Girl Power

4 - 6 minutes readQue a luta Komece! E não é que de um game sangrento sai uma grande heroína?

Reader Mode

Por Alessandro Chmiel

[email protected]

 

Meus amigos Xenites, mais uma RX e mais uma GP! Que honra escrever e ler os artigos todos os mes Get Your Ex Back es. Fico orgulhoso de verdade como fã. No mês de novembro, outra grande heroína saída dos games engrandece nossa GP.
Por meados de 1992, das mentes inacreditáveis de Ed Boon e John Tobias, nasceu a série sem compromissos Mortal Kombat(com K mesmo para ficar mais bonitinho – mentira, é coisa de marketing). O jogo era mais que inovador: não igual aos outros do gênero luta, MK apresentava seus personagens sem serem “desenhados”, e sim fotografias de pessoas reais em inúmeros movimentos, que depois eram unidos para cada um dos 11 personagens (8 deles jogáveis) realizarem seus golpes. O detalhe mais marcante daquele jogo e atualmente, contudo, era a quantidade de sangue, e dos chamados Fatalities, que com uma “senha”, ao final da luta, cada lutador realizava um golpe final e fatal, como o nome já diz. Inúmeras críticas caíram em cima daquele jogo despretensioso, mas isso possivelmente tenha sido uma publicidade negativa – tornando-se algo bom para chamar a atenção e incentivar os produtores a um MK II e outros mais.
Entretanto, ainda falando do MK I (que eu jogava no meu nostálgico Mega Driver), os personagens eram pra lá de carismáticos. E lá no canto superior direito, aparentemente “perdida” entre tantos guerreiros ninjas, fortes e sanguinários, havia uma mulher! Sim, uma lutadora marcou presença no primeiro MK de todos os tempos: a agente americana da Special Forces (Forças Especiais) Sonya, Sonya Blade.
Vestida de verde e preto, algo entre roupas de ginástica e apresentação de dança, a bela loira dava um toque feminino – como o próprio Boon afirmou – ao jogo. Inspirada na personalidade Cynthia Rothrock, Sonya não era nem um pouco inferior no “kombate”, lutando de igual para igual com homens e mulheres, seres humanos e de outros mundos.

2 2
Sonya Blade, no jogo e em quadrinhos: uma verdadeira Girl Power.

            Na história oficial, Sonya Blade entra no torneio de luta enquanto ia atrás do seu arquiinimigo Kano, um criminoso com fama mundial que já entrara no torneio por interesses financeiros e de poder. Ela e sua equipe tática entram escondidas no navio que levava para Outworld, o mundo oculto onde o torneio se realizaria. Quando sua equipe é seqüestrada pelo grande vilão Shang Tsung, um feiticeiro cruel que se alimenta das almas dos “kombatentes”, Sonya se vê obrigada a entrar no torneio para conseguir fugir e liberar sua equipe das garras pútridas de S. Tsung. Consequentemente, envolvida de corpo e alma no torneio – e ainda com a missão de aniquilar Kano -, Sonya, juntamente ao monge chinês Liu Kang e do astro de cinema americano Johnny Cage, a guerreira se torna parte dos defensores da Terra, pois logo ficou claro que havia outras intenções por trás daquele obscuro e violento torneio.

22
Bridgett Wilson (esq.) e Sandra Hess, interpretando Sonya em Mortal Kombat – O Filme (1995) e em Mortal Kombat – A Aniquilação (1997): a primeira é parecida fisicamente, mas não sabe lutar; a segunda sabe lutar, mas parece uma magricela passeando na praia.

Desde o primeiro torneio (e em seqüência o MK III, MK IV, MKDA, MKSM e MKA – fonte Wikipedia -), Sonya se mostra uma mulher durona e determinada. Ela entrou no torneio com o único propósito de salvar seus parceiros da SF, o que lhe dá a honra de uma guerreira de verdade, prezando os valores da amizade e companheirismo como a nossa idolatrada Xena. Sonya foi vítima na primeira ocasião, e em todas as outras vezes, sob a guia do deus do trovão Raiden, entrou nos “Kombates Mortais” para servir de defensora da Terra.

222
A evolução da personagem: na foto à esq., as 4 versões até o MKDA, e à dir. em MKSM

A agente Blade faz sucesso não só entre as garotas. Seus golpes charmosos – e por que não suas curvas? – chamam a atenção nessa Girl Power boa de briga entre muitos marmanjos – quem vos fala entre eles. Nos últimos jogos, Sonya tem estilos de luta como Kempo e Tae Kwon Do, com golpes firmes e ágeis, dando flexibilidade ao jogador e segurança no porte de Sonya.

22
2
Sonya Blade, no jogo a ser lançado em novembro para PS3, MK vs DC Universe: aplicando um Leg Grab e um Bycicle Kick na Mulher Gato, acima; abaixo, dando uma surra no Super-Homem! Dá pra imaginar?

            Quanto às curiosidades, Sonya Blade é um dos personagens favoritos de Boon – e meu também! -, que pôs o nome de Sonya em homenagem à própria irmã. A ânsia quanto a seu futuro persiste, já que nada de muito revelador foi publicado na internet sobre suas intenções para os próximos torneios. Ah! Para quem não conhece o Fatality clássico da agente Blade, uma dica: um beijo feminino pode ser muito mais poderoso do que se pensa. Enfim, uma informação a ver com o Xenaverse: em um possível próximo filme da série, a atriz alemã Brittney Powell, a Brunhilda de XENA, pode vir a encarnar a personagem.

2
Sonya, Jax (parceiro na SF), Liu e Raiden em MK vs DC: presença de Sonya garantida!

Para terminar, uma boa dose de humor: http://www.animationarcade.com/music/sonyadancesession_movie.php. No vídeo, Sonya e suas “Bladequetes” Mileena e Kitana, com visual do MK II, dão um show com a música feita exclusivamente para nossa heroína.
A todos um ótimo mês de novembro, e não deixem de comentar e votar! As críticas são muito bem-vindas. Ah, sim, já ia me esquecendo: mês que vem, uma outra “kombatente” que, como Xena, também carrega o título de Princesa. Abraços e beixenites!

2
Sonya na base militar da Special Forces: não há Batman, Mulher Maravilha, Flash ou Super-Homem que pare essa mulher!

 

More: Get Your Ex Back

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *