Homenagens de Xena à Cultura Popular parte 10
Por Mary Anne
PRIMEIRA TEMPORADA
Death in Chains
O nome do episódio pode ser considerado uma alusão a duas coisas:
Primeira e mais provável: Um filme de 1972 de título “Women in Chains” que retrata o drama de uma investigadora que se disfarça para ter acesso à prisão e investigar a brutalidade cometida lá, mas as coisas se complicam quando a única pessoa do lado de fora que pode afirmar que ela não é uma prisioneira, acaba assassinada.
Segunda: Há uma música de grande sucesso da banda Tears for Fears com o nome “Woman in Chains” que foi hit dos anos 80 e pertence ao álbum “Seeds of Love”.
SEGUNDA TEMPORADA
The Price
O termo escolhido para a tribo, “Horda”, é uma pequena referência às Hordas Mongóis de Gengis Khan e seus filhos.
O enredo em si é baseado num filme épico chamado Zulu que narra a coragem de 100 soldados britânicos que se ergueram contra 4000 mil guerreiros Zulus na África, para defender Rorker Drift, em 1879. É um dos poucos filmes que conseguiram captar a tensão e o terror do combate enquanto inúmeros guerreiros invadem o estreito forte.
TERCEIRA TEMPORADA
The Deliverer
As ruínas do templo de Dahak formam o Stonehenge, um monumento megalítico da Idade do Bronze, localiza-se na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra.
A frase “divida as emoções da mulher da sua razão e você a terá” vem do Grego “Herodotus”, e foi originalmente escrita quatro séculos antes do nascimento de Júlio César.
QUARTA TEMPORADA
Locked Up and Tied Down
A Ilha Tubarão descrita nesse episódio é baseada na Ilha do Diabo, a menor ilha da Guiana Francesa que foi uma famosa colônia penal de 1852 a 1946.
Em 1969 foi lançado o livro “Papillon” (em português “Papillon, o homem que fugiu do inferno”), uma autobiografia de Henri Charrière, e em 1973 foi aos cinemas o filme adaptado a partir dessa obra.
Ambos contam a história de Henri, de apelido Papillon, o qual foi um dos poucos prisioneiros que conseguiram fugir da Ilha do Diabo, presídio localizado na floresta impenetrável da Guiana Francesa, uma espécie de purgatório, onde os presos pagavam seus crimes sofrendo degradações e brutalidades.
Condenado na França em 1921 por um roubo que nem chegou a ser consumado (assim como o crime de Xena no episódio não havia sido), Henri chegou à colônia penal em 1923.
Mas sua história começa verdadeiramente em 1935, quando ele e mais oito companheiros empreendem uma das fugas mais espetaculares da história. Sua obra escandalizou a França e fez com que o governo daquele país parasse de enviar prisioneiros para a colônia, culminando com o fechamento do presídio em 1953.
QUINTA TEMPORADA
Eve
Saulo de Tarso foi um violento perseguidor do cristianismo até que uma visão de Jesus o converteu.Ele mudou seu nome para Paulo e se tornou um dos mais notáveis missionários cristãos e apóstolos de Jesus Cristo.
Para muitos teólogos, Paulo foi um personagem fundamental nos primeiros anos do cristianismo. Seu trabalho de evangelização foi, em grande parte, responsável pelo caráter universal da doutrina cristã.
As semelhanças entre a história de Paulo de Tarso e Eve são enormes, ainda mais se levarmos em contra que o templo de Eli era cheio de símbolos cristão, ou seja, o peixe que foi usado como símbolo da fé Cristã durante muitos anos.
SEXTA TEMPORADA
When Fates Collide
Nesse episódio há uma fala de César para Brutus: “Não é que eu te ame menos, mas eu amo Roma mais”. Essa fala foi espelhada na peça de Shakespeare, Julius Caesar, e era na realidade dita por Brutus à César antes dele matá-lo.
O título do episódio refere-se ao romance de ficção científica de 1932, When Worlds Collide, escrita por Phillip Gordon Wylie e Edwin Balmer. Ele foi transformado em filme em 1951 e o enredo trás um planeta descoberto que está prestes a se chocar com a terra, e a tentativa de preservação da vida humana através da colonização de um segundo planeta que tomaria o lugar da terra no sistema solar. Nesse episódio de Xena, César é quem causa o fato do universo ser substituído por outro