A ARTE DAS ARTES MARCIAIS: JUDÔ
By: Natasha T. dos Santos
Olá Xenítes, este edição veremos um pouco sobre o Judô, esta luto muito conhecida e a qual já estava devendo a tempos para mostrar a vocês, então, vamos lá!
Judô/Origem & História
O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente, o Judô pode considerar-se um Jiu-Jitsu com mais regras, se assim dizermos. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.
O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais.
Os principais objetivos do Judô, é fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
Judô/Golpes & Regras
Os golpes dados no judô são os: Koka, Yuko, Wazari e o Yppon.
Koka: Pontuação mínima, você derruba seu oponente sentado.
Yuko: Quando você derruba seu oponente na lateral do corpo dele
Wazari: Quando você quase o derruba perfeitamente, no caso com as costas no chão, quase perfeito.
Yppon: Quando você o derruba com as costas no chão, no caso chamo de Golpe Perfeito.
O judô se consiste em você tentar derrubar seu oponente de costas, fazendo com o arbitro lhe de pontuações, o que fizer mais pontuações ganha. Por isso que existe variação de ponto. Finalizasse a luta quando você da um Yppon golpe perfeito, quando é finalizado por um estrangulamento, chave de articulação, ou quando é imobilizado por 25 segundos. Ai chega o fim da luta, pois você não tem mais como seguir a luta após tomar um golpe Yppon.
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.
No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.
Judô/Faixas-Graduações
As graduações do judô são feitas através das cores das faixas (no Brasil), que são amarradas no quimono. São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta – 1º Dan, preta – 2º Dan, Preta – 3º Dan, preta – 4º Dan, preta – 5º Dan, Vermelha e Branca – 6º Dan, vermelha e Branca – 7º Dan, vermelha e Branca – 8º Dan, vermelha – 9º Dan, Vermelha 10º Dan.
Judô/Informações adicionais
Qual é a diferença entre o Judô e o Jiu-Jitsu?
Jiu-jitsu é uma arte marcial que utiliza golpes de articulação, como torções de braço, tornozelo e estrangulamentos, para imobilizar o oponente. Inclui também quedas, golpes traumáticos e defesas pessoais, como saídas de gravata, esquivas, contra-golpes etc.
O judô é uma luta que exige muito coordenação motora e um bom repertório de movimentos. Isto reflete no seu trabalho mental. Você tem que pensar rapidamente e se antecipar ao movimento que o seu oponente vai realizar. Através da prática, de métodos de ataque e defesa, ou do treino do corpo para o cultivo da mente, podemos dominar o princípio ou essência desta arte, que é o caminho da delicadeza, ou o princípio de todas as artes e da própria vida.
Código Moral do Judô:
O judo é muito mais do que uma modalidade desportiva, uma luta ou uma arte marcial, tem o seu próprio código moral, que deve ser aplicado em todos os aspectos da vida de um judoca.
- Amizade: o respeito, a sinceridade e a modéstia são a base para construir laços de amizade com aqueles que o acompanham nesta escola de vida.
- Auto-controle: controlar as emoções e os impulsos, principalmente os negativos, mantendo-se concentrado nas suas capacidades e naquilo que tem de ser feito.
- Coragem: no judô (tal como na vida) ser corajoso implica saber começar uma coisa, ter a força para continuar, mesmo sem resultados à vista, e nunca desistir, ter sempre esperança.
- Cortesia: existem um conjunto de regras e de etiquetas que devem ser respeitadas; o judoca tem de ter sempre consciência das suas atitudes e consequentes resultados.
- Honra: ser digno consigo próprio e com os outros; dar o melhor de si e fazer por ganhar, mas não procurar a vitória a qualquer custo.
- Modéstia: saber ganhar, saber perder, ser humilde e despretensioso em ambas as situações e, acima de tudo, com os seus colegas.
- Sinceridade: saber ser verdadeiro e exprimir-se genuinamente, o que implica um grande conhecimento e aceitação de si próprio.
- Respeito: talvez o valor mais importante do judo e da vida; é essencial respeitar-se a si, aos outros atletas, ao professor, àquilo que se passa no tapete. Só com respeito é que há confiança, verdade e amizade.
Fontes:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/judo.htm
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070522071310AAyQ0p0
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4
http://moedeiro.blogspot.com/2009/10/golpes-do-judo.html
Xenítes fico por aqui, e espero que o artigo tenha esclarecido um pouco mais sobre esta arte marcial tão digna, bela e conhecida.
Deixe seu comentário criticando/elogiando/sugestionando para que possamos cada vez escrever melhor.
Até a próxima!
One Comment
Mára
Valeu Natasha, mas disseste que os golpes dados no judô são os: Koka, Yuko, Wazari e o Yppon. Creio que foi um erro de digitação pensaste uma coisa e digitaste outra. Estes que citaste são as pontuações os golpes são vários e normalmente recebem o nome da parte do corpo envolvida e do movimento feito. Mas foi muito legal ver o Judô aqui. Obrigada e parabéns.