Artigos

12 - 16 minutes readDose Dupla

Reader Mode

 

 

Rob, Pow e Chapo

 

Um é pouco, dois é bom, três é demais.” Com base nessa famosa expressão, percebi que algumas personagens de XWP apareceram tantas vezes, e mesmo assim deixaram o gostinho de “quero mais” – como Callisto, por exemplo. E houve aquelas que deram as caras no máximo duas vezes e, de tão cativantes, teria sido tão melhor se tivessem retornado em mais ocasiões! Mas e aquelas que duas participações já foram o bastante para desencadear a antipatia e ira de qualquer xenite? Pensando nisso, convidei Camila Chapo e o Pow para produzirem comigo essa lista de personagens de XWP que tiveram apenas DUAS aparições ao longo de seis anos de série. E, junto a isso, trazemos para vocês um pouco do simbolismo do NÚMERO 2.

 

Significado Simbólico

 

Pitágoras, matemático e místico grego disse que “O mundo é construído sobre o poder dos números”. Vinte séculos depois de Pitágoras, Cornélius Agrippa é revelado em uma obra chamada Filosofia Ocultista editada em 1533, e surge então o significado simbólico dos números:

 

1 – Representa a unidade e é o número da ação, da ambição e da agressão. O número 1 tem como objetivo a conquista do poder e da glória.

 

2 – É o número do contraste e das coisas que se opõem, como o preto e o branco. Simboliza o equilíbrio conseguido pela divisão de forças positivas e negativas.

 

3 – É o número da versatilidade. Seu símbolo é o triângulo. Reúne várias qualidades positivas como o entusiasmo e a habilidade, sendo, por isso, o número mais moldável.

 

4 – É o número da persistência e da tolerância. Representado pelo quadrado, pelas estações do ano, pelos pontos cardeais e pelos elementos: fogo, água, terra e ar.

 

5 – É o número da ousadia, da aventura e situações inesperadas.

 

6 – É o número da lealdade e da confiança. É considerado perfeito, denso divisível ao mesmo tempo, pelo número 2, que é par, e pelo 3, que é ímpar. É o número que está em harmonia com a natureza.

 

7 – É o número do mistério e de tudo que é oculto e desconhecido. Representa a fusão do número 1, que é a unidade, com o número 6, a perfeição. É o número místico por excelência.

 

8 – É o número do êxito material. As partes do oito permanecem iguais quando ele é dividido: 4 e 4. Sendo novamente dividido suas partes continuam iguais: 2, 2, 2 e 2. Isto, no simbolismo dos números, representa um quádruplo equilíbrio.

 

9 – É o número da realização total, sendo maior que todos os números primitivos. Ele representa três vezes o número 3, o que lhe dá mais uma qualidade: a de transformar a versatilidade do número 3 em inspiração. E o encerramento de um ciclo.

 

E aí?, qual é o seu número da sorte?

Frases Célebres envolvendo o NÚMERO 2 (perceba como ele é presente no cotidiano)

 

Quando um não quer, dois não fazem.”

 

Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.”

Mário Quintana

 

O amor e a razão são dois viajantes, que nunca vivem juntos na mesma hospedaria: quando um chega, parte o outro.”

Walter Scott

 

Você está começando a ficar velho quando, depois de passar uma noite fora, tem que passar dois dias dentro.”

Millôr Fernandes

 

Se um amigo te pede dinheiro, pensa bem qual dos dois preferes perder: o dinheiro ou o amigo?”

Mark Twain

 

Amizade: casamento de dois seres que não podem dormir juntos.”

Jules Renardw

 

Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas.

Santo Agostinho

 

 

 

-HÉRCULES

Precisava aparecer?

Sim

Por quê?

Porque dentre as pessoas responsáveis pela derrota definitiva do lado Evil de Xena, Hercules foi uma das mais importantes.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque assim como Xena e Gabrielle, ele vivia a peregrinar pela Grécia e pelo mundo, ou seja, raramente se cruzavam. E considerando que nas duas aparições dele em XWP ele trouxe consigo os (d)efeitos especiais próprios de HTLJ, foi até melhor que não tenha aparecido mais vezes.

 

-IOLAUS

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque ele era para Hercules o que Gabrielle era para Xena (sem o lance almas-gêmeas, obviamente), e os xenites que não assistiam HTLJ tiveram a oportunidade de conhecer o cara que teve um affair com a Evil Xena.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Além de sentir-se constrangido na presença de Xena, e ter beijado Gabrielle logo que a conheceu, imaginem como seria estranho vê-lo em novas missões ao lado da dupla. Melhor manter os womanizers de HTLJ bem longe das mulheres de XWP.

 

-MARCUS

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque embora Xena possua um passado que todos sabemos ter sido “negro” (com o perdão do trocadilho), com a aparição de Marcus pudemos ver que mesmo assim ela foi capaz de amar, e foi interessante conhecermos um homem de quem ela gostou de coração, e não por simples conveniência, como foi com Borias e Draco.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque em sua segunda aparição, Xena moveu céus e infernos pelo bem desse homem, e nessa altura do campeonato ele já não carecia de mais nenhum ato de bondade dessa mulher que tinha outras pessoas além dele para salvar.

 

-MELEAGER

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque ele serviu de figura paterna para Gabrielle num episódio em que (inexplicavelmente) Heródoto nem apareceu em Potédia.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque ele foi mais um laço de carinho que Gabrielle escolheu deixar para trás a fim de viver aventuras ao lado da heroína de seus pergaminhos.

 

-CUPIDO

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque é um dos deuses mais charmosos, bonitos e não-malvados.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Sim.

Por quê?

Porque suas duas aparições em XWP foram pequenas. Em 3×07 de HTLJ, o único episódio em que ele aparece, Cupido é o foco da trama. Após ser atingido acidentalmente por uma das flechas do amor de Cupido, Hercules apaixona-se por Psiquê, a amada do filho de Afrodite. Cheio de ciúmes e amaldiçoado por Hera, Cupido transforma-se no Monstro dos Olhos Verdes.

 

-ARMAN

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque ele foi o homem que colocou Joxer contra a parede, fazendo-o encarar as consequências de se viver a vida do tipo de homem que ele sempre quis ser: um guerreiro.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque suas duas aparições já dissertaram bastante a respeito dele. E foi bom que Amarice tenha descoberto o amor com um cara que nós xenites já tínhamos certo apego.

 

 

-CELESTA

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque a irmã de Hades era a regente de uma das coisas que mais acontecia na série: morte. Estranho seria se ela não tivesse aparecido.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Sim.

Por quê?

Porque suas duas passagens pela série deixaram mais dúvidas no ar do que esclarecimentos sobre sua real importância no cotidiano dos mortais. Mais alguns episódios poderiam ter trabalhado melhor o papel dessa entidade.

Em sua aparição em Looking Death in the Eye, ela é centro de um dos furos de roteiro mais ridículos da série inteira: se ninguém podia tocar na Morte, ela segurando ou não a Chama Eterna, como é que Xena continuou viva depois de passar o dedo no rosto de Celesta para coletar suas lágrimas?

E muitas teorias se criam em torno da existência de Celesta como, por exemplo, será que ela aparece para buscar a pessoa em sua hora de morte somente depois que as Fiandeiras do Destino metiam a tesoura na Linha da Vida do sujeito? E de que modo Celesta era imune à Profecia da queda dos imortais?

 

-LÚCIFER

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque ele era um dos nomes mais influentes na Hierarquia do Deus Único.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque bastou um encontro com Xena para que ele abraçasse seu destino e fosse cuidar de um certo Inferno carente após a morte de Mefistófeles. A menos que Xena descesse até lá, ou ele desse um jeito de subir, não precisávamos de mais episódios com o traidor da ordem angelical.

 

-CALÍGULA

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Se Julio César teve tanto destaque na série, por que o ninfomaníaco da História de Roma não deveria ter aparecido?

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque o chiliquento Alexis Arquette é chato pra caramba.

 

-SISYPHUS

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque era um rei malvado com truques de ilusionismo, coisa bacana que nunca mais tornamos a ver na série.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Sim.

Por quê?

Porque era um personagem esperto, que realizou as proezas de aprisionar a Morte, escapar do Submundo e roubar a espada de Ares. Se Sisyphus tivesse se tornado um vilão recorrente da série, sabe-se lá Zeus quais outras peripécias ele teria aprontado.

 

-VELASCA

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque foi a nemesis mais influente de Gabrielle, e foi uma das primeiras amazonas que tinha conteúdo (idealista, embora radical, dona de uma política de comando opressiva).

Poderia ter aparecido mais vezes?

Sim.

Por quê?

Imaginem Velasca escapando do rio de lava (ou do Submundo, já que Charon disse para Nigel que Xena a despachou para lá), e encontrando uma Gabrielle mais madura, munida de sais. A luta desta vez certamente seria em pé de igualdade.

 

-NAJARA

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Ela foi ícone de um mal chamado “fanatismo religioso”, que se descabelava pela sua crença, diferente da sutilidade de fanáticos como o Libertador.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque Najara era uma personagem com uma mística própria, e explorar ainda mais a personagem só serviria para quebrar o mistério em torno do Djinn. Isso sem falar que ninguém queria ver Xena perdendo mais dentes!

 

 

 

-TARA

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Com Tara, tivemos um vislumbre do que poderia ter sido a Xena adolescente (bem diferente da Xena vista em Remember Nothing). E não podemos culpá-la por ter cobiçado o “cargo” de parceira de Xena.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Num episódio, somos apresentados a uma menina sem rumo na vida. N'outro, ela já encontrou sua vocação: a dança. E ninguém esqueceu que Gabrielle perdera parte da orelha por causa da Tara, então era melhor manter a personagem longe, só por precaução.

 

-LAO MA

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque ajudou Xena num momento em que ela encontrava-se frágil de corpo e de mente. Foi Lao Ma quem “batizou” Xena de Princesa Guerreira, e também quem, em sua imensa sabedoria, nos trouxe muitas das mais belas mensagens da série.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Sim.

Por quê?

Porque Lao Ma era apaixonante! Sua imagem inspira a tranqulidade do ser que ela nos ensina a buscar. Teria sido interessante vê-la conversando com Eli, ou reagindo diante de eventos de culturas vizinhas, como Dahak e o Crepúsculo dos Deuses.

 

-PAO SSU & K'AO HSIN

Precisavam aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque funcionaram como um símbolo Yin Yang.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque eram clichês. A irmã boa, a irmã malvada, e o dinar tem dois lados. K'ao Hsin era um tanto maçante em sua performance de uma Eve pregadora chinesa.

 

-ANNIE, MATTIE e HARRY

Precisavam aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque foi interessante ver uma fã de XWP interagindo com gente que menosprezava sua paixão pela série.

Poderiam ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque episódios futuristas de XWP são palcos de muitas incongruências.

 

 

-DAGNINE

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque foi um vilão único a seu modo (virou um centaurão monstruoso).

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque era apenas mais um ser faminto por poder.

 

-MEZENTIUS

Precisava aparecer?

Indiferente.

Por quê?

Porque nada mais era que um Senhor da Guerra e Mercador de Escravos que fazia careta à simples mênção do nome Xena.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque não era propriamente uma ameaça, e o chakram passando em sua garganta selou sua despedida da terra dos vivos.

 

-KRYKUS

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Por causa de sua tática de luta. Ele era esperto, um estrategista de guerra que colocava duas legiões que lhe eram rivais para enfrentarem uma a outra, depois ele aparecia com seu exército para colher os benefícios da guerra dos outros.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque ele dificilmente conseguiria bolar novas estratégias de combate, uma vez que Xena já sacara qual era o hobby dele.

 

-CHARON

Precisava aparecer?

Sim!

Por quê?

Porque Charon é muito engraçado! Mérito de Michael “Iolaus” Hurst!

Poderia ter aparecido mais vezes?

Sim!

Por quê?

Porque era uma delícia vê-lo praguejando a bordo de sua barca dos mortos, querendo sua moeda. E o que dizer da cena que ele descobre que Xena está viva a passear pelo Submundo? Ele fica indignado com o rumo que as coisas lá embaixo estão tomando! Um ótimo guia turístico! Um dia que você for à Veneza, lembre-se do velho Charon quando estiver a bordo de uma gôndola!

 

-HEFESTO

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque era o deus da Habilidade e da Forja, ou seja, das lutas e dos instrumentos de luta, as coisas mais vistas em todo santo episódio de XWP.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Sim.

Por quê?

Porque em XWP ele somente apareceu em auxílio a seus parentes deuses na época das Trevas Divinas. Teria sido bom vê-lo numa estória com Afrodite, a deusa com quem mantinha um affair (como vimos em HTLJ). E ele é apenas citado em The Dirty Half Dozen, quando Ares roubou-lhe a receita do metal mais resistente e entregou o segredo a Agathon. Esta teria sido uma ótima oportunidade para Hefesto se fazer presente em XWP.

 

-TOXEUS

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Um vilão abusando da vantagem de nunca poder cair morto? Precisávamos disso.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque em sua aparição, ele literalmente perde a cabeça, e está passando a Eternidade em dois pedaços. Em duas aparições, ele morreu, “desmorreu”, desfilou por um Campos Elíseos em que não merecia estar e foi decapitado por um vilão que era mais importante que ele no episódio. Já tá de bom tamanho, não acham?

 

 

 

-KRAFSTAR

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque alguém tinha de encaminhar Gabrielle para os eventos dolorosos que culminariam em sua transformação de garotinha em mulher madura.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque ele era apenas um agente de uma força maior, e, convenhamos, bem fraquinho.

 

-MERIDIAN

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque Gabrielle tinha de matar alguém, mais cedo ou mais tarde.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Por que afinal Meridian voltaria? Ela era apenas um instrumento de Dahak, assim como Serafim o era (Sacrifice I/II), e morreu voluntariamente com um sorriso na cara pela causa de seu mestre. Se fosse pra ela aparecer novamente, teria sido bacana vê-la em Forget Me Not, para acentuar o sentimento de culpa de Gabrielle.

 

-REI LINUS

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Quem não gostaria de ter visto a cara do pai da SÓSIA de Xena? Já que nunca chegamos a conhecer Atrius, Linus serve como uma referência de DNA.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

A saúde do velho não permitiria.

 

-CLEOPATRA

Precisava aparecer?

Sim!

Por quê?

Figuraça do Egito! Como poderia ter ficado de fora da série?

Poderia ter aparecido mais vezes?

Sim.

Por quê?

Porque algum roteirista poderia ter criado vergonha na cara e escrito uma estória onde a personagem crescesse pra fora do estereótipo de soberana idolatrada e ociosa. Por que ela não poderia ter aprendido com Xena algumas habilidades de luta, já que eram amigas?

 

-AKEMI

Precisava aparecer?

Não.

Por quê?

“Campos Elísios verdes e calmos,

pássaros cantando tão serenos,

como o gentil cordeiro e a pomba…”

Poderia ter aparecido mais vezes?

Aham, e Zeus é meu tio e eu sou a Rainha do Egito.

Por quê?

Nem Alti nos amaldiçoaria com isso.

 

-YODOSHI

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque Xena ficou bem enfrentando um “chefão” japonês.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Os eventos com Yodoshi e as 40.000 almas poderiam ter sido cenário de um Season Finale, e NÃO de um Series Finale.

 

 

 

-SOLARI

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque era uma espécie de partidária de Ephiny.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Sim.

Por quê?

Porque Ephiny foi por muito tempo o único rosto conhecido nos episódios que envolviam a Nação Amazona, e Solari poderia ter sido um bom acréscimo.

 

-CYANE (a pioneira)

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque ensinou muito à Xena no quesito habilidades físicas. Foi possivelmente uma das “celebridades” mais importantes que a Evil Xena matou. Seu nome foi perpetuado para as Rainhas Amazonas seguintes.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque apesar de ter sido mais uma rainha amazona em passagem meteórica pela série (como Melosa, Marga, etc), Cyane não teria marcado maior presença além dos dois episódios em que apareceu.

 

-MARGA

Precisava aparecer?

Sim.

Por quê?

Porque após 25 anos congeladas, Xena e Gabrielle precisavam conhecer a atual líder da tribo amazona.

Poderia ter aparecido mais vezes?

Não.

Por quê?

Porque sua morte na segunda aparição que teve impeliu Gabrielle a encarar os momentos mais cruciais de seu reinado.

 

 

Quero agradecer aqui à Chapo, que comentou cada personagem em particular e, assim, acabou me dando inspiração para o corpo deste artigo. Agradeço também ao Pow, que fez o favor (¬¬) de me lembrar de mais personagens justo quando eu já tinha decidido que não haviam outros!!!

 

r()BSoN

 

 

 

 

zp8497586rq