Artigos

3 - 4 minutes readYIN YANG – O Equilíbrio

Reader Mode

Por Robson Cardoso dos Santos

 

2

Segundo os conceitos filosóficos tradicionais chineses, Yin e Yang são os dois principios cósmicos primários do universo. Yin(LUA, em mandarim) é o princípio passivo, feminino. Yang (em mandarim, SOL) é o princípio ativo, masculino. Reza a lenda que o imperador chinês Fu Hsi afirmou que o melhor estado para tudo no universo é o estado de harmonia representado pelo equilíbrio entre yin e yang.
A mais antiga referência a que se tem acesso da teoria da polaridade universal Yin/Yang, teve sua origem na velha China por volta de 700 anos a.C. e seus conceitos básicos encontram-se registrados no mais antigo livro originário do Extremo Oriente –Book of Changes (Livro das Mutações – Yi Jing) (I Ching).

 

 

YIN

terra
feminino
noite
frio
escuro

 

YANG

céu
masculino
dia
calor
luz

 

Apesar dessas definições de opostos exatos que o Yin e o Yang carregam entre si, nada existe em absoluto. Nada pode ser 100% Yin ou completamente Yang, pois cada um possui “sementes” do oposto. O dia não existe sem a noite, o escuro sem o claro, o calor sem o frio e todos os exemplos até ao infinito (que só existe por interatividade com o finito…).

As energias YIN e YANG são formas diferentes de energia, sem a conotação de BOA ou RUIM. São simplesmente formas diferentes de energia. Na vida temos o lado direito e o lado esquerdo, temos o lado de cima e o lado de baixo. A existência de uma montanha forma os cumes e também os vales. Não existiria o ALTO se não existisse o BAIXO e vice-versa. E quanto mais alto for o alto, mais baixo será o baixo, ou seja, essas energias são interdependentes.

Nosso planeta possui diversos movimentos, de translação, rotação etc.,  e possui também um campo magnético. Esses fatores fazem com que as energias tomem determinadas direções como preferenciais.ex gf http://exbacksms.com how to get your ex backp>

Deve-se tomar bastante cuidado em não confundir essas energias como extremos que se anulam. É muito comum no ocidente se ter o entendimento de um BEM anular um MAL ou de um POSITIVO anular um NEGATIVO. Devemos também tomar o cuidado de não confundir o YIN como sendo o MAL que queremos evitar ou eliminar, e o YANG como o BEM desejado. Muito cuidado também com a associação com HOMEM e MULHER, como foi citado acima, a interdependência dessas energias devem viver harmoniosamente.

Energia Yin – As forças YIN são poderosas nos meses de inverno, mas enfraquecem durante o dia claro.

Energia Yang – As forças YANG são poderosas nos meses de verão, mas enfraquecem durante a noite escura.

 

Retirado de Mistérios Antigos.com

 

Em XWP

A idéia de que Xena e Gabrielle eram almas-gêmeas foi explicitamente implantada no roteiro da série no episódio “Between the Lines”, da 4ª temporada, com as sábias palavras de Naimah. Em tese, Naimah disse que a linha de vida de um ser pode cruzar com a de outro em diversas vidas, várias vezes, enquanto cada um trilha sua própria jornada evolutiva. Isso faz desses seres almas-gêmeas.  

Nem todo mundo encontra sua alma-gêmea em todas as vidas por que passam. Alguns não encontram por estarem com os olhos voltados para dentro de si mesmos, outros porque acham que podem viver sozinhos não precisando de mais ninguém.

Uma alma pode avistar a sua gêmea em um momento em que esta não está olhando em sua direção, ou encontra-se de olhos fechados ou de cabeça baixa. O reconhecimento, neste caso, é de apenas uma das partes. Surge aí um sofrimento por amar e não ser amado que pode derrubar essa metade (já fraca pela excelência de existir com apenas 50% de sua totalidade espiritual). Cabe a ela lutar para que a coisa se torne recíproca, buscando que a outra enxergue o encaixe harmonioso que pode ser feito entre elas.

Sorte a de Xena e Gabrielle que sempre souberam buscar uma à outra com um simples olhar, jamais esquecendo da onde vinham e nunca ignorando o lugar para onde juntas caminhavam.

2

zp8497586rq