Artigos

2 - 3 minutes readPerdão no Xenaverse

Reader Mode Text to speech

                                                          Por Shion Malfoy

 

 

Perdão. Definição: é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição…

Sim, um monte de palavra junta, alinhada na forma certa. Forma até um texto bonitinho. Mas, na prática, o que é o perdão? E como conseguimos vê-lo no nosso Xenaverse?

Vou citar o ato de perdão mais conhecido do seriado: Callisto, após várias reviravoltas perdoa Xena do assassinato de sua família no episódio Sends of Faith, da quinta temporada.

Este perdão foi – em minha opinião – o mais lindo de toda a série e representa muito para a história das personagens. Se Xenanão tivesse matado sua família, Callisto nunca teria causado tantos desastres. Nunca teria matado tanta gente e ser odiada por tantos outros… Muitos fãs estarão dizendo ‘isso foi na época da Xena Evil, agora é outra coisa’. Mas não! Nossas ações sempre irão gerar uma reação, sejam breves ou em longo prazo.

Sinceramente, se uma louca conquistadora exterminasse o que eu tenho de mais valoroso na minha vida, e dizer que foi um mero acidente, não sei se queria saber de conversa. E ainda faria tudo o que a Tia Call fez, ou ainda pior. TODOS fariam isso… é natural… É aí que entra o perdão.

Não é apenas a tal assassina chegar e dizer que está arrependida dos seus pecados passados que ficará tudo bem. A marca da perda familiar estará lá dentro, ficará sempre lá… Não poderemos olhar para essa pessoa e dizer que não sentimos nada, que esquecemos que está tudo bem! O perdão é algo nobre e valoroso. Para consegui-lo, e fazê-lo também, pode ser tão complicado quando uma questão de álgebra!

Na sexta temporada, nossa gloriosa Gabrielle vai até a África com um instinto de raiva para matar o assassino de seus pais… quando chega à hora de fazê-lo, ela dispensa, para não se tornar como ele. Ela o perdoou? Ela esqueceu que seus pais foram mortos pelas ordens dele? Não! Ela vai continuar a odiar ele para sempre e sempre que se lembrar irá sentir raiva do homem que tirou um bem tão precioso dela. Gabrielle tem nobreza, claro, mas não suficiente para cessar o ressentimento para comGurkham.

Isso torna Callisto uma mulher tão nobre quanto sua linhagem de sangue derramado a ponto de aceitar seu destino e ‘renascer’ no ventre daquela que um dia retirou sua mãe de si.

O perdão é algo que vem do coração. É sincero, Não vem de uma hora para outra. Não exige atos humilhantes e nem demonstrações dele. É apenas o ato de poder conviver, de estar em paz consigo mesmo sabendo que não fere mais ao outro. E alguém que consegue dar e conseguir um perdão, é alguém digno de admiração.

É algo complicado, difícil entender, mas um dia todos iremos nos dar conta dos nossos atos e perdoar ou ser perdoado… porque: The love is the way!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *