Artigos

3 - 4 minutes readXena e Callisto – Eternamente Conectadas

Reader Mode Text to speech

 Chapo

Muitos Xenites e até não Xenites concordam que Xena e Gabrielle são almas gêmeas, estarão para sempre se encontrando e reencontrando em diversas versões, em diversos níveis de amor e (por que não?) ódio.

O ciclo Kármico apresenta-nos diferentes formas de sentir e de existir justamente para melhorar determinados aspectos da vida ou pendências de outras vidas. Como é o caso de Callisto voltando como Eve em uma nova tentativa de se entenderem.

Mas vamos ao princípio de tudo:

Na primeira temporada Callisto atira um dardo envenenado em Xena. A surpresa já começa daí. Xena está sempre atenta, sempre em estado de alerta. Sempre presumindo que algo vai acontecer e que em cada árvore um inimigo se esconde pronto para atacá-la. Por que com Callisto foi diferente?

Xena não a mata acreditando em uma possível mudança. Xena acredita que uma assassina cruel e impiedosa pode se tornar o que Xena se tornou. Uma pessoa que luta pelo bem, ainda que não se permita o perdão. Xena sentiu uma ligação inegável.

Callisto vai, volta, vira Xena por uns episódios, volta a ser ela aí fica imortal. É uma vida bem agitada. Sempre se voltando para Xena. Sempre em busca de vingança. O que ela nunca percebeu é que Xena era sua meta, seu propósito. Não importa se estava boa, má, viva ou morta. Ela precisava tão desesperadamente de Xena que bastava estar perto. Como em A Necessary Evil, ela trabalha ao lado de Xena, tem chances atrás de chances para matá-la, mas não o faz. Ela só quer estar perto, ter Xena completa-a, faz ser útil e lhe dá um norte.

Elas estão para sempre ligadas, como as linhas do Mendhi. Para Callisto aprender ou ter pelo menos uma noção de como se atira e segura o Chakram, para andar na floresta sem ser percebida por Xena, para acertá-la com o dardo e com o Chakram, ela certamente observou por muito tempo (talvez por vidas) como Xena funciona, como pensa, como age, do que gosta e do que não gosta. Xena era sua obsessão e Callisto era calculista, embora por vezes inconseqüente.

How to make your ex want you backcom/wp-content/uploads/2011/12/call3.jpg”>

Talvez esta relação Callisto/Xena fosse o início de um ciclo kármico nos apresentado desde sua concepção. Quando Xena incendeia Cirra e formata o monstro guerreiro que só busca vingança. E depois de muito tempo e muitas lágrimas, o perdão de Gabrielle e a benevolência de Eli trazem para Xena uma criança a qual ela devotaria todo seu amor e atenção. Em uma tentativa de recomeço, em uma tentativa de perdão. Porque como Gabrielle falou no episódio Callisto, o único modo de por um fim no ciclo de ódio é através do perdão.

O que quero dizer, em teoria, Callisto e Xena talvez tenham uma ligação mais forte do que Xena é Gabrielle. Porque além dos laços kármicos, há também laços de sangue posteriormente. E sabemos que Xena viu que era Gabrielle tentando matar Eve. Ainda assim Xena não hesita em jogar seu Chakram. Mandou as almas gêmeas pras cucúias e tentou salvar sua filha. Mesmo sabendo que era Callisto, mesmo sabendo que um dia ela foi tão cruel quanto ela na época em que era Lívia. Mesmo depois de tudo. Xena, de alguma forma, sempre visualizou uma esperança para aquela alma. Desde o primeiro minuto.

Por essa razão entendo porque às vezes Gabrielle simplesmente esquece-se do amor de Eli e do perdão tantas vezes pregado por ela própria e interpreta que Lívia deve ser morta porque não há mais salvação para ela. Por essa razão também, sempre houve um clima estranho entre Gabrielle e Eve.  Não consigo pensar que seja por causa de Hope e da falta de oportunidade que lhe foi dada, porque isso seria presumir que Gabrielle é vingativa (que também não é impossível).

Em suma, Callisto é uma pedra no sapato de Xena por várias e várias vidas. Acho até que deveria ter aparecido de alguma forma em Between the Lines. Apostaria meus dinares que ela era aquela garotinha que Alti ia sacrificar. Afinal, a aldeia dela também estava sendo destruída por uma guerreira sanguinária e, por acaso, também estava sendo incendiada. Xena e Gabrielle impediram a morte dela. Compensação?

zp8497586rq

2 Comments

  • Mára

    Brilhante ponto de vista Chapo . Parabéns e obrigada por relatar este artigo lá no grupo. Acho isso importante pra quem não viu se dar conta que existem estes tópicos levantados na RX.

  • Shion Malfoy

    PQP, que texto f*da! Imaginando diversas coisas que não tinha passado pela minha cabeça. Até pensei isso que propôs, que Callisto e Xena tivessem uma profundidade kármica tão intensa quanto a Princessa Guerreira tem com Gabby, porque se não o destino não seria tão cabuloso em colocar elas duas como mãe e filha. E agora tô imaginando quantas diversas de coisas num sairiam do mundo criado em Between the Lines se aquela menininha salva por Xena fosse Callisto… ela se tornaria uma guerreira que luta pelo bem por ter sido salva de uma cruel guerreira? Seria a compensação dos crimes que cometeu na vida passada como Livia?

    Muito bom Chapo. LOL