus amigos em perigo não poupa esforços para reverter a situação, tomando medidas desesperadas (e até perigosas) e até mesmo ultrapassando as barreiras dimensionais.

“I met the Emperor, and I took the Time Vortex and poured it into his head, and turned him into dust. D’you get that? The God of all Daleks, and I destroyed him!”

Em outras palavras, a nossa heroína do universo Whovian, veio pra mostrar (ou relembrar) que nem só de um rostinho e um corpinho bonito são feitas as sidekicks, mas também de sede de aventura, garra, uma pitada de teimosia e muito amor.

4 Comments

  • Alessandro

    Mary Anne, ao ver teus boxes de ‘Doctor Who?’ novinhos me deu uma vontade imensa de conferir este seriado. Agora então, depois deste artigo sensacional, como NÃO assistir?? Comparar XWP com o restante da literatura: somente xenites fazem isso o tempo todo! Parabéns, excelente artigo pra GP!!

  • Aryane Mello

    AI QUE LINDO!
    AI QUE LINDO!
    AI QUE LINDO!
    “Rose Tyler, você foi fantástica! E sabe o que mais? EU TAMBÉM!” *—-* Passarei a eternidade te agradecendo a me viciar nessa incrível série, que agora está no meu TOP 5, em segundo lugar, logo após Xena.
    Rose é a Gabrielle do século 21, gente! Sério! Vocês comparam as duas em quase todos os episódios! A bondade, a esperteza, o zêlo para com o Doutor… Aiai… Como não amar? Como não suspirar? Rose Tyler *-*

  • Chapo

    era essa série mesmo q eu via na A&E[?]
    eu achei q vi a antiga,mas foi essa dai mesmo, com esses atores
    só q o sotaque me irritava (sou chata mesmo)
    nunca tinha feito relação nenhuma entre as series
    só q agora eu quero ver de novo
    #comofas

  • ABarda

    Eu amo a Rose! Me dá uma tristeza saber que um dia eu terei que me despedir dela. A aparição da Sarah Jane Smith me fez perceber que, eventualmente, a Rose deixará de ser a companion… :'(

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *