Homenagens de Xena a Cultura Popular
Por Mary Anne M.W.
PRIMEIRA TEMPORADA
Cradle of Hope
O bebê Gabriel foi resgatado por Xena, uma PRINCESA guerreira e Gabrielle. O destaque em princesa é pra nos levar até a história Biblíca onde o bebê Moisés é resgatado por uma PRINCESA Egípcia, também encontrado num rio.
Ambas as crianças cresceram como príncipes, curiosamente.
Várias adaptações fílmicas foram feitas da história bíblica.
Outra curiosidade fica por conta do nome do episódio que é o mesmo que o de um centro de Adoções europeu.
SEGUNDA TEMPORADA
Return of Callisto
A cena de Callisto presa na cadeira na prisão reflete a Hannibal Lecter em “Silêncio dos Inocentes”.
Hannibal, o canibal, é um personagem literário criado por Thomas Harris, protagonizando os contos “Dragão Vermelho”, “Silêncio dos Inocentes”, “Hannibal” e “Hannibal – A Origem do Mal”.
Assim como Callisto, o personagem tem tendências psicopatas, e foi forjado ainda enquanto criança, pela sede de vingança.
Callisto, se tornou a personagem psicótica que era ao perder sua família para um ataque do exército de Xena.
Hannibal se tornou o psicopata retratado por perder seus pais na Segunda Guerra ainda criança, lhe restando somente sua irmã. Posteriormente assistiu sua irmã ser devorada por soldados insandecidos pela falta de comida.Anos depois, retorna ao local, obtém os nomes dos soldados e parte para a busca pela vingança.
—
Um dos carcereiros diz a frase “Luck be a lady tonight!”, que é uma referência a uma música de Frank Sinatra de 1963.
TERCEIRA TEMPORADA
Fins Femmes and Gems
Na cena onde Gabrielle se enxerga na água e tenta beijar seu reflexo ela incorpora a versão feminina de Narciso, o lindo jovem da mitologia que se apaixonou por seu reflexo
Attis, o homem macaco personificado por Joxer nos trás uma grande lembrança de “George o Rei da Floresta” que antes de ganhar os filmes, também foi um desenho animado de 1967 a 1970.George era uma paródia de Tarzan e famoso por não ver onde ia com o cipó, o que lhe fazia sempre bater nas árvores.
A música que Gabrielle canta sua música tema numa paródia ao tema do seriado Beverly Hillbillies.
Já os métodos de pescaria de Xena, é uma homenagem a Nova Zelândia, onde a pesca com pipas é comum.
QUARTA TEMPORADA
Paradise Found
Além da alusão óbvia ao poema de Milton, Paradise Lost, as inferências com intenção de homenagem nesse episódio não param aí.
Todo o clima do episódio, o paraíso de aspecto mágico onde Xena e Gabrielle vão parar, é bastante semelhante a Shangri-La , descrito por James Hilton, em sua obra, Horizonte Perdido, que já teve duas adaptações fílmicas, uma de 1937 e uma de 1973.
QUINTA TEMPORADA
Punchlines
As cenas da trágica infância de Joxer foram retiradas do filme Intolerance, Love’s Struggle Throughout the Ages de…pasmem, 1916!
O filme contra quatro histórias de diferentes períodos históricos.A de Joxer é chamada “The Babylonian Story”, sobre um a conquista Persa da Babilônia no século VI.A personagem da mãe de Joxer, no filme era chamada de “Mountain Girl”.Uma lutadora que matou vários homens antes de ser morta.Ela foi interpretada por Constance Talmadge.
A guerra de tortas se assemelha a de “Great Race”, entre Tony Curtis e Jack Lemon.
A frase de Joxer “Heheh você esqueceu de se abaixar” a qual Gabrielle responde com “Você também” tacando-lhe uma torta na cara é uma alusão aos “Três Patetas”, personagens que foram constantemente aludidos durante os episódios.
SEXTA TEMPORADA
You Are There
No episódio Grinhilda diz a Nigel “Follow the love” (Siga o amor). A frase foi parodiada do caso Watergate.
O caso Watergate ficou famoso por ter sido o turbilhão de escândalos políticos que culminaram com primeira renúncia de um presidente dos EUA: o republicano Richard Nixon.
Os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein, do jornal americano Washington Post, desempenharam um papel-chave na revelação do escândalo, auxiliados por informações cruciais de seu misterioso informante, que se escondia debaixo do codinome Garganta Profunda.Uma das pistas dado pelo misterioso homem foi “Follow the Money”( Siga o dinheiro).
Havia também um programa de tv que levava o mesmo nome do episódio “You Are There” e que além disso seguia o mesmo formato do episódio, entrevistado pessoas famosas da História.