Ulysses
Por Thalita
Bom, sei que “Ulysses” é um dos episódios mais odiados(principalmente pelos subbers).
Realmente tenho que concordar que o episódio não é grande coisa. Ha história é chata e o personagem de Ulysses mais chato ainda. Porém, o maior motivo de realmente ser detestado é pelo fato de acharem que Xena se “envolve” com Ulysses, e deixa a querida Gabrielle de lado.
Eu tenho outra visão. Posso afirmar que Xena não se envolve com Ulysses. (Meu conceito de envolvimento é quando o sentimento para o envolvimento é natural e espontâneo), o que não acontece no caso de Xena. E muito menos Gabrielle fica de lado, pra mim ela se mostrou uma mulher totalmente defensora de seu “território”.
Ok, minha analise é algo PESSOAL. Desenvolvo levando consideração tudo. Os diálogos de Xena e Gabrielle são cobertos por expressões corporais principalmente olhares esses são tão significativos e extremamente relevantes.
Bom gostaria de compartilhar minha analises com vocês.
Ulysses, começa a falar sobre sua vida sua mulher sua cidade.
U- Penso nela o tempo todo.
X- Encontrará seu amor novamente. (O olhar de Xena não é nada significativo, passa longe de ser algo interesseiro).
U- Talvez. (Seu olhar é de interesse).
De repente Gabrielle acorda.
G- Tenho sede. (Reparem o olhar de Xena e seu sorrido de canto). Como se soubesse do que se tratava sua sede. Fica claro que Gabrielle levanta intencionalmente, para cortar qualquer tipo de clima.
Ullysses e Xena estão falando de ir para Ítaca. Xena fala que ele vai precisar de tripulação.
Ulysses adverte que estão enfrentando um deus.
U- Sua amiga… (é cortado bravamente).
G- Vai onde Xena for. (Reparem novamente a cara de Xena, a mesma que ela fez quando no momento passado. Como se novamente pudesse perceber do que se tratavam aquelas interrupções. É nítido que Gabrielle não está gostando da aproximação de Ulysses e Xena.
X- Há muito tempo APRENDI que não devo deixá-la fora de nada.
G- Além, disso, sempre quis ver Ítaca.
X-Claro, se não quiser nossa companhia.
U- Não, eu quero venham.
G – Eu sinto uma sensação estranha no estômago. Acho que é o que chamam de enjôo né?(Reparem como Gabi olha para Xena, nessa hora com certeza foi meio uma mensagem subliminar para Xena. Ao falar sobre o enjôo estaria também confessando seu sentimento enquanto aproximação dela com Ulysses. Tanto é ela complementa…
G- Já passará. (Novamente aquele mesmo olhar das duas outras vezes). Como se ela(Xena), estivesse entendo a mensagem de Gabby.
Ulysses e Xena estão falando sobre as sereias.
U- Então, acha que podemos evitar as sereias?
X- Sim, eu acho.
G-(Suspira fundo) – Acho que vou tomar um ar fresco. Este constante ir e vir já subiu minha cabeça. (Notem o tão de voz, e sua expressão de cansada, com certeza não é apenas pelo balanço do barco). Com certeza essa também seria outra mensagem de Gabby para Xena.
Na noite seguinte.
Passado a cena das sereias. Onde Ulysses da um bruta chute em Gabrielle. Mas quando ele vai se desculpar, ela é um tanto sarcástica com ele.
Quando entra na cabine do navio ele olha para Gabrielle.(Esta deitada “dormindo”).
Bom ai começa o bla, bla , bla de Ulysses.
U- Não te conheço há muito tempo, mas, nesse tempo sinto. Acredito que estou apaixonado por você. Nunca senti isso por nenhuma outra mulher. Com você eu sinto como se te conhece a vida toda. Acha que estou louco?
X- Eu não sei.
Xena olha para Gabrielle.
X- Ela acredita que todos têm uma Alma-Gêmea em algum lugar no mundo.
U- Sei, sei exatamente como eu me sinto como se tivesse encontrado a alma- gêmea.
Conclusão: Ulysses além de chato é cego. O que fez Xena lembrar justo naquela hora Gabrielle com ha historia da Alma Gêmea? Fica mais do que esclarecido que Xena ao dizer sobre Gabrielle( e sua história) está falando da semelhança entre o que Ulysses tava falando, com o sentimentos entre ambas.
Enfim…o beijo de 4 segundos.
Ao Ulysses sair de cena, podemos perceber que Gabrielle estava bem acordada.
No dia seguinte.
X- Se senti melhor?
G – Não, já me acostumei com essa miséria. (podemos perceber a cara de tensa).
G- Xena é obvio o que ele sente por você.
X- Você não estava dormindo como pensei. (bom nessa frase é explicito que se Xena soubesse que Gabrielle estava acordada, não deixaria Ulysses te beijar).
G- Prometa que seguira o seu coração. E não se preocupara comigo.
Xena para acabar logo com a insinuação de Gabrielle. Diz – “Você é a parte do meu coração”.
G- Se lembra do que você disse quando Perdicas me pediu paracasar com ele? Disse que se eu estava feliz te faria feliz. Sinto o mesmo.
(Acredito que esse foi o motivo de Gabby não interferir pela terceira vez. Achou que talvez Xena estivesse gostando de Ulysses. E não seria justo. Já que ela não interferiu com Perdicas).
X- Gabrielle foi tão boa para mim. Acredito que não poderia SENTIR O QUE SINTO pelo Ulysses SE VOCÊ NÃO ME TIVESSE ME ENSINADO A AMAR.
Pela primeira vez Xena diz amar Gabrielle. Xena até o momento nunca tinha dito.
Acredito que ela(Xena) só tenha percebido graças ao Ulysses. Foi por ele que ela descobriu que seu verdadeiro amor é Gabrielle. Como ela mesma afirmou no diálogo acima.
“Acredito que não poderia SENTIR O QUE SINTO pelo Ulysses”. Isso é se Xena não soubesse que amava Gabrielle ela poderia se iludir ou mesmo se enganar-se com Ulysses. A “ficha” de Xena talvez tenha caído agora.
Até mesmo Gabrielle se assustou com tal afirmação
G- Disse ”amar”.
X- Sim acredito que sim.
Chegando na cidade de Ulysses.
Ele manda Gabby buscar não sei o que, e começa o bla, bla, bla, novamente.
Ulysses fala que nunca amou alguém além de Xena, diz que quer voltar com ela e Gabrielle.
X- Deveria ter sido mais honesta com você. Não estou apaixonada por você. Acho que jamais poderia. Eu gosto da minha vida como está.
(Podemos perceber que “Acho que jamais poderia” é semelhante ao “não poderia SENTIR O QUE SINTO pelo Ulysses”. Isso é, Xena senti que não senti nada por Ulysses.
No dialogo de cima ela (Xena), termina assim ”SE VOCÊ NÃO ME TIVESSE ME ENSINADO A AMAR”. E nesse é assim: “Eu gosto da minha vida como está”. Ambos também são semelhantes. Pois nessas frases ela ta revelando o verdadeiro motivo de não estar apaixonada por Ulysses. Porque gosta de sua vida como esta. ( Ao lado de Gabrielle, aquela que ensinou o verdadeiro amor).
Ulysses diz que não acredita no que ela esteja falando.
X- É típico dos homens? Te sorri algumas vezes te dei um beijo, e já está convencido de que te amo.
X- Me envergonhou a sua vulnerabilidade naquela noite. Ah única razão para qual não detive você foi porque não acreditei que pudesse suportar. (Xena também teve pena igual Gabrielle?).
Bom ela ainda conclui que ele não é o tipo dela. (quem seria então?).
Ulysses sai.
X- eu
G- eu entendo.
X- Tem que decidir se quer ficar aqui sem mim ou por outro meio.
X- Merece boas-vindas e ela também.
G – O que acontecerá se decidir que não quer ficar?
X- Bom depois que acabo de dizer.
G- Xena ao longo prazo entenderá o que fez é muito inteligente.
X- Sim é mesmo. Bom quem sabe nós três pudéssemos fazer algo bom.
G- Sim poderíamos.
Bom confesso que depois desse diálogo entre X e G entrei em uma dúvida lascada. Pensei até que minhas analises estão sem sentindo. Porém…
Lá está Xena toda feliz no navio. Quando chega o “bobo da corte, novamente com seu eterna ladainha.
U- Xena eu quero ir com você. Deixe essa atitude fria, sei que o tentava fazer. Me deu uma chance justa para voltar para Penélope. Mas, temo que saiu ao contrario. Quando me dei conta o que fazia te amei mais ainda.
X – O que aconteceu com Penélope?
U- Já não amo.
X- Ela te ama? Te ama.
U- Não sei se me ama. Não sei…
X- Ulysses seu reino precisa de você. Sua esposa precisa de você. Finalmente está em casa, o que senti por mim passará.
U- Não, e não acredito que você tampouco me esqueça
X- Possivelmente.
U- Mais não afastarei você de seu reino, nem de sua esposa.
( Engraçado que Xena não se preocupou com isso em “Sins of” the Past”, quando aceitou Gabby).
X- Adeus Ulysses. U- Xena, por favor. X- Vá para casa.
Então finalmente o idiota entendi e vai embora.
G- Com se senti?
X- Esplêndida. Não tão esplêndida, mas…vou viver. Aprenderá amá-la novamente. É uma grande mulher resistiu aos piratas a todos esses anos. E por anos as pessoas de Ítaca falará de como ele esticou o arco.É assim que deve ser.
G- Mas, na verdade, você…. X- Tive oportunidade de fazer feliz alguém que merece. É a melhor recompensa da vida.
Conclusão: Xena deixa bem claro que apenas queria ajudar Ulysses, o diálogo com Gabrielle sobre uma possível junção a 3 parece não ter fundamento já que Xena o recusou.
E aquele diálogo inteligente se torna verdadeiro.
Ficando claro que não realmente envolvimento da parte de Xena. Ulysses foi apenas um instrumento para Xena se da conta de seu amor por Gabrielle. Gabrielle nesse episodio se mostra uma verdadeira mulher deixando de lado seu lado “ingênuo” como todos pensam.
Se mostrou uma mulher fiel e justa. Que sabe cuidar muito bem do que é seu.