Artigos

13 - 18 minutes readChakram Newsletter: Entrevista com George Strayton sobre como seria a Quinta Temporada em outra visão.

Reader Mode Text to speech

Nota: Essa entrevista foi veiculada num periódico chamado Chakram Newsletter, mais especificamente na sua edição 15.

Esse material (e muito mais) foi gentilmente disponibilizado online por Nicole Barker, dona do site When Hearts Collide. Visitem o site dela, sério. É um paraíso xenite em termos de mídia.


SD: Eu sei que as histórias das temporadas de Xena são contadas no final da temporada anterior. As coisas são adicionadas e subtraídas à medida que a temporada avança. Houve alguma linha de pensamento alternativa para a quinta temporada de Xena?

George: Houve algumas ideias diferentes para os episódios 14 a 22 que você pode gostar de ouvir.

SD: Quando essas ideias foram geradas, por quem e em que condições?

George: Este enredo foi desenvolvido por mim junto com Tom O’Neill em novembro de 1999, quando Bob Orci e Alex Kurtzman eram os roteiristas de Xena.

SD: Isso foi antes de R.J. Stewart voltar como roteirista principal.

George: Correto. Essa foi uma das primeiras coisas que fizemos depois que fomos contratados como roteiristas do programa.

SD: Você ia apresentar o Crepúsculo dos Deuses?

George: Certo. A primeira menção ao Crepúsculo está em um roteiro que Tom e eu escrevemos chamado “Seeds Of Faith”. Esse foi o 100º episódio filmado e o nono episódio exibido na quinta temporada. E no episódio quatorze queríamos começar a explicar o que era Crepúsculo. Em “Seeds”, trouxemos à tona a ideia de que ele existia. Embora, nesse episódio, Ares diga que acredita que o Crepúsculo é um mito.

SD: Isso estava caminhando para a morte dos deuses do Olimpo. Isso era algo que Rob queria fazer – matar os deuses?

George: Falou-se sobre isso. E já havia coisas em vigor. Por exemplo, Xena estava dando à luz uma criança e havia uma profecia que Zeus agiu para evitar o nascimento que previa sua morte. Mas ao tentar matar a criança, acabou provocando a própria morte.

SD: Isso foi durante “God Fearing Child”?

George: Sim. Essa ideia já existia e nós a desenvolvemos. Não me lembro exatamente, mas acredito que Rob teve algumas ideias sobre matar deuses. Não me lembro de nada específico, mas estava flutuando. E Rob tinha interesse em uma religião monoteísta. Se você assistiu ao programa, pode ver que ele tem interesse em todas as religiões.

SD: E isto é paralelo ao que aconteceu na história real – o fim do politeísmo e a ascensão do monoteísmo.

George: Exato.

SD: Quais eram os planos para o episódio quatorze?

George: Isso foi logo depois de “God Fearing Child”. Agora temos o problema de Xena ter um filho com ela o tempo todo. Estamos fazendo um show de ação, Lucy não está mais grávida, ela está de volta à forma de luta e queríamos aproveitar isso. A questão era o que fazemos com a criança? Queríamos usar Afrodite e pensamos que ela seria uma personagem boa e simpática em termos de ajudar a Xena. Normalmente os deuses são contra Xena e Afrodite já lhe causou muitos problemas, mas ela parece ter um bom coração. Ela não é má, apenas tem falhas.

SD: Por que Afrodite viria ao auxílio de Xena?

George: Zeus, como o Rei dos Deuses, manteve a imortalidade dos deuses. Ele era o elemento de ligação dos Olimpianos. Com ele morto, os deuses perderam a imortalidade. Não é que eles morreriam de velhice e ainda têm poderes como lançar raios e bolas de fogo. Mas agora eles poderiam ser mortos por humanos. Não é necessária uma arma especial para matá-los. Então, agora, se você espetar Afrodite, ela sangrará.

SD: Haveria uma conexão com o bebê de Xena e Afrodite?

George: Ela teria se tornado babá de Xena.

SD (risos): Ah, isso não deixa a porta aberta para algumas cenas hilárias?

George: Achei que seria interessante porque Afrodite está preocupada com o amor e uma criança é o produto do amor. Afrodite reconheceria o que o amor verdadeiro produz. No passado, o amor pelo qual Afrodite preocupava-se principalmente era a luxúria.

SD: O amor para ela tem sido mais uma ferramenta do que um sentimento?

George: Exato. E isso mostraria a ela o que é o amor genuíno. Achei que seria uma história interessante e todo mundo adora trabalhar com Alexandra Tydings. Não seria o enredo principal do episódio que apresentaria o Crepúsculo dos Deuses através do que estava acontecendo com Afrodite. Xena estaria tentando descobrir o que estava acontecendo e percebendo, no final do episódio, que não pode ajudar Afrodite. Ela não pode devolver-lhe a imortalidade. Zeus fez da sua própria morte uma profecia auto-realizável e agora é tarde demais para parar a espiral descendente dos deuses do Olimpo.

SD: O episódio quinze iria continuar esta história?

George: Sim. Com base no que Xena conseguiu descobrir, os deuses descobrem as antigas profecias relativas ao Crepúsculo dos Deuses que, antes, eram conhecidas apenas por Zeus. Uma dessas profecias diz que, no final, haverá apenas um deus. Quando isso é trazido à luz, deuses vaidosos e mesquinhos como Ares interpretam isso como significando que apenas um dos deuses do Olimpo permanecerá. E agora que são todos mortais, torna-se uma questão de quem será o último a permanecer vivo. Se você é um deus que não acredita na profecia, todos os outros deuses que acreditam virão atrás de você de qualquer maneira. Então este é o começo da Guerra dos Deuses.

Normalmente, os humanos simplesmente olhariam para isso e diriam que não lhes diz respeito. Os deuses só causarão danos uns aos outros. Mas o problema é que os deuses estão jogando tudo o que têm uns nos outros e a humanidade está no fogo cruzado. Por exemplo, Poseidon está usando o oceano para causar inundações. E está acontecendo em toda a Grécia. Xena não consegue resolver todos os problemas porque não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

SD: A humanidade está sendo ameaçada por inundações, incêndios florestais causados por raios, terremotos – todos causados pelos deuses?

George: Exatamente. Xena percebe que deve haver outra maneira de impedir isso.

SD: O que ela descobre?

George: Ela descobre que a maneira de acabar com isso é destruir todos os deuses e isso pode acontecer através de algo chamado Tábuas do Destino. Ela descobre isso ao longo do episódio e parte no final para as estepes russas. As Tábuas são mantidas fora do domínio dos deuses do Olimpo para que não fiquem escondidas na Grécia. E Rob sempre quis fazer um episódio ambientado nas estepes russas.

SD: Uma chance para novos figurinos, novos cenários?

George: Exato. Havia certas coisas que várias pessoas queriam ver e nós as incorporamos ao enredo. A certa altura, estávamos pensando que este poderia ser um episódio de duas partes.

SD: O próximo episódio trata das viagens de Xena e Gabrielle?

George: Sim. No episódio dezesseis, a caminho das Estepes, eles passam por terras amazônicas.

SD: Alguma tribo amazônica em particular?

George: Essas seriam aquelas que você conheceria como as Amazonas  de “Lifeblood”. Tivemos a ideia de que Xena passa pelo território amazônico e elas precisam da ajuda dela porque perderam a magia. Xena acaba interagindo com uma mulher de 400 anos que pode contar a história das origens das Amazonas. A ideia é que as Amazonas perderam o rumo, perderam o que as tornava grandes e por isso não têm mais a sua magia.

SD: Qual é a magia das Amazonas?

George: É uma crença orientada para a natureza. Existem algumas Amazonas que estavam em conluio com Ares. Mas a nossa ideia para este espectáculo foi que as suas origens se baseassem numa mulher jovem e forte do nosso tempo, do século XXI, trazida de volta à era pré-histórica. Ela ensina esta tribo de mulheres que perderam todos os seus homens numa guerra que podem ser fortes e não precisam depender de outras pessoas para sua segurança e para terem uma sociedade.

SD: E este é o nascimento das Amazonas?

George: Exatamente. E a personagem principal, Cyane, as chama de Amazonas. Cyane se torna o nome transmitido de uma rainha para outra. Ao longo do episódio, Xena e Gabrielle vivenciam uma alucinação em massa causada pela velha que lhes permite testemunhar o nascimento das Amazonas. Quando a tribo vê seu passado, eles voltam no tempo e se conectam com suas antigas crenças e recuperam sua magia.

SD: Este é o episódio que você e Tom escreveram chamado “Lifeblood”?

George: Certo.

SD: Ótimo! Então, Xena e Gabrielle continuam sua jornada?

George: Antes de Xena chegar às Estepes, os deuses do Olimpo a pegam e a levam a julgamento. Normalmente, Xena conseguiria escapar, mas desta vez estão todos trabalhando juntos, usando as correntes de Haephestus e coisas assim. Eles não estão tentando matá-la, apenas levá-la a julgamento. Xena sabe que eles continuarão vindo atrás dela, então ela permite que façam isso. Ela sabe que não fez nada de errado e que alguns deuses são racionais– como Hades.

SD: A propósito, Xena está com a bebê Eve e os deuses estão tentando matar a criança?

George: Sim, ela está, mas eles não estão tentando matar Eve neste momento. Nesta versão, Eva não tem nada a ver com a profecia. De certo modo, Eva não pode matar os deuses, ela não irá causar a morte deles. Eva coloca o Crepúsculo em movimento apenas porque Zeus se apaixona pela profecia. Na minha opinião, não fazia sentido que Eva fosse a verdadeira causa da morte dos deuses. Portanto, ela não corre perigo por causa deles.

SD: Então Xena está sendo julgada?

George: Este deveria ser um episódio de quatro dias. Achamos que seria uma ideia interessante levar Xena a julgamento por um crime que ela ainda não cometeu. Queríamos fazer um comentário sobre a legislação americana moderna. Se alguém acredita que você vai cometer um crime, pode fazer alguma coisa a respeito?

SD: Qual seria o crime?

George: O crime dela era que ela iria assassinar os deuses.

SD (risos): Os deuses a levaram a julgamento por tê-los assassinado!

George: Exato. Enquanto isso, eles estão se matando e Xena ainda não fez nada. No final daquele episódio, queríamos ter alguns deuses do lado de Xena. Não seriam todos eles contra Xena. Essa é uma configuração para um episódio mais tarde que irei abordar. E no julgamento, Xena é inocentada. Gabrielle e Xena acabam convencendo os votos decisivos e uma delas seria Athena. Athena estaria contra Xena no início e no final, não que ela fosse uma aliada, mas ela acredita que Xena agiu de maneira heróica, que é o que Athena quer que as pessoas façam.

SD: Foi triste quando eles mataram Athena porque a atriz que a interpretou, Paris Jefferson, era muito boa.

George: Ah, ela foi ótima! Fizemos o casting para o episódio em que ela apareceu pela primeira vez, “Amphipolis Under Siege”. Paris não é muito alta nem musculosa e já vimos pessoas assim. Fizemos o teste com mulheres grandes, de um metro e oitenta de altura, que tinham uma aparência autoritária, mas depois da sessão de seleção de elenco, todos nos viramos uns para os outros e dissemos: “Paris é a escolhida”. Ela pode fazer você sentir que ela é uma guerreira incrível.

SD: No final do julgamento…

George: Xena está descobrindo que as Tábuas do Destino podem realmente matar os deuses e literalmente destruir o Monte Olimpo. Isto está criando um conflito para ela porque existem alguns deuses que ela respeita e que são vítimas desta Guerra dos Deuses tanto quanto a humanidade. Mais do que o julgamento, o que achamos que seria interessante é aprender sobre os As Tábuas e estabelecer essas relações que aconteceriam mais tarde.

SD: Xena já chegou às Estepes Russas?

George: Ela chega às Estepes no próximo episódio, número dezoito. Ela descobre a localização das Tábuas do Destino e está no domínio de uma bruxa chamada Baba Yaga, que é uma figura do folclore russo. Mas Baba Yaga não sabia que esse item poderoso estava escondido em seu território. Não havíamos resolvido os detalhes de nenhuma dessas histórias, mas a ideia é que Xena teria uma batalha com Baba Yaga e finalmente conseguiria As Tábuas. Xena descobre no final deste episódio que esta é apenas metade das Tábuas do Destino e a segunda parte está localizada no Egito. Novamente, fora do domínio dos deuses gregos. Então isso nos diz para onde iremos no episódio dezenove.

SD: Vamos para a história de “Antônio e Cleópatra”?

George: Correto. O interessante disso é que tínhamos um roteiro de “Antônio e Cleópatra” que foi escrito para a temporada anterior, mas nunca foi filmado porque Lucy iria interpretar Cleópatra e ela estava grávida. Este episódio seria reescrito para incorporar Eve e todas as coisas que aconteceram desde a quarta temporada. Agora esta história conteria a história de Antônio e Cleópatra, a segunda Tábua do Destino e Xena conhecendo Otávio.

SD: Xena continuaria com Otávio no episódio vinte?

George: Sim. Xena agora tem ambas as Tábuas e sabe que precisa fundi-las no Monte Olimpo. Ela está voltando para a Grécia com Otávio e suas forças romanas que concordaram em escoltá-la. Ao longo do caminho, Xena está ensinando-lhe não apenas estratégia militar e política, mas como ser um líder bom, moral e justo. Também estabelecemos uma relação entre Otávio e a bebê Eva. No final deste episódio, Xena chega ao Monte. Olimpo e acaba lutando contra vários deuses, como você viu em “Looking Death In The Eye”. E Xena está tendo um certo conflito se preocupando com o que vai acontecer com deuses como Afrodite, Athena e Hades. Mas ela não tem escolha. Porém, Ares é quem realmente atrapalha. Mesmo que Xena funda as Tábuas e destrua o Monte Olimpo, Ares usa o que resta de seu poder para escapar.

SD: Escapa pela porta dos fundos?

George: Ao longo desta história, acrescentamos o elemento de que quando um deus mata outro, ele herda seu poder. Portanto, se Ares matasse Poseidon, ele também teria poder sobre os oceanos. E Ares é quem matou a maioria dos deuses. Então ele tem mais poder neste momento e é por isso que ele consegue escapar.

SD: Para onde ele foge?

George: Ele foge para Roma, onde mais tarde descobrimos que ele passou um tempo conquistando seguidores entre os romanos.

SD: Ele se chamava Ares lá?

George: Não, o nome dele é Marte e assim que chegarmos ao futuro, ele se chamará Marte. Quando Ares usa seu grande poder para se salvar, é nesse momento que Xena e Gabrielle são lançadas instantaneamente para o futuro, onde Ares estaria mais vulnerável. E no momento em que isso aconteceu, Eva ficou com Otávio.

SD: Então, no episódio vinte e um, eles estão 20 anos no futuro? O que estaria acontecendo com Gabrielle durante tudo isso?

George: Na minha opinião, Gabrielle estava se tornando uma figura tipo Luke Skywalker. No sentido de que ela estava experimentando como seria ter poder e força e ser uma boa guerreira e lutar contra suas profundas convicções morais sobre a paz. Ela estava se desenvolvendo como uma guerreira. Ela estava liderando pessoas na batalha às vezes. Ela mesma estaria lutando contra esse desejo de poder e nunca querendo ir longe demais, mas ansiando por isso porque ela idolatra tanto Xena. Há uma parte de Xena que Gabrielle quer ter para si. Foi isso que a atraiu na guerreira em primeiro lugar. Agora ela poderia ter esse poder se quisesse. Começamos essa ideia em “Seeds of Faith”. Ela está no limite e pode seguir o Lado Obscuro se não tomar cuidado. Ela tem que descobrir como poderia defender os ensinamentos de Eli e ainda defender as pessoas, o que muitas vezes requer o uso da força. Essa é a luta de Gabrielle.

SD: E Xena, Augusto e Lívia?

George: Otávio é o imperador romano e agora se chama Augusto e controla todas as terras da Britânia à Ásia Menor. Ele está governando com mão de ferro. Xena e Gabrielle demoram um pouco para descobrir o que aconteceu com elas. A primeira coisa que passa pela cabeça de Xena é: onde está Eve? Eles encontram o velho Joxer e a última coisa que ele sabe é que Eva estava com Otávio. Então Xena e Gabrielle vão para Roma. Eles descobrem que Augusto é Otávio. Eles também descobrem que há uma mulher que transformou Otávio em um general que conquistou todas essas terras e criou um império opressivo e imperialista e – essa mulher é Xena! Ares, que está em Roma há dez anos, percebe que sente falta de Xena. Ele vai ao passado e pega Xena, a Conquistadora das Nações, e a traz para Roma em seu tempo atual. Então a Evil Xena criou Eve e a renomeou como Lívia.

SD: Fascinante!

George: Xena tem que lutar contra si mesma. Neste ponto, Xena não sabe que Lívia é sua filha Eve. Augustus tem medo da Evil Xena, portanto não quer ajudar a boa Xena, então não conta a ela quem é Lívia. Lívia está seguindo os passos da Evil Xena e Augusto está planejando se casar com ela.

SD: E aposto que a Xena Má não quer a Xena boa por aí.

George: Exatamente. Há uma grande batalha e ambas as Xenas estão usando a mesma estratégia. Eles sabem o que um ao outro faria. É tanto uma batalha tática quanto física. Ao final deste episódio, número vinte e dois, Xena derrota Evil Xena na batalha final. Mas Lívia toma o lugar da Evil Xena depois que ela se casa com Augusto. E porque Lívia admirava a Xena Maligna, agora há um preço pela cabeça de Xena. A sexta temporada é todo o Império Romano contra Xena e Gabrielle. E Lívia que foi ensinada por Ares e Evil Xena é totalmente poderosa e implacável.

SD: Ela se tornou a melhor das piores.

George: Exatamente. A sexta temporada seria Xena percebendo quem Lívia realmente é e tentando convertê-la. Augustus sabe que aprendeu todas as suas táticas militares com Xena e se ela ainda estiver viva, ela representa a maior ameaça à sua permanência no poder. Lívia e Augusto mandam todos os seus soldados do Império Romano, que se estende até a Ásia Menor, capturarem Xena. Xena se torna uma espécie de figura de Robin Hood. Ela e Gabrielle têm suas aventuras regulares com o problema adicional de que se ela for reconhecida por algum soldado, eles a atacarão imediatamente. E ela ainda continua tentando encontrar uma maneira de chegar até Lívia e, primeiro, convencê-la de que ela é filha de Xena e, mais tarde na temporada, de que Lívia tem que desistir dessa perseguição.

O final da sexta temporada seria Xena fazendo com que Augusto desistisse de seu trono imperial, devolvesse o poder ao povo, fizesse de Roma uma república e introduzisse a Pax Romana. Qual é a verdadeira história do que aconteceu em Roma sob Augustus. A sexta temporada poderia ser caracterizada como Xena se tornando uma figura de Robin Hood, lutando pelos fracos e oprimidos contra o Império Romano. Ela se tornaria a campeã da humanidade.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *