Batalha Medieval
By: Natasha T. dos Santos.
Introdução
Olá Xenítes, esta é a nova coluna da Revista Xeníte, mensalmente eu Natasha Lee (assim reconhecida no Xenaverse) irei escrever sobre alguma luta escolhida por mim e também por vocês! Irei fazer a partir desta edição enquetes para saber qual luta vocês gostaria de saber mais e assim, a vencedora irá ser retratada aqui por mim e é claro, relacionada a Xena – A Princesa Guerreira.
Todos sabem que Xena não tinha um só estilo de luta, ela tinha o seu próprio modo de lutar, o estilo Xena de ser, e este seu estilo abrange várias lutas e golpes, desde Luta Livre até Kung– Fu, fora a luta de espadas muito importante na série. Não será somente Xena nosso foco aqui ao longo desta coluna, Gabrielle, Ares, Varia, Lívia/Eve e muitos outros personagens serão aqui também lembrados e relacionados conforme os estilos de lutas, espero que apreciem a nova coluna que começará retratando um estilo de luta não tão bem reconhecido que vale muito a pena conferir, eu mesma o pratico e posso lhes dizer que é muito bom, agora vamos ao que interessa!
Batalha Campal…
Assim também chamada de Batalha Medieval, é muito parecida com lutas de espadas de verdade, a única diferença é que a espada de B.C (batalha campal) é feita de outro material não cortante, assim para que todos possam usufruir, até os mais ‘novatos’ nesta arte, tanto os meninos/homens quanto as meninas/mulheres pode participar, o ideal é que seja praticado acima de 10 anos de idade.
Batalha Campal é mais reconhecida pelos participantes de eventos de Anime, seja em pequenos ou grandes eventos, na maioria das vezes Batalha Campal é algo que faz mais sucesso. Não somente nestes tipos de eventos mas também há grupos de treinos e batalhas desta luta.
Este estilo de luta, é bom por muitas questões:
- A espada de que é feito o material não mata e nem causa lesões sérias, apenas se ‘bater’ a espada com muita força contra o corpo causará um pouco de dor, mas nada que seja grave.
- O participante fica mais perto das lutas medievais, assim, se este levar a sério os treinos e competições, poderá usar uma espada verdadeira no futuro sem perigo [depois de MUITO treino é claro].
- Pode ser praticado em vários lugares como praias e praças.
- É ótimo para aqueles que tem paixão por espada mas não possuem de muitos ‘dinares’ para comprar tal material e tem medo de se ferir seriamente.
- É divertido e ao mesmo tempo sério, com o tempo você aprende que esta é uma arte tão importante quanto lutar com espadas tradicionais.
Foto retirada do site do grupo ‘Batalha Campal’
Exemplo de espada utilizada em batalhas campal, feita por meu colega Kiba
.
B.C: Eu [de preto] Vs. Buda [de gorro] no anime Gattai-Con [junho de 2009]
B.C: Regras & Ordem
É necessário seguir os padrões das armas direitinho, como este exemplo abaixo:
ARMA |
LAMINA |
GUARDA |
EMPUNHADURA |
DIMENSÃO |
Espada Curta |
0,50 cms |
0,20 cm largura |
0,20 á 0,25 cms |
Entre 0,70 e 0,75 cms |
Geralmente é permitido mais de 5 estilos de armas, como machados e lanças, mas todas tem seu padrão e norma a ser seguido, para que nada seja injusto.
Há áreas proibidas como cabeça, virilha e partes íntimas; caso a arma atinja em algum destes locais restritos, há penalidade como ponto pro adversário, perca de ponto próprio, ou o autor de tal golpe poderá optar em levar uma bela ‘espadada nas costas’, a chamada “Punição” [esta opção esta aberta apenas em muitos poucos eventos].
Na maioria das vezes, as regras não são o problema e sempre são seguidas corretamente, mas quando são quebradas, os membros serão advertidos e caso não siga-as pode levar a expulsão do campeonato.
Obs: O Tamanho da espada, lanças e outros tipos de arma, só serão avaliados em torneios, em caso de treino ou luta amistosa, qualquer espada ou arma poderá fazer parte da luta.
X.W.P & Batalha Campal
Não preciso dizer que Xena, ou melhor, Xena e todos os lutadores (as), gladiadores (as), soldados (as), enfim, a maioria do seriado usa a sua ‘munição’, a espada é a arma preferida entre muitas, inclusive com o tempo acaba ficando como parte de sua roupa.
Pompeu: Xena, você se parece como eu… se sente nua sem uma arma! [3.16 – When in Rome…]
Aqui no Fandom brasileiro do Xenaverse, pelo que tenho informada, apenas eu e Andréia praticamos tal luta, mas espero que com este artigo mais pessoas se interessem e façam ou espalhem mais esta técnica de luta.
Enfim, como dizem que um gesto vale mais que mil palavras, colocarei algumas fotos como exemplo de espadas utilizadas pelos personagens e lutas ocorridas no seriado.
Xena: Como sempre bem poderosa!
Xena & Callisto: Inimigas até na cor de cabelo!
Gabrielle botando ordem no barraco em ‘The Greater Good’!
Sword is the Law!
B.C: Conclusão
Sabemos agora que o B.C/B.M é sim uma luta de espadas, porém sem muitos riscos e custos, e a espada feita de material diferente.
Não entrarei muito mais em detalhes sobre a espada e suas técnicas de combate, porque deixarei para quando eu falar somente da esgrima e das espadas em si, porque aí será um estudo mais específico sobre o caso.
Agradecimentos: Minha grande amiga xeníte Andréia (Déh), me deu várias dicas e sites para eu me aprofundar mais, obrigada amiga, você é muito prestativa.
Fontes:
http://www.batalhacampal.com.br/index.asp
http://swordplay.com.br
É isto por enquanto Xenítes, espero que tenham gostado da nova coluna da Revista Xeníte feita por mim, obrigada pela atenção e mês que vem tem mais Lutas X!
[Natasha Lee – Colunista fixa R.X]
2 Comments
Mára
Super legal !!!!!!!!!!!! Pena que eu não ache aqui em POA. Valeu pelo artigo.
Miih
Gostei muito do artigo ficou mt bom, so tenho uma pergunta como o seu colega Kiba fez a espada o desenho e tals ?!