Os deuses vivendo no século XXI
OBardo
Olá, xenites! Meio em cima da hora eu estou aqui, escrevendo o artigo de mitologia deste mês. Espero que apesar da pressa, vocês tenham uma boa leitura…
——————————————————————————————————
Não sei qual é a relação de vocês com os livros. Eu, particularmente, sempre que posso, estou lendo. E aproveitando as férias com uma semana extra (quase todas as escolas estão fechadas por causa da gripe A), é claro que eu caí nos livros por pura diversão.
O último que eu peguei é “O Ladrão de Raios”, de Rick Riordan. Lendo a orelha do livro, antes de decidir lê-lo, meu coração deu um salto: um livro atual inspirado na mitologia grega! (Entendeu agora o que os livros têm a ver?).
Como ainda estou no início do livro, não dá nem para deixar spoilers aqui… Mas posso contar o que me fez ter a ideia deste artigo.
Na orelha do livro, está escrito:
“E se os deuses do Olimpo estivessem vivos em pleno século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis?”
Sabem o que isso me fez lembrar? De Ares, em Deja vu all over again, perguntando se Henry/Xena sabia como era viver em um mundo onde ele não era mais adorado. E com a imaginação muito ativa nestas férias, eu fiquei pensando… Caso eles realmente existissem e estivessem por aí, neste mundo que não os adora mais, como eles se virariam? O resultado é esse:
Zeus: Considerando que seus domínios são o céu e a justiça, podemos dizer que ele está passando por maus bocados… Quero dizer, olha a quantidade de aviões cruzando os céus sem ao menos pedir licença! Acho que eu sei o culpado de tantos desastres na aviação…
E a questão da justiça, então? Piorou! Porque Sarney ainda está lá, mesmo depois de todos os atos secretos e tal! Sério, o Brasil não deve ser um dos lugares preferidos de Zeus, vou te contar…
Poseidon: Esse aqui está feliz, com certeza. Pensem bem: com todo o aquecimento global e aquelas calotas polares derretendo, o domínio de Poseidon só aumenta. Enquanto a terra firme vai diminuindo de extensão, os oceanos só crescem…
Por outro lado, ele também tem seus motivos para estar bacante da vida! Vocês com certeza já ouviram falar das ilhas de lixo que estão boiando pelos mares… Alguém aí gostaria de ter gente jogando um monte de lixo no seu quintal? Eca! Eu com certeza não…
Hades: Talvez o que menos reparou as mudanças pelas quais o mundo passou nos últimos 30 séculos. Na verdade, acredito que os negócios dele só prosperam, visto que a população mundial foi crescendo e crescendo. Vejam, se tem mais gente viva, mais gente morre. O problema é que eu acho que ninguém mais é enterrado com um dinar entre os dentes, e então ou Caronte parou de atravessar as almas pelo Estige ou ele está aceitando cartão de crédito…
Apolo: Atualmente, é chamado de emo pelos deuses mais “macho man”. Deixa eu explicar… Todo artista verdadeiro tem alma sensível, correto? E vocês acham que um artista de alma sensível ficaria feliz por ver a poesia tão desvalorizada e a música tão… funk-popozuda-rebola-até-o-chão-chão-chão? Claro que não! Então como ele está atualmente um pouco mais depressivo, triste com os rumos da arte, ele passou lápis preto nos olhos, deixou a franja crescer, adotou o listrado –tão fashion!…
Mas ele jura pelo Estige que não escuta My Chemical Romance! Nem NX Zero!
Ares: Bom, como o próprio deixou subentendido em DVAOA, o orgulho dele está ferido demais porque as pessoas não o adoram nos tempos de hoje. Só que isso não significam que as coisas para o lado dele estejam difíceis. É só olhar para o Oriente Médio, para a Coréia do Norte e para as guerras nos morros.
É bem verdade que um dos grandes aliados dele entre os mortais deixou o poder no início do ano, mas Ares acredita que pode convencer Obama a ser seu presidente guerreiro. Ou não.
Hefesto: Quase foi atingido pelo desemprego gerado pela crise econômica no fim do ano passado.
Mas nenhuma montadora seria louca de demitir o deus-metalúrgico (deus-ferreiro é tão século XIX), de modo que a única coisa que Hefesto precisou fazer foi um curso de capacitação para lidar com os robôs.
Hermes: Comunicação ultra-rápida, a marca de nosso tempo, é uma contribuição do astuto deus-mensageiro. Twitter, MSN, Skype, Orkut, celular… Tudo isso não permite que Hermes tenha um segundo de descanso! Mas ele parece não se importar, e promete grandes avanços para o futuro…
O lado ruim –para nós, mortais- é que a outra atividade típica de Hermes também tem prosperado bastante. Olhem a Câmara, olhem o Senado, olhem os impostos… Sim, a ladroeira também está de vento em popa, graças a Hermes!
Dionísio: “Beber, cair, beber, cair, beber, cair e levantar” e ”Ô vida amargurada, não aguento mais, vou lá na vendinha tomar um pingão” são dois refrões pelos quais Dionísio se orgulha muito de ter incluído no repertório dos ouvintes do sertanejo universitário. Ou seja, Dionísio não é apenas amante da vinha, como também da cevada. E da cana. E do que quer que dê origem às outras bebidas alcoólicas…
Os Alcoólicos Anônimos NÃO agradecem!
Hera: Sua área específica – o casamento – vive cheia de altos e baixos.
Altos: O casamento de celebridades, a aprovação da Proposição 8 na Califórnia.
Baixos: O divórcio de celebridades, a ratificação da Proposição 8.
Mas ela agora também se responsabiliza pela “união estável” e os namoros. Porque se superar uma ficada, Hera já fica feliz!
Afrodite: Já ouviram falar em “Ditadura da Beleza”? Pois é, essa é uma invenção de nossa querida e desmiolada Afrodite…
Afrodite tem trabalhado arduamente nas festas, nos bastidores de novelas e filmes, nos reality shows da vida e nos clipes da MTV. Ou seja, onde quer que esteja alguém disposto a se apaixonar ou pelo menos se divertir –em termos “afrodíticos”*-, Afrodite está lá, dando a sua benção.
Atena: Na parte da guerra ela vai muito bem, obrigada. Já na parte da sabedoria… Bom, viva os nerds que queriam estar na escola ao invés de nessa semana extra de férias por causa da Influenza A (H1N1).
Okay, isso foi um exagero. Atena tem feito muita coisa ultimamente. Uma de suas recentes vitórias foi fazer com que a banda “Os semi-novos” vencesse aquela Garagem do Faustão. Vai dizer que você nunca ouviu aquele refrão: “O nerd de hoje é o cara rico de amanhã (…) Garota escolha já o seu nerd”? Mais que aprovado pela deusa da sabedoria!
Ártemis: Caçar ela já não pode: muitas espécies estão em risco de extinção. Sua outra área de atuação, contudo, tem registrado índices conflitantes…
Principalmente na China. A deusa achou que com a proibição de mais de um filho por casal, ela teria um pouco de descanso no seu trabalho como parteira. Mas fala sério: são mais de 1 bilhão e 200 milhões de chinas! Mesmo que cada dois chineses tenham apenas um filho, isso é muita coisa!
Deméter: Essa vive metida em discussões sobre transgênicos. Afinal de contas, e daí que a soja tenha genes de tubarão, ou tomates tenham genes de boi? O importante é plantar!
E por que essa demora na reforma agrária? E daí que a Amazônia está cheia de espécies vegetais e animais não-catalogadas? É preciso plantar! Somos mais de 6 bilhões, precisamos alimentar toda essa gente!
Héstia: Está desaparecida, escondida numa gruta, provavelmente. Depois que viu os clipes da Lady Gaga, Héstia provavelmente nunca mais será a mesma!
Isso é o que eu acredito que aconteceu com cada um dos deuses. Concordo plenamente que eu viajei na maionese. É falta de aula, eu juro!
Para quem quiser saber mais sobre a série Percy Jackson, é só dar um pulinho na seção “Livros” (a menos que já tenham feito isso, é claro).
Um beijo e até a próxima!
*Não, a palavra não está errada. Eu não quis dizer “afrodisíacos”, e sim “afrodíticos” mesmo. É um neologismo, dãããã!