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9 - 13 minutes readHomenagens de Xena ao cinema de Hong Kong

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                                                Por Mary Anne M.W.

Olá pessoal! Estamos aqui para explorar mais algumas referências de Xena à Cultura Popular,  ou talvez nesse caso, nem tão popular, mas não menos admirável por isso.Depois de 12 colunas, número completado no mês passado, eu só tenho a agradecer pelos comentários de todos que tem acompanhado. Talvez em breve o numero de referências encontradas vá diminuindo, o que é natural, então provavelmente nas colunas futuras não será analisado um episódio por temporadas, mas sim de uma maneira mais mista.

Uma pergunta que tenho observado freqüentemente nos comentários é “De onde a Mary tira tanta coisa?”. Ora, ora, I have many skills. Brincadeira pessoal, prometo que um dia respondo isso!
A coluna desse mês vai mudar um pouquinho a linha, será uma espécie de especial voltado somente à cultura cinematográfica oriental homenageada por Xena. Essa idéia surgiu quando nosso Warrior Prince Doug abriu um tópico num dos fóruns do Orkut falando dos filmes que inspiraram nossos TPTB. Isso faz uns quatro meses atrás, e depois de uma conversa produtiva no MSN, eu e Doug achamos mais alguns trechos de filmes que faziam tal referencia. Com a correria de faculdade e trabalho, eu acabei adiando esse artigo mês após mês, o que foi ótimo, porque há duas semanas eu comprei o 10th Aniversary Collection, Box comemorativo de 10 anos de Xena e eis que para minha surpresa, um dos extras tratava exatamente deste tema, logo, agora terei mais referências para produzir algo mais completo. Outra referência que também usarei será o Official Guide to The Xenaverse, escrito por  Robert Weisbrot.Portanto, vamos lá!
Antes de partir pras homenagens propriamente ditas, é interessante fazer uma explicitação aqui sobre “Por que Xena é o que é”, ou seja, por que Xena dá pulos, dá mortais, sopra fogo, e faz todo tipo de acrobacia humanamente impossível.
Na época da produção de Hercules, o sonho de Robert Tapert era levar ao ar algo que misturasse o clima “Western” de produções como Bonanza, com as artes marciais do cinema de Hong Kong.
Apesar das lutas de Hercules, estarem sendo – segundo Tapert – meticulosamente coreografadas, o porte do personagem e do ator não permitia que a “velocidade oriental” fosse adicionada  ao roteiro, ou seja, acrobacias, pulos e giros seriam impossíveis para um cara do tamanho e peso de Hercules, o que frustrou temporariamente os planos de Robert.
Sendo grande fã de Brigitte Lin, a protagonista de The Bride With White Hair e encantado por tal personagem, Tapert confabula com John Schullian um método de trazer aquele estilo usado no filme para Hercules, mesmo que “de passagem” e é aí que surge a idéia de inserir na trama “herculeana” uma vilã sem escrúpulos.
Coincidiu que na mesma época, a Universal precisava de uma nova série para preencher um horário e Robert Tapert e companhia acenderam suas lâmpadas de idéia, planejando criar um spin-off que ajudasse inclusive a alavancar a audiência de Hercules. Logo o estúdio ofereceu sua própria versão de nome: Bekka. Ainda bem que um velho mentor de Tapert havia lhe dito que nomes começados com X sempre chamam mais atenção.
Sendo sido levada adiante a idéia do spin-off, uma das primeiras determinações de Tapert era de que XENA, seria uma série mais rápida do que HERCULES. Enquanto em Hercules eles fariam 15 tomadas por dia, em Xena seriam feitas 30, o que nos dá uma boa idéia de por que, a maioria dos fãs de Xena acha Hercules “levemente entediante”.
Outra coisa que contribuiu para esse tom Hong Konguiano em Xena foi a sonoplastia.Pode parecer estranho de se pensar, mas é verdade. Principalmente a partir do episódio Callisto, a sonoplastia de Xena passou a receber uma atenção ainda mais especial. Cada nariz quebrado, fogueira crepitando ou cavalaria galopando ganhava um som cuidadosamente estudado para causar efeito X ou efeito Y na cena.Mas o que fez toda a diferença, foi o característico som “whoosh” a cada movimento corporal, virada brusca ou puxada de espada. Julgado como exagerado por muitos fãs, o nosso conhecido whoosh estava lá por um motivo. Acelerar Xena, deixá-la mais próxima dos filmes orientais onde mãos e pernas não são apenas armas letais, mas instrumentos acústicos. A partir do começo da segunda temporada, os whooshes passaram a ser usados com mais moderação a pedido de Tapert, contudo alguém da equipe observou que XWP estava começando a “soar como qualquer outra série”, e de acordo com Robert Weisbrot “[…] the sound technicians engaged in long, spirited debates on the question: to whoosh or not to whoosh”
Bom, explicados esses fatores, vamos ao que realmente vos interessa: as referências.Diferente do sistema “por temporada”, vou organizar a ordem por nome dos filmes.Vamos ao primeiro:

Chinese Ghost Story
Chinese Ghost Story merece ser citado com muita atenção aqui porque foi uma grande inspiração pra Robert Tapert e Sam Raimi, não só na produção de Xena Warrior Princess, mas também em Evil Dead.
Esse é um filme de terror chinês, de 1987. Na verdade o enredo mistura terror e comicidade, contando a história de um atrapalhado coletor de impostos chamado Ning, que ao passar a noite num templo “mal assombrado” conhece a misteriosa Nie, pela qual se apaixona.
Nie é na verdade um fantasma, do qual a alma está presa a servidão ao “Demônio da Árvore”, uma “monstra” na qual Yodoshi foi claramente inspirado, que obriga Nie a matar os homens que vão até ela para que esse demônio se alimente deles. Para salvar Nie, Ning precisa recuperar as cinzas dela antes do pôr do sol, para que ela tenha a chance de reencarnar. Para ajudar nosso “herói” que tem o maior jeitão de Joxer, há um “ghost killer”, de nome Yan, que dedica a sua vida a acabar com fantasmas maus e tenta matar o Demônio da Árvore.
Até aí aposto que vocês já encontraram diversas semelhanças. Nie é praticamente o que podemos chamar de “Akemi original”, pois assim como a nossa odiada japinha xenítica, está submetida à vontade de um ser das trevas.Yan faz as vezes do Ghost Killer de FIN, Harukata, e a monstra da árvore, obviamente, Yodoshi. Mas o mais interessante é que as semelhanças não se limitam propriamente a enredo, mas tem muitos detalhes visuais nos quais AFIN foi obviamente inspirado.

Confiram os seguintes trechos de Chinese Ghost Story:

Aqui no primeiro vídeo uma referência à três cenas de XWP. A entrada de Yodoshi, a cena de Xena vestindo um vestido vermelho logo após ter morrido, em A Friend in Need, e o beijo/passagem de ar, entre Xena e Lao Ma em “The Debt II”

Nessa cena, temos Nie

Nessa tomada temos aquela espécie de “píer” que levava à casa de chá onde ficavam Akemi e os demais fantasmas presos a Yodoshi. Também temos Nie, tocando aquele instrumento de cordas, chinês, o mesmo que Akemi toca na casa de chá.

Referências em XWP:

O Beijo de Xena e Lao Ma em “The Debt II”

A cena de Xena vestindo o traje vermelho em “A Friend in Need”

Muyki chamando o Lord das Trevas em “A Friend in Need”

Xena andando pelo “píer” que levava à casa de chá em “A Friend in Need”

Observação: Assim como O Lord das Trevas, Yodoshi, a monsto “Demônio da Árvore” tem uma MEGA língua nojenta. Quem se aventurar a assistir o filme, atente para o “defeito especial” dessa língua em ação! É mais assustador que todos os fantasmas do filme juntos!

Observação II: Apesar dos defeitos especiais da década de 80, o filme é bem legalzinho e a trilha sonora tem umas músicas bem agradáveis.

Tai Chi Boxer ou Tai Ji Quan

Não consegui achar muitas informações sobre o enredo deste filme de 1996, mas a história de trata de um jovem mestre de Tai Chi lutando contra contrabandistas de ópio.Desse filme, temos a seguinte cena pra vocês conferirem:

E aqui, temos a nossa querida NAJA(ra), levando porrada de Xena enquanto ambas lutam penduradas em cipós no episódio “Conversion”

Swordsman III ou The East is Red

Filme de 1991, com Brigitte Lin e Jet Li, adaptado dos livros da série “The Smiling, Proud Wandere”.

No filme, diferente do livro, há um caso entre o protagonista e uma antagonistas, que nunca apareceu nos livros. O personagem principal vive correndo atrás de mulheres, e o final do filme se difere completamente do livro, com ambos navegando para o Japão…Logo, podemos notar que Ling Huchong (Jet Li) e Asia, the Invincible (Brigitte Lin) se tornaram anos mais tarde…Bórias e Xena

Na cena abaixo, Asia em um jogo de dados, aposta PARTES DO CORPO, dos perdedores..

E embaixo, Xena, Ming Tzu, Bórias e Lao Ma, jogam dados, com Xena sugerindo que sejam apostadas…PARTES DO CORPO, dos perdedores, em “The Debt II”

Drunk Master II

A história, de 1994, sequência de Drunk Master,diz respeito as aventuras de Wong Fei Hung(Jack Chan), que acidentalmente se envolve com assuntos do cônsul britânico, que estão contrabandeando artefatos chineses pra fora do país.O protagonista luta contra os capangas do Cônsul usando o chamado “Boxe do bêbado”, descobrindo que ele se torna mais poderoso nas lutas quando ingere alcool.

Na luta abaixo, um Jack Chan um pouco “tostado”, interpreta a cena que deu origem a um dos truques mais interessantes de Xena, que Lucy, com cara e coragem, fazia na raça! Sem dublê.

Cenas em XWP que fazem referência:

Once Upon a Time in China II

Filme que se passa em 1875, tendo como personagem Wong Fei Hung(Jet Li) que viaja para Canton para assistir um seminário de medicina.Ele tem a companhia de seu interesse romântico, a “Décima Terceira Tia” (SIM, é disso que a chamam no filme), Siu Quan e um discipulo, Leung Foon.
No meio dessa viagem, ele tem que combater a Sociedade do Lótus Branco, um grupo nacionalista de extrema.

Neste filme está a cena que inspirou uma das lutas mais clássicas de Xena Warrior Princess.Apenas dêem uma olhada:

E agora…nossas garotas, trocando porradas em XWP, no episódio “Callisto”.

Nesse filme também temos Jet Li arrebentando alguns pilares com uma arma bem curiosa…um pano molhado

Mas não é só ele, o vilão também conhece o truque…

E aqui, Xena mostra que também domina a técnica, em “Between the Lines”…

Fong Sai Yuk

Fong Sai Yuk é um lendário mestre de artes marciais, treinado por sua mãe, Miu Tsui-fa, da dinastia de Qing.

Na história desse guerreiro lendário foram baseados os filmes Fong Sai Yuk I e II, os quais estrela Jet Li (sempre ele!).

No primeiro filme, o herói conhece a linda Lui Ting Ting, pela qual se apaixona, mas o pai da moça, Tiger Lui promove uma competição para os pretendentes de sua filha e quem ganhar, leva a mão da moça em casamento.Contudo, os competidores tem que enfrentar a mãe da moça, Siu-Wan.

A luta entre os dois se dá em um andaime, e posteriormente…nas cabeças do povo que assistia.Familiar?

E aqui, Xena repetindo a façanha, em duas cenas de XWP

Observação: Filme recomendado. Tem ação, porrada e toques de humor, como quando a mãe de Fong Sai Yuk vai lutar com a mãe de Ting Ting pra restaurar a honra do filho, disfarçada de homem (irmão de Fong) e ganha a mão de Ting Ting para si!

Dragon’s Inn

Não encontrei muita informação sobre esse filme de 1992, mas o enredo é basicamentea história de um eunuco sedento de poder que invoca uma entidade maligna em sua busca pela conquista de China, na época da Dinastia de Ming.

Também não achei muitas cenas do filme, mas a que vem a seguir com certeza tem significado para nós xenites..

Enquanto isso, lá na China, numa cabana qualquer…

Anos depois, Xena e Cyane repetem a cena em “Adventures of Sin Trade II”

The Bride with White Hair

Filme de 1993, um dos “queridinhos” de Tapert e Raimi, que serviu de inspiração direta pra personagem que tanto adoramos.O protagonista é Cho Yi Hang (Leslie Cheung), que foi educado por um Taoista e se tornou um grande espadachim com grande senso de honra e bondade.ele conhece uma jovem chamada Lien Ni Chang, interpretada por Brigitte Lin (sempre ela!), pela qual se apaixona.Mais tarde descobre que a moça é uma orfã criada por lobos e posteriormente educada por gêmeos siameses que lideravam um culto maligno.
Redimida pelo amor de Cho Yi Hanf, Lien decide deixar o culto, e passar por um ritual de purificação (que seria o corredor de espancamento).

Os trechos em vídeo das cenas que eu achei foram bem pequenos, mas dá pra ter uma idéia.

Agora a cena presente no episódio “Gauntlet” de Hércules.

Então é isso pessoal. Não poderia esquecer de prestar aqui meu agradecimento ao Doug, afinal foi através de um tópico dele e de conversas com ele que essa idéia me surgiu.

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