As Vilãs de Buffy a Caça-Vampiros
Por Robson Cardoso dos Santos
Buffy Summers era linda, loira e poderosa, mas, acreditem, não era por causa desses atributos que ela era invejada e odiada por uma verdadeira legião de vilões. Se formos parar para perceber, os vilões do Buffyverse eram todos tão estilosos quanto a Escolhida, em especial as mulheres do Mal. E é sobre as bitches da série Buffy a Caça-Vampiros (1997-2003) que vou falar neste artigo. Devo avisar que SPOILERS aparecerão às dúzias por aqui.
Faith Lehane
Faith Lehane nasceu e foi criada em Boston. Seu pai era ausente, e sua mãe uma alcoólatra. À idade de 17 anos, Faith foi ativada como a Caça-Vampiros. Sua Sentinela tornou-se a mãe que ela nunca tivera, e foi a primeira pessoa a demonstrar bondade com a confusa adolescente. Entretanto, a Sentinela foi cruelmente torturada e assassinada pelo vampiro Kakistos. Faith enfrentou Kakistos, mas incapaz de derrotá-lo, ela mudou-se para Sunnydale, à procura da outra Caçadora, Buffy Summers.
Uma vez em Sunnydale, Faith foi bem acolhida pelos amigos de Buffy, mas sentiu-se meio desprezada pela famosa loira. Enquanto aprendia a confiar nas pessoas à sua volta, Faith foi traída por seu novo Sentinela, e ela culpou Buffy por essa traição. As duas continuaram as caçadas, mantinham um resquício de amizade, até que, acidentalmente, Faith matou o assistente do Prefeito.
Incapaz de lidar com a culpa, e não disposta a entregar-se para as autoridades, como Buffy insistia que fizesse, Faith uniu-se ao malévolo Prefeito de Sunnydale, em quem passou a ver uma figura paterna. Agora trabalhando para o Prefeito, os crimes de Faith tornaram-se horrendos, desde raptar Willow até matar um professor universitário. Quando Faith meteu uma flecha envenenada em Angel, Buffy tratou logo de ir atrás do único antídoto que salvaria a vida do namorado vampirão: o sangue de uma Caça-Vampiros. Sedenta por vingança, Buffy enfiou uma adaga em Faith, que despencou de um prédio e foi parar em cima de um caminhão que se foi a perder de vista. Faith entrou em coma.
Após 8 meses offline, Faith desperta num hospital, descobre que seu paizão Prefeito foi morto por Buffy, e parte atrás de vingança. Valendo-se de um dispositivo mágico que herdou do papito, Faith troca de corpo com Buffy, assumindo sua vida, enquanto Buffy, no corpo da malvada, vai presa sob custódia do Conselho de Sentinelas.
Usando o cartão de crédito de Joyce, Faith compra uma passagem pro México, mas, pouco antes de partir, fica sabendo que uma gangue de vampiros está mantendo pessoas como reféns numa igreja. Decidida a ajudar os inocentes, porque é uma coisa que Buffy faria, Faith vai até o local. Lá chegando, ajuda as pessoas, no que chega Buffy e a luta entre as duas é inevitável. Buffy recupera seu corpo, e Faith abandona Sunnydale.
Uma semana depois, Faith chega em Los Angeles e é contratada por uma empresa do mal, que lhe dá a tarefa de aniquilar Angel. Após torturar Cordélia e Wesley, Faith se vê frente à frente com Angel, que ganha a melhor na luta, vendo a Caçadora a seus pés, implorando para que ele a matasse. Ao invés disso, numa atitude Hércules Escovinha, Angel decide ajudar Faith. Sua reabilitação é interrompida quando uma Buffy furiosa aparece e três membros do Conselho decidem matar a Caçadora malvada. Finalmente, para salvar Angel, Faith se entrega pra polícia.
Três anos depois, ela foge da prisão, para ajudar Wesley a derrubar Angelus. Para isso, Faith se droga com Orpheus e deixa que Angelus se alimente do sangue dela, o que induz os dois por um caminho de alucinação psicótica. Enquanto Willow restaura a alma de Angel, Faith desperta a tempo de impedir que o filho de Angel, Connor, mate o pai.
Então Faith vai embora de L.A na carona de Willow. De volta à Sunnydale, Faith é má recebida por Buffy e seus amigos, como era de se esperar. Mas como eram tempos de crise, Faith tomou a liderança da Scooby Gang quando as Potenciais votaram para que Buffy não fosse mais a líder do grupo. Faith até envolveu-se romanticamente com o Diretor Wood, mas sempre o despistava.
Após liderar as Potenciais para um esconderijo onde supostamente haveria um arsenal, Faith dá de cara com uma bomba, que varre muitas de seus soldados. Buffy retorna ao seu cargo de líder a tempo de ajudá-las. As duas então chegam a um entendimento do que significa ser uma Caça-Vampiros, e lutam lado a lado na batalha final, que acaba engolindo Sunnydale.
Escapando viva, Faith contempla um futuro de batalhas ao lado dos mocinhos.
Eliza Dushku nasceu pra viver Faith na série da Buffy. Dona de um humor ácido, Faith era da política “Livin’ la vida loca”. Lindona, dona de um corpaço e deliciosamente maliciosa, Faith em muitos momentos nos lembra a eterna Callisto, como a vilã que amamos odiar.
Glory
Quando os Scoobies descobriram que Glory não era um demônio, eu me arrepiei junto com eles diante da revelação do que realmente ela era: uma DEUSA!! Daí pensei: “Já vi como Xena se sai enfrentando deuses, quero ver como Buffy vai se virar agora…”
Glory era uma dos três Deuses Demoníacos que governavam uma dimensão obscura. Quando ela começou a se tornar mais forte do que os outros dois líderes, estes, temerosos, se uniram para bani-la para a nossa dimensão na Terra. Aprisionada no corpo de um enfermeiro chamado Benn, Glory continuava tão poderosa que freqüentemente seu poder submergia e assumia o controle sobre o corpo de Benn, fazendo-o parecer como ela. Enquanto Benn estava no controle, ele era um humano normal, e não se lembrava do que Glory fazia enquanto ela o possuía, assim como ela também não lembrava de nada nos momentos em que ele estava no comando. O poder dela estava severamente limitado pelo corpo humano em que se encontrava, mas, a despeito disso, ela tinha supervelocidade, força descomunal, e invunerabilidade. O engraçado é que continuava sempre formosa. Podia conjurar relâmpagos e outras peripécias divinas. Sua sanidade aos poucos foi se deteriorando por conta desta dimensão, e ela tinha de sugar a sanidade de outros humanos para manter a sua própria. O objetivo de Glory era encontrar a Chave, Dawn, e usá-la para retornar à sua dimensão, o que teria como conseqüência a destruição DESTE mundo. Buffy arranjou o martelo de um Deus troll, e Glory recebeu umas boas marteladas, o que a enfraqueceu ao ponto de Benn reassumir o controle, e Giles veio a matar o Benn mortal, destruindo assim a imortal Glory.
Vivida pela carismática Clare Kramer, Glory foi uma das vilãs mais intensas e divertidas que já vi. Seus acessos de loucura, e suas manias de dama da elite, preocupada com os cabelos e a aparênca, marcaram-na como a vilã que fez Buffy se desesperar e quase ceder à rendição. Sempre lembrarei de sua risada maquiavélica e sua teimosa em querer tudo perfeitinho a seus pés!
Dark Willow
Willow sempre foi uma doce nerd. Com o tempo, experimentando a arte wicca, Will foi adquirindo gosto pelos poderes ocultos… Eles facilitavam muito a sua vida, dando-lhe praticidade em afazeres domésticos. Mas chegou uma hora que os fãs que assistiam disseram: “Acabou-se o que era doce.” Willow estava deformada: tornara-se uma viciada, e a magia que antes usava para salvar e proteger seus amigos acabou tomando conta dela. A magia-negra foi sua droga por um bom tempo, nublou sua mente pra esquecer uma desilusão amorosa. Mas a nossa brincalhona Will acabou se desintegrando por completo na hora em que viu sua namorada Tara ser assassinada bem na sua frente. Dark Willow é como chamamos a poderosa feiticeira que emergiu de dentro da enlutada Willow. Mergulhada em dor, ódio e sede de vingança, Dark Willow sugou o conhecimento do estoque de livros de magia-negra da Magic Box – era agora uma viciada que overdose nenhuma era capaz de derrubar. Nem mesmo Buffy pôde impedi-la de cometer um cruel assassinato, ou de tentar destruir o planeta e “poupar-nos de tanta dor e sofrimento”. Xander foi o único capaz de enfrentar Dark Willow, com sucessivos “Eu amo você”, sendo rebatidos com açoites, mas ao final a nossa ruivinha Will emergiu de dentro daquela casca de trevas, e o mundo continuou de pé.
Dark Willow foi a vilã mais interessante de Buffy a Caça-Vampiros. Por quê? Quer coisa mais atraente do que a maior vilã da série ser também a melhor amiga da protagonista? Hehe!!
Os duelos físicos de Buffy e Dark Willow não foram tão fortes quanto as discussões que ambas tiveram, carregadas de amargura, despidas daquele pudor que às vezes a amizade nos oprime de falar certas verdades. Alyson Hannigan, sempre tão ruiva e sorrisonha, deu um show de interpretação como a seca e vingativa Dark Willow, que ficará pra sempre na memória dos fãs que, assim como ela, ficaram carentes da encantadora Tara.
DICA DE LEITURA
Para quem curtia Buffy a Caça-Vampiros, esse livro fala sobre a série toda, numa compilação de teorias acadêmicas a respeito dos atos polêmicos e da personalidade tempestiva e bipolar das personagens, de acordo com a Moral e a Ética. De fã para fãs. Pena que XWP não teve um desses…
3 Comments
Mára
Isso de trocar de corpo é tão XWP. E não falta muito pra ter um Xena e a Filosofia… é só … quem sabe… talvez… Parabéns. Agora estou vendo Buffy e vejo a série de outro jeito do que quem viu na época eu acho. Vejo muito de XWP mas meio recortado… Gostei muito dos artigos.
matheus machado dos santos
ficou muito swou duas caças vampiros ia ser mais legal se fizesem novos capitulos
matheus machado dos santos
ficou muito legal nao perco nenhum episodios