Bitch Power

7 - 9 minutes readLoira, cruel e com uma arma nada usual: Ela não pode ser menos do que é, e ela é Mistress Denna.

Reader Mode


Por Mary Anne M.W.

[email protected]

BITCH POWER – n. 14

‘Cause I’d rather feel pain than nothing at all ~ Pain – Three Days Grace

Dedico esse artigo à três Seekernites que considero pra caramba: Alessandro, Pedro Henrique, e Dyg.

Olá meus queridos leitores do BitchPower! Nesse mês excepcionalmente estou metendo o nariz na coluna do meu amigão Alessandro Chmiel, para falar de uma vilã que me conquistou imediatamente. Uma vilã que eu amo tanto quanto odeio, e que eu gostaria de apresentar a aqueles que ainda não a conhecem: Denna, a Mord’Sith preferida de Darken Rahl.

Agora a cabeça do leitor deve ter sido invadido por duas perguntas básicas: Quem é Denna, e que Hades é uma MORD’ SITH. Para aqueles que não fazem a mínima idéia do que estou falando, digo o seguinte: Bem vindos ao “Seekerverse”, ou melhor, o universo da saga “Sword of Truth”, de Terry Goodkind, na qual foi baseada a série produzida por Robert Tapert e Sam Raimi, Legend of the Seeker.

Mas atenção! Esse artigo está cheio de spoilers, portanto se você não quiser ter nenhuma revelação sobre o enredo de Legend of the Seeker, ou do livro “Wizard First Rule” não prossiga!

Para entender quem é Denna, é necessário entender O QUE é Denna. As Mord’Sith, basicamente são um grupo de elite de mulheres guerreiras originárias da terra de D’Hara. Elas foram magicamente criadas para defender o Mestre D’Hara, acima de qualquer coisa, com quem compartilham um laço de fidelidade dificilmente quebrado. As marcas registradas de uma Mord’Sith são o couro apertado, mais usualmente vermelho (“Para esconder o sangue das vítimas”), a trança única e o poderoso Agiel, uma arma com formato de bastão, com o poder de emitir dores excruciantes nas vítimas. E quando eu digo, excruciantes, use toda sua imaginação para ter uma idéia do que os pobres cativos dessas verdadeiras dominatrix sofrem. Outro poder interessante, e provavelmente o que mais define uma Mord’Sith, é o fato de que quando alguém usa mágica contra uma delas, elas tem o poder de capturar a mágica dessa pessoa, e usá-la contra ela, em forma de dor.

Agora vamos ao que realmente interessa: a bitch da vez. A primeira coisa que o leitor precisa ter em mente agora, é que existem DUAS Dennas. Ou quase isso. Quando digo isso, me refiro ao fato da Denna apresentada no livro ser MUITO diferente da Denna apresentada na série televisiva, tanto fisicamente, quanto psicologicamente e ainda em relação a seus poderes. A Denna do livro, apresenta cabelo castanho avermelhado preso em uma longa trança e pele branca. Já a Denna da série, embora tenha sua longa trança e pele muito branca, é loira e conta com um poder adicional chamado de “Sopro da Vida”, que tem o poder de ressuscitar alguém morto que ainda tenha o calor em seu corpo, algo muito útil, já que não são poucos os que morrem durante o treinamento. Mas ainda assim, as diferenças mais gritantes são as que dizem respeito ao psicológico da personagem e seu comportamento. A Denna apresentada na série, não é exatamente tão interessante. Na minha visão de espectadora, ela é uma vilã regular, que adora fazer os outros sentirem dor à mando do mestre Rahl. Uma simples bitch torturadora sem honra, que não demonstra exatamente a lealdade inquebrável a um Lord Rahl, como deveria fazer. Deixo claro aqui que estou falando da personagem em sua construção, jamais desmerecendo a grande atuação da talentosa Jessica Marais que conseguiu dar a Denna uma crueldade única, com seus trejeitos e sua voz sexy. Mas para aqueles que acham que Richard sofre nas mãos dela na série, eu sinto lhes informar, mas na série ele sofre 10% do que sofre no livro. E Gookind SABE ser descritivo, como vocês podem ver no trecho abaixo que relata a primeira aparição de Denna no livro:

A espada caiu no chão quando a dor o fez ajoelhar, dilacerando-o, dobrando seu corpo.  Com a mão ainda na cintura, ainda sorrindo, ela parou ao lado dele. Richard cruzou os braços com força, vomitando sangue, sufocando. Fogo queimava todo seu corpo. A dor da magia o estava consumindo, tirando o ar dos seus pulmões. Richard caiu com o rosto na terra, tentando em vão gritar, respirar. Pensou em Kahlan um instante, mas então a dor tirou-lhe até isso. Denna comprimiu o Agiel no lado do corpo de Richard. Richard gritou de dor, embora não quisesse dar a ela essa satisfação. Todos os seus músculos enrijeceram com a agonia daquela coisa no seu corpo. Sua mente só pensava em se livrar daquilo. Denna pressionou um pouco mais, fazendo-o gritar mais alto. Richard ouviu um estalo e sentiu uma costela se quebrando. Ela retirou o Agiel e sangue quente brotou do lado do corpo dele. Richard estava coberto de suor, deitado na terra, ofegante, as lágrimas escorrendo dos olhos. Tinha a impressão de que a dor lhe dilacerava todos os músculos. Tinha terra e sangue na boca ( Wizard’s First Rule – Primeira Regra do mago)

Sangue, ossos partindo, lábios partidos, joelhadas, pontapés, músculos retesando. Essas são algumas palavras que povoam as descrições das cenas de Denna, interagindo com um Richard Cypher completamente indefeso e impotente na obra “Primeira Regra do Mago”. E é na Denna trazida pelo livro que eu me focarei mais nesse artigo, já que ela é a minha preferida, embora eu goste de imaginá-la com a aparência física da lindíssima Jessica Marais.

Para entender a crueldade de Denna, é necessário entender o porquê de ela ser a Mord’Sith preferida de Darken Rahl, e o motivo dela ter sido escolhida para treinar Richard Cypher:

[Alerta de spoilers leves]

Darken Rahl, o tirano governante do território  D’Hara precisava do conhecimento que Richard detinha para ativar as caixas da Orden, que lhe dariam poder além da imaginação. Sem esse conhecimento, Darken Rahl morreria no primeiro dia do próximo inverno. O único meio de fazer Richard lhe entregar esse conhecimento, era quebrar sua vontade de modo que nosso herói  jurasse obediência à Mord Sith e ao Lord Rahl.

Denna era famosa por sua capacidade de levar suas vítimas ao extremo, sempre tendo a sensibilidade para perceber quando parar e evitar a morte do torturado. Ser capturado por Mistress Denna era perder o direito a qualquer subjetividade, passando a vítima desse modo a pertencer à sua torturadora. Richard enquanto cativo perdeu o direito de dormir, de falar, de comer ou de sequer sentir raiva de sua treinadora, assumindo assim uma visão distorcida onde via misericórdia nos atos mais cruéis de Denna. Já dizia o nosso grande Ares, que “A dor é apenas o modo da natureza dizer ‘Hey, você está vivo’. Aceite isso.”. E as vítimas de Denna permaneciam vivas por mais tempo do que as vítimas de qualquer Mord’Sith, pelo simples prazer de poder torturá-las mais. Vivas…mas perdendo gradualmente a sanidade, à cada sessão de torturas.

Mas assim como nossa conhecida loira malvada Callisto, que era cruel devido ao trauma de perder a família ainda criança e se encher de desejo de vingança, Denna também tinha uma motivação, e eu diria que Denna e Callisto, nesse sentido, são vilãs bastante parecidas já que as duas tiveram dramas familiares em sua infância. Não citarei aqui em que exatamente consiste esse drama no caso de Denna, mas aviso ao caro leitor que vale muito a pena conhecer a personagem através do livro. Certamente ela pode ensinar o leitor algumas coisas sobre a dor.

Talvez o mais fascinante sobre Denna, é a reviravolta de sentimentos que ela causa no leitor durante sua história. Se você é do tipo de pessoa que realmente entra na história, você chegará a sentir as dores de Richard e odiar a falta de humanidade da personagem fortemente. Contudo, assim como nosso herói, depois de alguns capítulos, passamos a entender Denna, e a perceber que “ela não pode ser nem menos, nem mais do que ela é.”. E ela é uma Mord’Sith, treinada para causar uma dor que ela conhece muito bem, pois é através dessa dor que essas garotas inocentes são “quebradas” ainda muito novas para se transformarem na guarda de Elite do Lord Rahl.

Inevitavelmente, no decorrer da história acabamos percebendo que Denna é muito mais do que ela própria pensa ser, e a personagem – ressalto, no livro – se mostra uma peça chave na evolução e autoconhecimento de Richard Cypher, não somente nos dois primeiros livros onde ela aparece, mas posteriormente também, já que uma mulher como Denna é alguém para se temer, mas nunca para se esquecer, e Richard entende bem isso.

O final de Denna, na saga Sword of Truth é digno e surpreendente, e é desse aspecto que eu particularmente sinto mais falta na Denna de Legend of the Seeker. A Denna trazida à TV sofreu uma distorção enorme em sua história, e embora isso até seja compreensível pelo fato do show ser apenas baseado, e não uma cópia fiel dos livros, foi algo bastante prejudicial à grandeza que a personagem poderia alcançar.

Mas seja a bitch sem escrúpulos trazida na série, ou a honrada Mord’Sith dos livros, Denna é uma personagem memorável que vale a pena conhecer. Quem tiver interesse, permitam-se entrar no Seekerverse através da TV ou dos livros e conhecer também outros personagens fascinantes assim como Denna.

Agradeço a atenção dos leitores e o espaço cedido pelo grande amigo Alessandro. No mês que vem ele está de volta com uma bitch que causa tanto arrepios quanto gargalhadas, e que assim como Denna, nós amamos tanto quanto odiamos!
Ah, e não se esqueçam! Comentem! Vocês não gostariam de ver a Denna chateada pela falta de comentários, gostariam?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *