Artigos

10 - 14 minutes readRenée O’Connor: Uma mulher para ser mais que lembrada…

Reader Mode

 

 Por Natasha T. dos Santos

 

Renée O’Connor: Uma mulher para ser mais que lembrada….
Olá queridos Xenites, cá estou eu neste artigo desse mês, para escrever sobre uma pessoa importantíssima no nosso Xenaverse, ela faz aniversário nesse mês de fevereiro, dia 15, ela nos conquistou e encantou no seriado, começando como uma “simples” ajudante, sonhadora e falante personagem de Xena – A Princesa Guerreira, e terminou como melhor ‘amiga’, confidente emais importante na vida de Xena. Preciso dizer quem é ainda? Com vocês, nossa belíssima Renee O’Connor!
Renée O’Connor, ou simplesmente ”ROC” como chamam muitos de seus fãs, nasceu em 1971 no Estados Unidos.
Ela, uma formidável atriz que atuou pela primeira vez em sua carreira profissional aos 16 anos, em um comercial para McDonalds (e cá entre nós depois de ver ROC no comercial, abre o apetite e dá ‘aquela’ vontade de comer hambúrguer [risos]) depois ela atuou em Teen Angel mais conhecido como o New Mickey Mouse Club,e por aí ela fez muitos papéis e aparece até hoje nas telinhas, alguns com mais e outros com menos aparições.
Uma mulher de dignidade, profunda beleza e muito talento, de todos os papéis que ela fez, o que mais marcou sua carreira e fez sua estrela brilhar mundialmente, que a fez ter muitos fãs e admiradores foi em Xena – A Princesa Guerreira, como a sensível, corajosa e barda companheira de Xena,Gabrielle.
A Gabrielle de Renée O’Connor
Xena – A Princesa Guerreira é dos seriados mais famosos mundialmente. Xena apareceu de um crossover em Hércules em 1995, e deram tanto certo os capítulos com a Princesa Guerreira que ela logo tomou lugar em seu próprio seriado em 1995 no primeiro episódio da série (Sins of the Past / Pecados do Passado).
Renée foi escolhida, quando a atriz Sunny Doench desistiu das gravações da série de TV, para fazer a falante e sonhadoraGabrielle, a companheira e Amiga de Xena nas suas viagens. ROC foi convidada a atuar em alguns episódios de XWP, e ela concordou.
O que não esperavam é que assim como a perfeita Xena de Lucy Lawless, Renée O’Connor tomou seu lugar também nas telinhas, e apaixonou o público Xenite com o passar dos episódios. ROC faria apenas alguns episódios em Xena, mas o público gostou tanto da paixão e dedicação com que ela interpretava, que não teve outra: Renée tornou-se co-estrela da série como Gabrielle, ao lado de Lucy Lawless como Xena.
A Gabrielle de ROC começou como uma ”simples” ajudante de Xena e, com o passar da série, tornou-se melhor amiga de Xena, Barda e Guerreira.
As mudanças de Gabrielle ocorridas desde o primeiro capítulo ao último foram muitas, e o público amou as aparições de ROC e LL juntas.

PolÊmica em XWP, e… mais que Amizade??
Com o tempo, fãs de XWP começaram a ver o seriado com outros olhos. As aparições do subtexto desde o primeiro episódio com este (The Titans / Os Titãs) da primeira temporada deixaram os fãs confusos. Pode Gabrielle e Xena ter algo a mais que Amizade?
Lucy Lawless e Renée O’Connor tinham/têm muita química juntas: quando entravam em cena, seja com ou sem subtextos, arrasavam e encantavam. Essa questão entre Xena e Gabrielle foi tão profunda e bem atuada por elas que os fãs começaram a desconfiar até mesmo da natureza sexual de ambas as atrizes, ROC e LL, perguntando a elas se tinham algo a mais, mas logo elas trataram a situação com muito respeito e bom humor como sempre, dizendo que são “muito grandes amigas, nada a mais“.
Vida Pessoal de uma Estrela
ROC se casou com Steve Muir, na Nova Zelândia, em 14 de outubro de 2000, e em 22 de setembro de 2001 nasceu Miles Willian Muir, filho do casal. Eles se divorciaram em 2005 e cada um foi para o seu lado.
Renée teve um relacionamento com Jed Sura, um ator que ela conheceu filmando Diamonds and Guns. Eles tiveram uma bela filha, Iris Sura O’Connor, que nasceu em 19 de março de 2006.
Curiosidades ROCKers
– Renée foi capa da revista TV Guide durante 3 edições seguidas em 2001
– Foi listada em #3 na lista das 100 pessoas mais intrigantes do ano, em #2 em 1997;
– Renée entrou na lista Pessoas mais lindasde 1997 pela revista People;
– Renée foi listada em #45 na lista australiana das 100 mulheres mais sexys do ano em 2000;
– Lucy Lawless e Renée O’Connor não eram amigas só como Xena e Gabrielle, elas são MUITO amigas na vida real também, e apesar de ser um pouco difícil, elas sempre se encontram quando podem;
– Renée escalou o Kilimanjaro por “ordem” da sua mãe;
– Seus apelidos são: Ren, Stumpy (referente ao desenho Ren and Stimpy), e ”ROC” chamada carinhosamente assim pelos seus fãs;
– Ela dirigiu os episódios: “Deja vu All over again” e “Dangerous Prey” de Xena -Warrior Princess;
– Já trabalhou como instrutora de aeróbica e garçonete (já pensou, você chama o garçom e vem a loirona linda, Renée O’Connor!);
– ROC quase sempre dispensava dublê, ela realmente gostava do que fazia.

Depoimentos de ROCKers apaixonados
Existem tantos fãs que amam de paixão Renée, que a admiram tanto, que a adoram e idolatram. São aqueles que não pode ver as iniciais ”ROC” que já procuram saber do que se trata e ficam enlouquecidos. A lista é muito longa, o número de ROCKersé muito igual e competitivo com o número de Lawlers (fãs de Lucy Lawless), e têm aqueles que não escolhem, e simplesmente amam as duas. Então, para representar um pouco dos ROCKers, os fãs apaixonados por essa loira super simpática, convidei alguns amigos meus que caíram de amores por essa maravilhosa atriz, e deram algumas palavras de afeto em relação a ela:
“Quem é Renée O’Connor?
Pra qualquer um, ela pode ser apenas uma atriz que fez algumas pontas em filmes de pouco significado e se consagrou num papel único.
Mas não pra nós Xenites.
Às vezes alguns se perguntam, por que se declarar ROCker? Que brilho tem a mocinha loira ao lado da morenaça de 1,80m e olhos estonteantes?
Bom, a mocinha loira tem um brilho mais do que especial. Além da beleza rara, dos olhos verdes apaixonantes, o que conta é o carisma! O carisma da atriz E da personagem. A Lucy mesma afirma que, se fosse qualquer outra pessoa, se não fosse a Renée, seria horrível.
Renée conseguiu dar vida a Gabrielle de um modo que, quando assistimos a série, não vemos uma atriz interpretando, mas vemos a própria personagem como uma pessoa REAL, rindo, chorando, brilhando. Vemos a evolução das duas, da atriz E da personagem. Vemos o esforço, em todas as cenas onde as dublês eram dispensadas. Vemos a emoção nos olhos da Gabrielle criança da primeira temporada, ou da mulher guerreira de A Friend In Need. E é por trazer tudo isso para nós, que Renée O’Connor é especial para mim.
Porque ela é a atriz mais XENITE do cast, lembrando de cada cena com uma minúcia rara. Porque durante os comentários de episódios, é possível ver os olhos dela brilharem de emoção. Porque ela tem uma consideração grande com os fãs, sai em passeatas e quebra as regras, conversando com fãs e dando autógrafos quando não deveria fazê-lo por ordens superiores.
Porque ela mandou o emburrado Steve Muir (ex-marido) ir embora sozinho da convenção de 2003, porque ela iria atender aos fãs. E não importa a situação que ela apareça, seja em convenções, seja em shows da Lucy Lawless, seja em entrevistas relâmpago para o AfterEllen, seja em comentários de episódios ou Coffee Talks, ela sempre está com um sorriso no rosto e o brilho nos olhos esbanjando carisma, mas sempre mantendo a humildade.
É por isso que eu como ROCker, afirmo que amo a Renée atriz, a Renée guerreira, a Renée dançarina, a Renée produtora, diretora, lutadora, mãe dedicada, artista e XENITE.
E nesse mês tão especial, não posso deixar de dizer, Parabéns Renée!” – Mary Anne, ROCKer e Xenite Subber assumida, Diretora da Revista Xeníte.
“Como você pode descrever um amor, uma admiração por alguém que você nunca viu pessoalmente, com quem nunca falou? 
Um sentimento que te faz querer acompanhar sempre essa pessoa, saber tudo que está acontecendo com ela? Que se essa pessoa estiver sofrendo você também vai sofrer? 
É algo inexplicável, mas acontece. Você admira tanto uma pessoa que tudo que você queria era estar perto dela, saber como ela está, o que está sentindo, ajudar em tudo. Eu simplesmente amo e admiro Renée O’Connor, não tem como explicar, é além do que eu possa entender. 
Ela é uma pessoa incrível. O jeito como trata as pessoas, as ações que faz, o seu humor, seu talento. Gabrielle sem ROC seria somente mais uma personagem. As emoções passadas, da comédia ao drama, são de uma verdade incrível, ela consegue passar tudo que a personagem está sentindo, fica difícil não se emocionar ou rir com ela, o seu carisma cativa qualquer um. Eu amo todas essas coisas juntas, sou Rocker acima de tudo e sempre vou ser. Sempre vou defender, admirar, sempre e sempre. Pessoas como ela fazem o mundo melhor. E por último: ela é linda e eu amo ela!!!” – Divanice Soares (Diva), ROCKer e Xeníte.

“Ela é loira, ela é baixinha, ela é linda, ela é do Texas! 
Essa é Evelyn Renée O’Connor, de 37 anos, imortalizada no papel de 
Gabrielle, a barda e fiel parceira de Xena, a Princesa Guerreira. 

Em todos os trabalhos da ROC (assim carinhosamente chamada pelos Xenites), podemos notar sua face sensível e radiante ostentada apenas por alguém que ama o que faz. Claro que nós fãs sempre enxergaremos traços de Gabrielle em cada gesto ou palavra da Renée, mas na real isso não é um sintoma de fanatismo doentio: é que tanto ROC quanto a Gabby possuem características semelhantes, em especial a doçura. Mãe de dois filhos, ROC começou muito jovem sua carreira, em comerciais, inclusive um para a rede McDonald’s e alguma coisa para o Clube do Mickey em 1989. Quando apareceu no filme “Hércules e o Reino Perdido” em 1994, seu talento foi percebido pelos produtores executivos Sam Raimi e Rob Tapert, que a colocaram em seu filme “Darkman II”, e mais tarde em “Xena Warrior Princess”.

Ela morou em Auckland, Nova Zelândia, onde XWP era filmada, até o ano de 2001. Casou-se com Steve Muir, proprietário de uma rede de restaurantes, em outubro de 2000 em Austin, Texas. O casal teve um filho, Miles William Muir. Com o término de XWP, ROC mudou-se para sua terra natal e divorciou-se de Steve. Em 2005, ela teve uma menina com seu novo namorado, o ator Jed Sura. 
Renée possui duas companhias próprias de filmagens, ROC Pictures e ROC Productions.
Ela adora pintar, e sustenta suas produções independentes com a grana que lucra com a venda via eBay de seus quadros.
Também recebeu nomeações de algumas entidades lésbicas ao longo de sua carreira, mesmo após XWP chegar ao fim. Renée vem dedicando-se a trabalhos de atriz, produtora e co-diretora.

Essa é a nossa guerreira Gabrielle que, assim como nós, sente saudades de Xena desde meados de 2001.” – Robson Cardoso dos Santos (Rob), O Bardo Guerreiro, ROCKer e Xenite do Xenaverse.

“Renée O’Connor… Eu devia falar da ROC, esquecendo (ou dando pouca importância) para a Gabrielle. Mas não vou fazer isso pelo simples fato que sem Renée O’Connor nós, Xenites, jamais teríamos a nossa barda de Potédia. 
Um personagem pode ser um sucesso ou um fracasso, e grande parte da responsabilidade do que vai acontecer é do ator que o representa. ROC conseguiu transformar Gabrielle em algo mais que um sucesso: um marco na vida de muitos, e um exemplo para vários. O desenvolvimento da personagem durante as seis temporadas mostra também a evolução da atriz. Não que Renée não fosse uma grande atriz antes de interpretar Gabrielle. 
O fato é que Gabrielle nos mostrou o potencial dessa atriz nascida em Katy, Texas. Comédia, drama, ação, terror… Gabrielle é um resumo expandido (isso existe?) do talento de Renée.
Além do talento inegável como atriz, ROC também é produtora e diretora. E, apesar de hoje não ser mais uma celebridade tão conhecida na mídia, vale lembrar que até hoje existem milhares de pessoas que continuam adorando o trabalho da mãe do Miles e da Iris.
Vamos agradecer à Sunny Doench, porque ela desistiu de interpretar Gabrielle, dando a chance da estrela de nossa amada (Evelyn) Renée O’Connor. E, claro, dar parabéns a Renée, porque agora em 15 de fevereiro ela apaga sua 38ª velinha!” –Chris Barda, ROCKer, Xenite e Super Subber (Colunista Geral RX).

“Para quem conhece o mínimo de Xena, o nome Gabrielle não passa despercebido. Ela é representada pela atriz Evelyn Renée O’Connor, nascida no dia 15 de fevereiro de 1971 no Texas, EUA.
Gabrielle é a grande companheira de Xena que acompanha ela em todas as suas jornadas. Assim como Xena, Gabrielle é dotada de várias habilidades como lutar, pechinchar, tem um ótimo poder de persuasão, entre outras habilidades. Sabe lutar com o cajado, sais, mãos e pés e, mais tarde, aprende até a usar o Chakram. Já demonstrou também habilidades com a espada.
Teve numerosos romances (tanto shipper como subber) justamente por ser uma pessoa encantadora. Já pensou em deixar de lutar para seguir o “caminho da paz”, o que desistiu de fazer para a alegria de todos. Se tornou uma rainha amazona e, como tal, teve que ir à frente de várias batalhas. Começou com o cabelo comprido, mas em uma batalha no meio da quarta temporada ficou com o cabelo curto (odiado pela maior parte dos fãs) e assim permaneceu até o final da série. 
Começou como poetisa, virou guerreira e ficou conhecida como a Poetisa Guerreira.
Entre as várias lições que podemos aprender com Gabrielle no decorrer da série, a que mais se destaca é que vale a pena lutar por amor. Não precisa ser uma luta com sais ou espadas, mas uma luta do coração por aquilo que acreditamos.” – Léo, Xenite e participante constante da comunidade “Universidade Xenite”.

 

Bem, depois de tantas declarações, emoções, afeto e dedicação demonstrado em palavras, queria lhe dizer, mesmo que você nunca tenha conhecimento desse artigo, digo-lhe, Renne O’Connor, que você é uma atriz maravilhosa e espetacular, que a cada ano sua estrela brilhe sempre muito mais, e que esse seu lindo sorriso radiante que brilha como o sol surja sempre em seu rosto para tornar nós, seus fãs, cada vez mais felizes, pois você é dessas pessoas das quais mesmo estando longe, sentimos que está sempre bem perto de nosso coração: HAPPY BIRTHDAY, RENNE O’CONNOR.

Fontes de algumas frases/trechos deste artigo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9e_O’Connor

http://xenamovie.rg.com.br/

By: Natasha T. dos Santos (Nat Lee) [colunista de Astrologia/ musical/episódios e geral]

One Comment

  • Monique Cantuário

    Concordo plenamente com cada palavra escrita nesse artigo. Eu sinto-me impressionada com a evolução da Gabrielle, de inocente e falante barda á uma incrivelmente forte guerreira. Renee soube como ninguem interpreta-la e tenho certeza q como Gabrielle, Renee O’Connor cresceu e aprendeu bastante com a série. Admiro muito seu talento e acima de tudo sua humildade e carisma para com os fãs.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *