Lyre, Lyre, Hearts on Fire” (A batalha musical) de onde eles tiraram as músicas?
Por SSENAT
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“Lyre, Lyre, Hearts on Fire” (A batalha musical) é o décimo episódio da quinta temporada de XWP, foi escrito por Adam Armus e Nora Kay Foster e dirigido por Mark Beesley. Sendo exibido pela primeira vez em 17 de janeiro de 1999.
É o segundo episódio de gênero musical em todo o seriado. Ocorre que o primeiro, “The Bitter Suite”, foi inteiramente montado com temas musicais especificamente criados para ele. Já em “Lyre, Lyre” foram aproveitadas diversas músicas consagradas em todo o mundo, se bem que meio distante das mais recentes gerações de fãs do seriado XWP.
Lyre, Lyre carece de simbolismos ocultos, porém é repleto de referencias musicais, temas cinematográficos e estilos musicais. As relações humanas também são amplamente exploradas neste episódio, abortando temas como preconceito, ciúmes, amores mal resolvidos e a busca da paz e da liberdade de todos.
O episódio começa com Xena, Gabrielle e Joxer impedindo uma batalha entre Draco, Lord da guerra e seus guerreiros contra uma tribo de amazonas. Os dois grupos disputam a posse de uma Lira de Ouro que havia sido deixada oculta pela Musa Terpsichore com o propósito de espalhar a magia da música pelo mundo mortal.
O céu de fundo é vermelho; metaforicamente representa um clima de guerra no ar, mas também pode ser em referencia a uma música: “Red skies at night” da Banda Inglesa The Fixx.(1982) A letra é um alerta ao provável holocausto nuclear da guerra fria que ainda assombrava o mundo naquela época.
Para impedir o combate Xena, Gabrielle e Joxer cantam uma soul-music originalmente criada em protesto à guerra do Vietnam: “WAR” de Norman Whitfield e Barett Stong gravada originalmente por Edwin Starr (1969).
A letra contém uma mensagem de alto teor pacifista. Basicamente nos questiona: afinal, para quem serve a guerra? E a mesma dá a resposta: absolutamente para ninguém!!! Até parece um tanto paradoxal que uma princesa guerreira cante esta música, no entanto a mensagem de paz primeiramente contagia as guerreiras amazonas e finalmente acaba também por convencer a Draco sob certa pressãozinha.
Xena sugere que a Lira de Ouro seja disputada em uma batalha musical entre bandas para determinar quem a terá e ambos os lados concordam. O concurso da Lira de Ouro, bolado por Xena, na verdade é uma grande paródia do “New Zeland Gold Guitar Awards”, um festival neozelandês de country music, um dos estilos musicais preferidos de Lucy Lawless.
http://www.goldguitars.co.nz/index.cfm/fuseaction/events.goldGuitarAwards
Eles então rumam para a cidade de Melodia, a capital musical da Grécia. Não demora muito a notícia da disputa pela Lira de Ouro espalha-se por toda a cidade. Com isso todos os habitantes de lá também querem participar da competição. Nesta cena, a música “Getting Ready” que a população de Melódia canta foi inspirada pelo filme musical “Bye Bye Birdie” (1966), especificamente a cena “The Telephone Hour”
Em determinado momento desta canção existe uma referencia ao ídolo do rock, Elvis Presley. Ocorre que o filme musical “Bye Bye Birdie” também é uma grande referencia ao impacto que o Rei do Rock provocou em seus fãs quando foi obrigado a afastar-se temporariamente de sua carreira, em pleno auge, para ter quer servir ao exercito.
Cabe a Gabrielle a amarga missão de selecionar os competidores. Desesperada pela falta geral de talento e afinação de todos os candidatos em Melodia ela se afoga em tequila com limão. Então milagrosamente surge um concorrente com certo talento. É Jace, irmão musical e mais velho, por uma hora, de Joxer e Ace, o seu outro irmão trigêmeo, este do mal.
Jace faz uma entrada triunfal ao estilo Elton John, anos 70, ele canta e dança em ritmo de disco dance “Dancin’ In the Moonlight” de Sherman Kelly e Wells Kelly gravação original da banda King Havest (1973)
Joxer sente-se envergonhado pela presença do irmão com tendências a ser um tanto “diferente” dele. Apesar disso, Ace aparenta provocar certo fascínio entre as mulheres em função do seu charme hispânico-fake.
Em Melódia, Xena também encontra ou é encontrada por Cirene, sua mãe. Xena também sente certo embaraço em como explicar-lhe e sua inesperada gravidez, especialmente pelo fato dela não poder exatamente dizer quem seria o pai do seu bebê. Cirene não tendo a mesma clareza de Xena do que seria a composição de uma família ideal passa a buscar um marido para sua filha.
Irritada pelas constantes investidas inoportunas dos pretendentes a marido, arrumados por sua mãe, Xena vai até Cirene em uma sauna para torcer-lhe o pescoço. Para convencer a sua mãe que não necessita de um homem em sua vida. Xena canta para ela uma música de teor feminista em ritmo de espiritual jazz: “Sisters Are Doing’ It for Themselves”, sucesso de 1985 de Areta Franklin com Annie Lennox dos Eurythmics.
Xena, Cirene e as demais mulheres cantam e dançam na sauna; dançam ao estilo grego, de mãos dadas alinhadas lado a lado. Ocorre que até bem pouco tempo, certas danças folclóricas gregas, por terem origem no treinamento bélico, eram restritas aos homens; mulheres não podiam dançá-las. Quando no ambiente da Grécia antiga, Xena e as demais mulheres assim dançam, simbolicamente estão quebrando um tabu machista demonstrando a sua emancipação perante os homens da sua época.
Draco ao reencontrar Gabrielle fica desesperado de amor. Ocorre que no episodio “Comedia de Eros”, da segunda temporada ele foi flechado pelo bebê cupido (filho de Eros) caindo em paixão pela primeira mulher que encontrou pela frente, Gabrielle. Ao final deste episódio todas as vítimas do bebê foram devidamente saradas, menos Draco, pois Xena sentia que ele necessitava sofrer deste sentimento para melhor viver.
Em meio a alucinações, onde Draco compartilha múltiplas cenas românticas com Gabrielle de tirar o sono de qualquer fãsubber. Ao final de cada delírio ele apenas obtém objetos que fazem apenas ele lembrar iradamente dela: um buque de flores, um sapato e um sutiã dela. Dracocanta em ritmo de Heavy Metal a letra da baladinha romântica de Burt Bacharach e Hal David “Theres Always Something There To Remind Me” – originalmente cantada por Sandy Shaw (1964). O ritmo alucinante que Draco confere a canção torna a melodia original praticamente irreconhecível.
Gabrielle por sua vez passa a sentir certa insegurança ao perceber que uma guerreira amazona anda arrastando suas penas para os lados de Joxer e ele prontamente corresponde esquecendo-se dela. Confusa, ela não tem certeza se está sentindo ciúmes dele ou se é apenas raiva pela perda da atenção que ele lhe dispensava.
No dia do grande evento, Draco, desesperado de amor, resolve capturar Gabrielle. No momento da competição ele canta expressando o seu desejo de chutar alguns traseiros contando “Kick Out the Jams” em ritmo de punk rock. Música original da banda MC5 (1969)
No palco, Draco toca fogo na sua lira guitarra em referencia ao histórico concerto de Jimmy Hendrix no Monterey Pop Festival de 1967.
Em pleno espetáculo ele exibe Gabrielle em uma jaula vestida de go-go girl de franjinhas bem ao estilo anos 60.
Louco de paixão ele pretende sacrificar Gabrielle no palco. Mas Xena entra no palco tocando o seu tema musical em acordes dissonantes de guitarra ferindo os tímpanos de Draco.
Ela passa a disputar com Draco um duelo de RAP. (Rhythm and Poetry) e algumas porradas.
Presa na jaula, Gabrielle pede ajuda ao público:- Eu preciso de algo pesado (Heavy) e alguém lhe oferece ajuda: – Você quer uma pedra? (Rock) Assim, ela escapa da gaiola se atirando sobre a platéia sendo carregada sobre as cabeças do povo. Tal brincadeira se popularizou durante os primeiros concertos das bandas de punk rock inglesas.
Xena e Draco passam a duelar sobre as cabeças da platéia, numa disputa similar ao combate que eles tiveram no primeiro episódio da série. Em determinado tempo ela olha para baixo e reconhece um mesmo figurante que também a havia sustentado na cabeça no primeiro episódio do seriado.
Vencida a batalha, Gabrielle vê sua auto-estima retornar ao perceber que a amazona das penas não mais se interessa por Joxer e sim por um dos soldados arrebentados de Draco.
– Ela não passava de uma “groupie.” (gíria inglesa dada às mulheres fãs de rock que ficaram célebres por colecionar noitadas de sexo e drogas com os mais variados ídolos de Rock.)
O povo aclama Xena como sendo a grande vencedora da batalha musical. Xena agradece a todos e declara que pretende deixar a Lira de Ouro em Melodia para que o poder musical dela pertença a todos. Misteriosamente o seu chakram aparece encaixado dentro da Lira de Ouro.
Então Xena canta um verdadeiro hino à liberdade: “People Got to Be Free” de Felix Cavaliere e Eddie Brigati, música original de The Rascals (1969).
Todos os demais acompanham onde finalmente Joxer assume perante todos que pode amar ao seu irmão do jeito que ele é.
Vale a pena também conferir a cenas dos créditos finais onde Lucy Lawless exibe a sua barriga de grávida com as vestes de go-go girl de Gabrielle.
DISCLAIMER: Nenhuma lira ficou “chapada” durante a produção deste filme.
2 Comments
Allyce
Vlw SSENAT, boa materia!
Nunca havia visto a última foto :0
Allyce
Vlw SSENAT, boa materia!!!
Nunca havia visto a última foto :0