Sobre Fanfics

3 - 4 minutes readThe Days Before Solstice

Reader Mode Text to speech


Por Tito Lívio de O. S. Torres (Titus) e Mary Anne M.W.

 

Estamos aqui para falar hoje, não exatamente de uma fanfic, mas de algo um pouquinho diferente e mais complicado.

Quem aqui já leu as temporadas virtuais subtextuais, as 4 temporadas virtuais que continuam a série a partir do fatídico FIN?

Provavelmente muitos já chegaram até a ler tais histórias, já outros que fogem da leitura como Gabrielle foge de coelhos apenas ouviram os comentários.
Bom, de um modo geral, creio eu que essa seja, entre a meia dúzia de temporadas virtuais hoje existente, a que mais se aproxime ao verdadeiro espírito Xenite, sendo elas escritas por algumas ficwriters de mão cheia, entre elas Missy Good, a roteirista de Legacy e Coming Home, e ilustrada pela brasileiríssima Lúcia Nobrega.
Como o nome deixa claro, são temporadas Virtuais Com Subtexto, o que quer dizer quer em tais roteiros, não existe mais aquela ambigüidade no relacionamento de Xena e Gabrielle.Ali, elas são assumidamente um casal, embora o conteúdo não vá além do que se pode encontrar numa fanfic de classificação PG13.

Mas vamos ao ponto desse artigo.Pois na 8ª temporada, o sexto episódio (Uma Coisa Engraçada Aconteceu No Caminho Para Potédia), se passa novamente no Solstício de Inverno. 

É difícil analisar esse episódio virtual do ponto de vista “fanfiqueiro” porque as SVS seguem uma linearidade, não é como uma fanfic onde o autor pode seguir o rumo que quiser – ficando dentro do “natural” estabelecido no universo a ser retratado obviamente-.

Tentando resumir brevevemente a história…é época de Solstício e Xena e Gabrielle estão viajando para Potédia para celebrar o Solstício com Lila.Durante uma das famosas conversas de acampamento, Xena afirma que acha que está ficando velha e embora Gabrielle tente persuadí-la a pensar o contrário, a guerreira se mostra bastante chateada com o fato.Tentando fazer ela se sentir melhor, Gabrielle faz um pedido a uma estrela para que ela possa pensar diferente, o que resulta num dia seguinte bastante CHEIO de encrencas para Xena enfrentar, como pode-se ver no trecho dos versos que Gabrielle escreveu para Xena, que fazem alusão à música “The Twelve Days of Christmas”:


” Nos dias antes do Solstício, meu verdadeiro amor arrumou pra mim:
Doze Vis Bandidos
Onze Ovelhas Fugitivas
Dez Órfãos Desamparados
Nove Moças Dançantes
Oito Donzelas do Leite
Sete Espeleologistas* da Montanha
Seis Ladrões Pesados
Cinco Menestréis Errantes!
Quatro Carroças Quebradas
Três Criminosos
Dois Ciclopes Cegos
E um Gato Preso Em Cima da Árvore”

“A Funny thing Happened on the way to Poteidia” é o tipo de episódio que realmente gostaríamos de ver nas telinhas, algo “light”, no maior estilo “A Day in the Life”.Clima descontraído, apesar das encrencas, tom de humor, muitos personagens surreais como os menestréis errantes, enfim, uma bela mistura de Xena e Gabrielle com ovelhas, orfãos, ciganos, cantores malucos e com aparição de Hércules – essa última dispensável, mas enfim-!

O subtexto?Bem, ele tem seus momentos, mas perde o foco diante do tom humorístico do episódio.

Na verdade pode parecer um pouco confuso, mas quem ler o roteiro vai entender e se divertir com a grande criatividade da barda.

Recomendo que leiam e aproveitem o clima de Soltício que o episódio trás, mas tomem cuidado pra não arrumar tantos presentes quantos os listados acima para suas almas gêmeas, porque um Solstício desse, só a Xena pra aguëntar!

 

* Cientistas que estudam as cavidades naturais (cavernas) e outros fenômenos relacionados ao relevo (cársticos).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *