Bitch Power

4 - 6 minutes readUma bitch sem rosto…

Reader Mode

BITCH POWER – n.27

-A!

OBardo

 

Para todos os efeitos, desconsiderem a existência dos livros de Sara Shepard. Eu fiz isso ao escrever o artigo.

Spoilers em amarelo.

♫’Cause two can keep a secret if one of them is dead ♫*

 

 

Rosewood, Pensilvânia, parece uma cidade pacata e comum aos olhos desatentos. A verdade, porém, é que a todos têm os seus segredos – e é graças ao conhecimento desses segredos que a bitch desse mês destila sua maldade.

            -A. É assim que a vilã de Pretty Little Liars é conhecida. E não espere saber muito mais sobre ela –nem mesmo se sabe se -A é realmente “ela”. Pode ser ele. Ou um grupo de pessoas.

            Quê? Bem, vou tentar explicar…

            A história toda começa com Alison DiLaurentis, a típica garota popular americana. Loira, bonita, rica… e maldosa. Alison, interpretada por Sasha Pieterse, era a abelha-rainha de um seleto grupo, composto por Emily Fields (Shay Mitchell), Hanna Marin (Ashley Benson), Aria Montgomery (Lucy Hale) e Spencer Hastings (Troian Bellisario). É difícil dizer até que ponto elas realmente eram amigas, ou se só estavam juntas por causa de Alison, que conhecia os segredos de todos à sua volta.

O que se sabe é que as meninas estavam ilegalmente bêbadas na noite que Alison DiLaurentis desapareceu. Depois do sumiço da abelha-rainha, o grupo se separou.

            Um ano depois, a situação começou a mudar. Os DiLaurentis venderam a casa onde moravam. Spencer, Aria, Emily e Hanna possuíam seus segredos, e acreditavam que estavam a salvo, quando cada uma recebeu uma mensagem…

 

Quatro mensagens assinadas por –A. Todas fazendo referência a um segredo que apenas a amiga desaparecida sabia. Poderia Alison estar de volta, depois de tanto tempo? Essa era a esperança das quatro meninas.

O problema é que logo em seguida os novos moradores da casa que era dos DiLaurentis encontraram o corpo de Alison. Isso mesmo. O corpo.

            As meninas (assim como o telespectador) ficam sem saber o que está acontecendo. Se Alison estava morta, por que é que elas estavam recebendo as mensagens de –A?

            No enterro de Alison, mais coisas estranhas acontecem. A primeira é a chegada de Jenna Marshall (Tammin Sursok), a menina cega que estava diretamente ligada a um segredo de Alison e das outras liars: “The Jenna Thing”. E mais uma mensagem de –A, deixando bem claro que ela continuaria enviando suas ameaças…

“Ainda estou aqui, bitches, e eu sei de tudo. –A”

E isso é só o primeiro episódio!

            No decorrer da primeira temporada, -A tem uma onipresença inexplicável e irritante. Ela sabe de cada detalhe da vida das quatro liars, e está sempre um passo à frente. Muitas vezes, chantageia uma das garotas, ameaçando revelar algum segredo que elas possam ter. E por conta disso, -A as manipula, assim como Alison fazia. (um exemplo disso é quando a mãe de Hanna, funcionária de um banco, rouba as economias de uma cliente que só aparecia uma vez a cada ano. –A pega o dinheiro que a sra. Marin havia escondido, e começa a enviar mensagens para Hanna, dando instruções que, caso cumpridas, levariam a liar a partes do dinheiro sumido. Entre essas instruções estavam coisas como partir o coração de Lucas, o nerd apaixonado por Hanna, ou então fazer a mãe de Aria descobrir o relacionamento dela com Mr. Fitz. Felizmente, nessa última missão, Hanna conseguiu enganar –A, recebendo o dinheiro de volta e impedindo que a sra. Montgomery descobrisse o segredo de sua filha.

            Mesmo assim, as liars continuam vivendo a sua vida, tendo segredos, se apaixonando e se metendo em confusões familiares. Aria começa um relacionamento secreto com Mr. Fitz, o jovem e belo professor de pedofilia Inglês. Hanna lida com a pressão imposta por sua mãe, de que ela deve sempre ser linda, magra e popular. Spencer tenta fazer com que seus pais não dêem atenção apenas à sua irmã mais velha, Melissa. Emily luta para esconder de todos –incluindo ela mesma- que ela é lésbica. E, é claro, -A está a par de todos esses fatos, e os usará em favor do seu plano contra as meninas.

            À medida que o tempo passa, o jogo de –A fica cada vez mais perigoso, no sentido de colocar a vida das liarsem jogo. Ela chegou a plantar uma pista falsa, e com isso conseguiu transformar Spencer na principal suspeita do assassinato de Alison. –A sabe que as quatro garotas estão atrás dela, e as provoca, mandando mensagens com duplo (triplo, quádruplo…) sentido, dando algumas respostas e muitas novas perguntas. Provavelmente a única coisa que se pode afirmar sobre –A é que essa bitch não vai dar as caras tão cedo.

            Por perseguir e quase levar as quatro liars à loucura, -A pode ser comparada com as Fúrias de XWP, em The Furies (XWP 3X01). Tanto Xena quanto Emily, Hanna, Spencer e Aria foram condenadas por causa de um assassinato do qual nenhuma delas é a responsável. Só resta saber como e quando as liars vão conseguir se livrar da bitch que as persegue.

            Existem muitas teorias de quem é –A. Em entrevista, Lucy Hale, que interpreta Aria, já declarou que os leitores de Sara Shepard vão se surpreender com a identidade da bitch na versão televisiva (e eu acredito que isso seja verdade porque alguns fatos já são diferentes do que aconteceu nos livros me disseram que, depois do baile de Homecoming, Toby se suicida, pensandoem Emily. Oepisódio de Homecomig aconteceu já tem tempo, e Toby continua vivo, agora namorando Spencer). Bem, quanto a isso, a única coisa que podemos fazer é esperar o desenvolvimento da série, acompanhando as maldades de –A, e toda a tensão que uma série sobre meninas populares do Ensino Médio provou que é capaz.

*Frase retirada da música de abertura de Pretty Little Liars, “Secret”, por The Pierces. Se quiser conferir a abertura, ela está aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=lDR0nICerNg

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *