Artigos

3 - 4 minutes readThe Bitter Suite em nossas vidas…

Reader Mode

                                                     By: Natasha T. dos Santos. (Natasha Lee)

 

 

The Bítter Suíte (O reencontro), episódio onde Xena & Gabrielle vão para Illusia, um lugar onde tudo e de tudo acontece, e lá cantando, Xena & Gabrielle devem fazer as pazes perante as mentiras escondidas de uma a outra dos episódios anteriores: “The Debt I”, ”The Debt II”, “The Gabrielle’s Hope”, e principalmente por “Maternal Instincts” pela morte de Solan (filho de Xena).

0000 
Xena’s Vengence! [Cena mais triste para os ROCkers]

No final deste mágico episódio, Solan perdoa Xena por ter sido ausente em sua vida, e Gabrielle & Xena se perdoam também por terem mentido uma a outra.

“Perdoe-me, desculpe, acredite em mim 

Pare de odiar, pare de magoar, perdoa-me 

Perdoe aqueles que te prejudicar 

Faça bom para aqueles que odeiam 

Perdoa, e não se esqueça 

Eu sei que não é tarde demais

Perdoe-me e você descobrirá também

Que o amor de seu amor é você” – Xena cantando para Gabrielle e Solan

http://www.beepworld.de/memberdateien/members63/mae1985/tbs59l.jpg 
Momento mais “Owunnnnn” do episódio.

 

Bem, agora voltando aos nossos dias atuais, como seria um “The Bítter Suíte” atualmente?
Hoje em dia, uma éra qual a violência predomina as expectativas alheias, e o medo toma conta da cabeça de milhares de pessoas que se exercem entre o bem e o mal. A raiva, rancor, ódio, culpa… todos esses sentimentos estão em excesso freqüentemente, e até parece que está “na moda” sentir tais sentimentos.
As pessoas que não perdoam, aliás, muitas pessoas das quais vivem hoje não sabe nem o que é realmente o perdão, podem até saber o significado da palavra, mas agem como se não soubessem o que tal representa.
Ninguém é perfeito, até porque, se fosse perfeito não estaria vivo para contar história, o famoso “ajude seu próximo” hoje em dia simplesmente não existe, as pessoas só olham elas mesmas e se vê o outro cair não lhe dá a mão, e sim passa por cima.
Se houvesse um T.B.S? se os seres humanos pudessem mesmo se perdoar, como seria? O mundo não seria mundo, porque o ser humano não está preparado a aceitar o outro… perdoar é algo qual somente os fortes e corajosos  estão dispostos a fazer, quem nunca foi magoado? Pois bem, até Xena & Gabrielle, pura amizade e companheirismo já mentiram e desacreditaram uma a outra, até odiar elas se odiaram, mas o amor e a lealdade entre elas foi maior do que qualquer ato de desentendimento e mentira causado uma a outra.
O ato de perdoar vem desde o começo da existência humana, creio que este foi um dos primeiros sentimentos que o ser humano sentiu, e um dos mais difíceis de aceitar.

Reflexão: “Sem comparação, é muito menor mal receber agravo que agravar alguém; ser injuriado que injuriar; e é melhor que outros te enganem do que enganes alguém, como, por sabedoria humana, chegaram a compreender gentios como Sócrates, Platão e Séneca. Lembra-te que é coisa de homens e conforme à fraqueza da nossa humana natureza sofrer engano ou errar. Por isso não leves tão a mal os pecados cometidos pelos outros, nem te sintas tão agravado pelo erro que cometeram contra ti. 
Perdoar é próprio dos ânimos generosos, mas guardar rancor é coisa de homens ásperos e cruéis, baixos e de casta ruim; isto a mesma natureza o mostra nos animais mudos.”
 – Juan Luis Vives, in ‘Introdução à Sabedoria’.

Perdão é algo o que mais falta neste mundo, algo que nós nem sempre estamos dispostos a dar. Mas também, por este ser um sentimento tão nobre, sabemos que nem todos são merecedores dele, assim como precisa ser muito forte a dar o perdão, precisa também, o “receptor” do perdão, ter arrependimento e saber que o que fez não foi de bom agrado, e também este tende querer que o próximo lhe perdoe.
Xenítes, pensemos com o coração antes de julgar alguém, de repudiar e saber também, como utilizar tal nobre sentimento, assim como nossa heroínas se perdoaram, todos nós temos esse poder.

 

bittersuite_07.jpg

Até a próxima edição [Natasha Lee]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *