Mitologia

2 - 3 minutes readO Pomo da Discórdia

Reader Mode

OBardo

            A expressão é bastante comum no nosso dia-a-dia. O “pomo da Discórdia” pode ser qualquer coisa que provoque desentendimentos e brigas, e assim como “calcanhar de Aquiles”, essa é uma expressão que tem origem na mitologia grega.
Éris (ou Discórdia), por motivos óbvios, não havia sido convidada para o casamento do rei Peleu com a ninfa Tétis. Sentindo-se insultada, a deusa resolveu se vingar.
De forma anônima, mandou uma bela maçã (pomo) aos convidados. Na fruta, havia a seguinte inscrição: “Para a mais bela”. Hera, Afrodite e Atena, as três deusas mais poderosas, começaram a disputar a maçã. Nenhum deus aceitou ser o juiz da disputa.
Era necessário acabar com as brigas entre as três deusas. Por isso, Zeus indicou o jovem pastor Páris para o posto de juiz da disputa.
Ele era filho de do rei Príamo, de Tróia. Páris morava no campo com a bela ninfa Enone, pois o Oráculo de Apolo havia previsto que o jovem traria a ruína de Tróia.
As deusas se apresentaram ao mortal; buscaram estar o mais bonitas possíveis. “Honestidade” é uma palavra que fazia falta naquela época: as três candidatas, além de fazer sua propaganda eleitoral, também procuraram subornar o jovem troiano.
Hera, sendo esposa de Zeus, e por isso rainha entre as deusas, disse: “Se disser que eu sou a mais bela, lhe darei o trono de toda Europa e Ásia.
Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, ofereceu: “Escolha-me como a mais bela, e eu lhe tornarei o comandante de um exército triunfante na mais importante guerra.”
Mas Afrodite, conhecendo a fragilidade dos mortais, foi direta: “Darei a você o amor da mais bela mortal caso diga que eu sou a mais bela deusa.”
Páris, guiado pelo desejo, aceitou a proposta da deusa do amor, e disse que Afrodite era a mais bela. A deusa, vitoriosa precisava cumprir sua parte na barganha eleitoral, e fez com que Helena se apaixonasse pelo pastor.Acontece que ela era casada com  Menelau, o rei de Esparta.
A partir daí, começou a mais famosa guerra da mitologia grega. Isso mesmo, a guerra de Tróia.

Ultimamente, milhares de “pomos da Discórdia” tem surgido entre os xenites. Queremos que aconteça conosco o mesmo que aconteceu com Páris e os outros troianos? Assuntos sem importância estão se tornando o nosso foco de atenção, dividindo os xenites por motivos bobos. Não era pra ser assim.
Sei que posso estar fazendo o papel de idiota nesse momento, publicando um texto piegas e tal… mas eu não aguento mais ver as brigas que têm surgido na maior comunidade xenite do Orkut! Precisamos lembrar que o que nos une é o amor por XWP.
Então, por que não começar a ignorar as “Discórdias” que ficam aparecendo só para causar confusão? Por que não parar com as brigas inúteis que têm transformado nosso espaço xenite em um ringue desesperador?
Desculpem pelo desabafo. É que essa maçã estava entalada.

One Comment

  • Hianne

    No meu post um leitor chmaava a atene7e3o para os pe9s dessas pinturas: em ambos os pe9s da mesma pessoa se via a covinha do lado interior, o que resultava em pessoas com dois pe9s direitos ou dois pe9s esquerdos. Curioso: nesta pintura, a deusa tem duas me3os esquerdas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *