Como escrever uma fanfic Uber em 5 passos.
Por Mary Anne M.W.
Olá caros leitores e leitoras!
Se você, fic-writer de primeira viagem está aqui se perguntando, o que diacho é uma fanfic uber, eu faço o favor de lhe responder!
O termo que vem do alemão, usado pela primeira vez no site Whoosh por Kym Masera Taborn e de Xena partiu pra outros fandoms, identifica histórias onde as personagens principais ou secundárias são reencarnações, descendentes,ancestrais ou clones de Xena e Gabrielle e outras personagens, apresentando obrigatoriamente características físicas semelhantes e em alguns casos, psicológicas também.
Certo, o caro leitor deve pensar. “Então é só escrever uma história sobre Xena e Gabrielle nos tempos atuais?”.
É assim…tecnicamente…
Tecnicamente seria mais ou menos isso, mas existe todo um ritual a se seguir, um padrão para que você tenha uma fanfic Uber decente (ou indecente, depende do ponto de vista)…
Passo número 1 – Personagens:
Por favor caro fic-writer, não afunde sua carreira antes mesmo de começa-la.Se for escrever uma fanfic Uber, utilize com personagens principais algo que lembre Xena e Gabrielle. Nada de pares como Uber Eve e Uber Virgil tentando se entender(mas algumas parcelas do fandom vão aceitar uma Uber Eve e uma Uber Varia), ou então Uber Meg e Uber Joxer numa cena romântica em algum restaurante de Paris.NÃO.Isso é ruim.Tosco.Não pode.Ninguém quer ler.
Passo número 2 – A descrição:
Uber Xena pode atender por qualquer nome bizarro que você deseje lhe atribuir(mas sem exageros, por favor), mas ela deve ser obrigatoriamente alta, morena, de penetrantes (ui) olhos azuis e cabelos longos e lisos.Por excelencia ela terá que ser: Ou uma pegadora mor Ou uma mulher séria e lacônica com receios de se relacionar ou uma BITCH cruel que vai fazer a Uber Gabrielle sofrer durante 33 capítulos, e a fará a pessoa mais feliz no mundo no trigésimo quarto e trigésimo quinto. Ah, e não esqueça: Pelo menos nos primeiros capítulos, ela deverá se portar como uma “Ice Woman”, porque é de praxe ser a função da Uber Gabrielle, derreter esse gelo.Então nada de Uber Xenas saltitantes, certo?
Uber Gabrielle igualmente pode ter qualquer nome que você queira lhe dar, mas por favor, isso é uma fanfic xenítica, então nada de nomes dignos de novela mexicana.Seria broxante imaginar a Uber Xena dizendo “Maria do Socorro, eu te amo”, “Soledad Carmencita, você é a melhor coisa da minha vida” e variáveis para uma Uber Gabrielle. E falando nesta, ela deverá ser obrigatoriamente loira, de inocentes olhos VERDES (leram, daltônicos de plantão? VERDES, não azuis) e ter por volta de 1,62 ou 1,63 de altura.Sua personalidade deverá sempre estar dentro de alguns padrões.Ela pode ser uma jovem inocente, pura e casta, uma jovem de relacionamentos anteriores frustrados ou mesmo uma mulher decidida que não tem medo de relacionamentos.Mas tome cuidado.Nada de descrever esse último tipo com cabelos LONGOS. Uber Gabrielle de cabelos longos = Mocinha inocente.Uber Gabrielle de cabelos curtos = mulherão. E embora hajam casos, não é natural aos clichês ubers que a Uber Gabrielle seja algum tipo de pegadora mor, e a Uber Xena seja a mocinha inocente.Então não se arrisque nesse terreno, certo?
Passo número 3 – A Profissão :
Por mais que ambas passem mais tempo interagindo uma com a outra, as suas personagens TEM que ter uma profissão.Nada de Uber pobre e desempregada.Não é chique. Além disso, em 95% das fics Ubers, elas se conhecem no ambiente de trabalho.Use sua criatividade nesse passo.Provavelmente Ubers Xenas e Ubers Gabrielles já foram de tudo nesses anos de história.Executaram trabalhos dos mais nobres aos mais devassos.Outra função do emprego é você não precisar repetir o nome da personagem toda vez que for citá-la, afinal não existe nada mais chique do que poder começar um parágrafo com “Os olhos da atraente motorista de táxi encontraram através do retrovisor os verdes olhos da jovem cientista da Nasa […]”
Passo número 4 – Enredo :
Solte a sua criatividade.Você consegue, tenho certeza.Mas não esqueça de incluir os elementos chaves. Olhos nos olhos ao se conhecerem, como se JÁ se conhecessem de algum lugar.Isso é básico. Na primeira conversa elas devem desenvolver uma super simpatia uma pela outra, ou antipatia/ódio mútuo, que depois de uns 10 capítulos vai ser classificado como fruto de tensão sexual, e depois de mais 10 evoluir para amor eterno.Mas independente de qual a abordagem utilizada, SEMPRE vai ser necessário ter um conflito. Pode ser fruto de um passado doloroso, de uma perda, de necessidade de aceitação, de traição, de heranças, de negócios, de família, de classes sociais diferentes, de divergências de partidos políticos, de preferêcias por cachorro e não por gato, whatever.Escolha o seu e o instale.Sem ele, sua fic não vai pra frente.E não esqueça, sob hipótese alguma, de descrever a vida de Uber Gab,antes de conhecer Uber Xena ou vice versa, como a mais tediosa, chata, azarada, sem sal do mundo. Pra se tornar exatamente o contrário, depois delas se conhecerem.
Passo número 5 – Cenas quentes :
nas minhas perambulações pelo fandom, 99,9% das fics ubers que encontrei, traziam as personagens nutrindo interesse ROMÂNTICO uma pela outra. Sendo assim, umas 80% dessas fics inevitavelmente acabam contendo cenas não recomendáveis a menores (que todo menor lê, mas aí cada um com seus problemas…).Ok.Tendo as estatísticas expostas, eis o que você NÃO PODE fazer: Não escreva uma fic de 300 páginas das quais 250 se resumirão em sexo com descrições quase ginecológicas, PELO AMOR DOS DEUSES. A não ser que você queira ser assumidamente um escritor de Plot-What-Plot, mas se esse for o caso, avise na introdução da fanfic pra que xenites desavisados que buscam uma história legal não tenham o desprazer de ler sobre Uber G e Uber X executando na cama todas as peripécias que VOCÊ escritor um dia sonhou em executar mas nunca conseguiu arranjar alguém pra compartilhar suas bizarrices.
Outro ponto importante: Sua fic não precisa necessariamente conter sexo. Se esse for o caso, sempre vai ter alguém que critique dizendo que sua escrita não é madura e não tem graça, mas não se preocupe. Provavelmente o sujeito ou a sujeita, é apenas alguém sexualmente frustrado que já esgotou o estoque cibernético de contos eróticos e sites pornôs e está em busca de material novo. Ou seja…você realmente se importaria com a opinião de alguém que não procura um ENREDO interessante?
Por fim:
Depois de Uber Gab e Uber Xena se conhecerem, se simpatizarem, se atritarem, saírem do armário (se for o caso), irem na parada gay, fizerem um tour pela ilha de Lesbos, terem seu conflito, e finalmente fizerem as pazes (o que normalmente é seguido de uma cena quente), coloque um THE END bem grande e deixe elas viverem felizes para sempre. Não tente colocar mais problemas, OU colocar uma terceira pessoa no meio (nem uber Ares não vale, ok?), OU matar uma delas.Elas são soulmates.Não foram feitas pra ficarem separadas.OK, OK, isso aconteceu em FIN, eu sei. Mas que culpa tenho que ninguém mandou o Tapert e o RJ Stewart lerem um “Como escrever uma história de almas gêmeas em 5 passos”?Além disso, Tapert era podre de rico e podia contratar guarda costas para protêge-lo da fúrias dos fãs.
One Comment
Adria Lis
Adorei as dicas, morri de rir com os nomes mexicanos, kkk!!
Valeu Mary, foi muito divertido!!