Sobre Fanfics

9 - 13 minutes readFanfics – Uma visão para iniciantes

Reader Mode Text to speech


Por Mary Anne M.W.

[email protected]

Bom, nessa edição de estréia estou reciclando um artigo que já escrevi tem algum tempo, mas que pode ser útil pra xenites que se sentem perdidos nesse mundo fanfiqueiro cheio de nomes estranhos.

Atualmente dentro de qualquer fandom é muito comum as pessoas se depararem com os termos Fanfiction, Fanfic ou simplesmente Fic.O que ocorre é que freqüentemente os mais leigos ficam com um ponto de interrogação pairando em suas cabeças devido ao desconhecimento sobre o assunto.
O termo pode parecer relativamente novo no Brasil, mas no mundo existe há décadas, senão séculos, já que estudiosos do assunto, consideram como fanfics publicações não autorizadas de Dom Quixote, do século XVII e paródias de Alice no País das Maravilhas, do século XIX.
Falando de aspectos mais recentes, antes da década de 60 quando explodiu a fic-mania devido ao fenômeno Star Trek, o termo era usado para designar histórias amadoras criadas por fãs de ficção científica exclusivamente, contudo, atualmente tem um significado mais amplo.
Fanfic hoje é considerada uma história de ficção escrita por fãs tomando como base personagens, cenários ou situações criadas por terceiros, sem intenção de infringir os direitos do criador ou fins lucrativos, embora a polêmica que paira sobre o assunto Fanfics X Copyrights ainda seja grande.
Embora a definição de fanfics aparentemente pareça bastante simples, o assunto pode ser mais complexo no momento em que se chega num questionamento : Quando uma história pode ser considerada fanfic?
Tomando aquela definição básica de fanfic, poderíamos considerar obras como a série Hercules the Legendary Journeys – que deu origem à Xena – como uma fanfic, afinal são histórias contadas que se baseiam num personagem já pré-existente na mitologia clássica.
Porém a complexidade não se resume nesse aspecto.Ocorreram tantas ramificações de gêneros, sub-gêneros, classificações e definições que o universo fanfiqueiro foi inundado de uma série de siglas e expressões que pode fazer a cabeça dos leigos pirar facilmente.Para complicar  um pouco mais, cada fandom acaba criando expressões e siglas particulares.Por exemplo, encontra-se termos com Soujo Ai, Shounen Ai, Yaoi, Yuri quando se trata de animes e mangás;  H², H/G, H/R quando se trata de Harry Potter; Tibette,Bettina, Sharmen, quando se trata de The L Word; Yo Bling, Sadle,GS,CS, quando se trata de CSI; e finalmente Alt, Gen, Uber, Classic,Conqueror,Mel/Jan entre outros quando tratamos de Xena Warrior Princess.Desse último fandom nós trataremos aqui por motivos óbvios : )
Essa pequena introdução teve por objetivo situar o leitor com um pequeno histórico básico de como surgiu essa mania que se espalhou na rede como uma praga.Agora, vamos ao que interessa.

Xena Fanfiction

O ponto principal que quero tratar aqui é a nomenclatura encontrada no fandom Xenite, pois é através dela que o leitor poderá encontrar a categoria de fanfic que se adéqua a seus gostos.
Antes de entrar na nomenclatura das Xena Fics, é interessante antes fazermos umas breves observações.
O termo SHIPPER no universo das fanfics provém da palavra Relationship, e desse modo, Shipper tornou-se sinônimo de casal, ou de outro termo do inglês, pairing.
Contudo no Xenaverse, sempre existe uma metalinguagem.Shipper para os xenites tornou-se um termo que freqüentemente acompanha palavras como:

* Subtexters ou Subbers – Fãs que acreditam no relacionamento romântico de Xena e Gabrielle.A palavra deriva de Subtext, no português, subtexto, ou seja , indícios desse relacionamento.Subtext é seguido de Maintext – sem adaptação para o português, onde Main, é “principal”, ou seja, quando o relacionamento fica mais explícito.
* Shippertexters – Fãs que acreditam no relacionamento de uma das personagens com outro personagem masculino, predominando o casal Xena e Ares.A palavra deriva de Shippertext, sem adaptação ao português.
* Bitexters – Fãs que apóiam tanto Xena e Gabrielle como casal, quanto Xena e Ares ou Joxer e Gabrielle.Derivado de Bitext.

Logo dentro do Universo Xenite, quando citada a palavra Shipper, ela não significa o termo “casal” ou “par”, mas sim, na grande maioria das vezes,a o casal específico, Xena e Ares.
Tendo isso claro, podemos entrar no aspecto da nomenclatura das fanfics xenites, propriamente ditas.
Essas nomenclaturas estão constantemente em processo de metamorfose ou novas criações podem aparecer e ser abraçadas por determinados grupos de fãs.
Tratando-se de Xena, há duas denominações mais comuns:

* Alt (Alternative) – Fanfics que obrigatoriamente enfocam o relacionamento romântico de Xena e Gabrielle.
* Gen (General) – Fanfics que enfocam o enredo como uma aventura, sem necessariamente o elemento romântico entre ambas.Tal categoria, não precisa necessariamente trazer envolvimento entre as protagonistas e algum personagem masculino.

Nessas duas denominações, há duas ramificações principais:

* Clássica ou X&G – Histórias que têm como personagens Xena e Gabrielle no tempo dos deuses antigos, opressores e reis.
* Über – O termo que vem do alemão, usado pela primeira vez no site Whoosh por Kym Masera Taborn e de Xena partiu pra outros fandoms, identifica histórias onde as personagens principais são reencarnações, descendentes,ancestrais ou clones de Xena e Gabrielle, apresentando obrigatoriamente características físicas semelhantes e em alguns casos, psicológicas também.

Além de Clássica ou X&G e Über, ainda existem outras denominações dentro do Xenaverse:

* CloneFic – Fanfics que retratam o futuro dos clones de Xena e Gabrielle que aparecem em Send in the Clones, 6ª temporada.
* Mel&Jan/ Mel&Janice – Fanfics que retratam o futuro do relacionamento de Melinda Pappas e Janice Covington, as arqueologistas descendentes de Xena e Gabrielle que apareceram no episódio The Xena Scrolls, da 2ª temporada.
* Conqueror – Fanfics que trazem uma Xena malvada, que conquistou o mundo, baseadas no episódio de Hércules Armagedon Now II.
* C-W/S – Conqueror/Warrior/Slave.Fanfic Conqueror com o elemento da escrava no enredo, quase sempre sendo esta, Gabrielle..
* Post FIN Fic – Fics que tratam da vida de Gabrielle (ou em alguns casos, EVE) após o último episódio da série, podendo ter Xena revivida ou não.
* Crossover – Quando mistura as séries Xena e Hercules, como ocorrido nas séries mesmo.Podem ser observados alguns casos de Crossover de Xena e outras séries.Um exemplo, é Xena/Buffy.

Xippy Award

O Xippy Award é um prêmio dado pelo site australiano Ausxip – Australian Xena Information Page à fanfics que na opinião de MaryD – a dona do site – se destacam.

Temporadas Virtuais Xenites
As temporadas virtuais ou Virtual Seasons são roteiros de histórias escritas por grupos de fãs que se intitulam roteiristas, normalmente dando continuidade à série a partir do fim.Existem várias espalhadas pela rede, em vários idiomas (infelizmente não tem nenhuma nacional ainda), mas as mais famosas são:

* Shipperseasons – Temporada virtual que se foca no relacionamento de Ares e Xena, que nessas histórias fica assumido.Para acessar: www.shipperseasons.com/
* Subtext Virtual Seasons – Temporada Virtual com Subtexto, onde na verdade o subtexto deixa de ser SUB. São as 7ª,8ª,9ª e 10ª temporadas da série, escritas em forma de roteiro por um grupo de escritoras que deram um jeito de reviver Xena e tornar o relacionamento dela e de Gabrielle explícito.Entre elas Melissa Good, que foi roteirista da série.As ilustrações ficam por conta da brasileira Lucia Nobrega.
Originalmente em inglês, foram traduzidas para várias línguas. Para acessar: www.xwpsubtextvs.com

Outras informações do Universo das Fanfics

Agora vamos tratar um pouco de outras nomenclaturas encontradas no mundo fanfiqueiro, porém não são exclusividades do Xenaverse.

Classificações Etárias

Classificação Etária de acordo com Motion Picture Association of America (MPAA)

* G – General. Censura livre. História liberada para todas as idades.Fanfics em que não há nenhum tipo de tema forte, só diálogo fraco, sem ironia ou qualquer tipo de ação.
* PG – Parental Guidance. Significa que a história contém alguma cena leve de violência ou um tanto ousada. Fanfics que tem um tema um pouco mais elaborado -> Escolas com namorados que andam de mãos dadas.
* PG-13 – Para maiores de 13 anos. A história tem um pouco mais de insinuação a sexo, violência moderada e palavras chulas mas nada explícito.Fanfics que tenham um certo conteúdo mais forte, como beijos, abraços um pouco indiscretos, linguajar mais irônico e ferino, referência de homossexualismo. Crítica social leve. Cenas quase sem violência.
* NC-15 ou R – Restricted. História com sexo e/ou violência não totalmente explícitos. Fanfic que contenha um forte sugestão sexual, amassos, referência forte de homossexualismo. Violência razoável, seguida com sangue. Ironia forte, linguajar bem ferino. Crítica social mais forte. Dark moderado.
* NC-17 (ou PG-17) – Proibido para menores de 17 anos.Digamos que o gênero classificatório mais abrangente. Sexo explícito, violência, sangue, crítica social desenfreada, yuri/yaoi com descrições fortes. Incesto, dark profundo. O gênero onde você faz o que quer e nada é proibido.
* NC-18 – Conteúdo impróprio para menores de dezoito anos. Geralmente utilizados em fanfics de Anime e/ou da série Harry Potter. Indicado como conteúdo de terror, suspense ou cenas realmente pesadas, não especificamente sexo.

Classificação Etária de acordo com FictionRatings.com:

* B – Livre de temas adultos, violência, linguagem grosseira e temas que crianças muito pequenas não possam compreender (Idade indicada: 1+)
* K – Livre de temas adultos, violência e linguagem grosseira. (Idade indicada: 5+)
* K+ – Para crianças mais maduras. Pouca violência, sem danos sérios. Pode conter linguagem suavemente grosseira, porém sem temas adultos. (Idade indicada: 9+)
* T – Alguma violência, pouca linguagem grosseira e insinuações de temas adultos. (Idade indicada: 13+)
* M – Forte linguagem grosseira, violência, forte uso de temas adultos, porém não explícitos. (Idade indicada: 16+)
* MA – Violência, temas adultos e linguagem grosseira de forma explícita. (Idade indicada: 18+)

Classificação Etária de acordo com o MediaMiner:

* A – All Audiences (todas as idades)
* P – Pre-teen (para pré adolescentes)
* T – Teen (não apropriado para crianças menores de 13 anos)
* Y – Young Adult (não apropriado para menores de 17 anos)
* X – Definitivamente proibido para menores de 17 anos.

Classificações de Gênero

* Angst – Mais triste que o drama comum.
* AU – Alternative Universe. Fanfics em que a trama ocorre num universo alternativo.
* Bondage – Imobilização de um dos parceiros para satisfação sexual.
* Crossover – Fanfic que une personagens de uma ou mais séries.Presente no Xenaverse com freqüência.
* Drabble – Fanfic de até 500 palavras.
* Dark Fic – Fanfic com temas pesados como estupro, violência, tragédia.
* Dark Lemon – Cenas de sexo com violência explícita.
* Death Fic – Fanfic onde um ou vários personagens principais morrem.
* Fantasia – Fanfic que envolve personagens míticos como fadas, bruxas, magos, etc
* Femmeslash, Femslash ou Yuri – Relação homossexual entre mulheres.Nessa categoria se encaixam as fics Alt do Xenaverse.
* Fluffy – Fanfic extremamente açucarado.
* NCS – Non Consensual Sex. Quando ocorre uma relação sexual sem o consentimento total de um dos parceiros. Não significa que seja estupro.
* One Shot – Fic de um só capítulo ( One Shot = Um tiro) podendo ser curta ou longa.
* OOC – Out of Character. Quando o personagem age de um modo diferente do habitual.
* POV – Point of View. É quando o fic é narrado em primeira pessoa. Ponto de vista do personagem principal.
* PWP – Plot? What plot? Significa: enredo, que enredo? Fic sem muito enredo dando prioridade ao sexo.Muito comum no Xenaverse.
* SAP – Sweet as possible. Significa: tão doce quanto possível. Fanfic açucarado, mas sem excesso.
* Self Inserction – Quando o ficwriter participa do fanfic, interagindo com os personagens.
* Shoujo Ai – Amor entre meninas. Fanfic sobre relacionamentos entre mulheres, geralmente platônico.
* Shounen Ai – Amor entre meninos. Fanfic sobre relacionamentos entre homens, geralmente platônico.
* Short-Fic – Fic curta, podendo ser separada em capítulos, mas normalmente contendo até 3000 palavras.
* Side Storie – Fanfic curto que explica um fato ocorrido num outro fic. Geralmente uma cena mais picante.
* Slash ou Yaoi – Relação homossexual entre homens.
* SM – Fanfic com cenas de sadomasoquismo.
* Sobrenatural – Fanfic onde acontecimentos inexplicáveis acontecem e estão fora das leis da natureza. Aparecem criaturas como vampiros, fantasmas, espíritos, monstros, etc.
* Songfic – Fanfic com a letra de uma música acompanhando a história.
* Threesome – Fanfic com cenas de sexo entre três pessoas.
* TWT – Time? What time? Fora da linha temporal da obra .
* Voyeurism – Quando se observa alguém com o objetivo de obter satisfação sexual.
* What If – O que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente.

Beta-Readers – O que são, para que servem?

Um Beta Reader é basicamente uma pessoa que faz a revisão da fanfic à procura de incoerências e erros gramaticais.Mas muitas vezes a relação de Beta Reader e Escritor vai muito além disso, podendo o Beta opinar no rumo da história, ajudar em bloqueios ou a melhorar a qualidade da escrita.Essa relação precisa ser quase um casamento: conter confiança,disponibilidade, sinceridade, respeito e tolerância, pois nem sempre é fácil fazer uma crítica e muitas vezes é mais difícil ainda receber a crítica.Um escritor pode ter mais de um Beta Reader, mas números elevados podem causar conflitos de idéias.
Antes de tudo, um Beta precisa gostar de ler e ter uma ótima noção de gramática.Em caso de assuntos específicos, conhecer o assunto que se está revisando também é imprescindível.
O Beta também deve ter noção de até onde seu trabalho deve ir, respeitando a idéia do autor, afinal a fanfic não é sua, e apenas sugerindo mudanças que possam ajudar no desenvolvimento do enredo e clareza do texto.

Capistas – O que são, para que servem?

Muitas fanfics acabam virando e-books, sendo passada para formatos PDF onde adquirem formato de livro.No entanto, não são todos os escritores que tem uma noção de design para desenvolver uma capa para sua obra.
É aí que entra a função do capista, que deve ter uma boa noção de Photoshop ou outro programa de edição para desenvolver a capa de acordo com o gosto do autor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *