Livros

3 - 4 minutes readEclipse

Reader Mode Text to speech

 

Por: Rodrigo A. Silva.

E-mail: [email protected]

 

 

Para aqueles que ainda não conhecem, Eclipse é o terceiro livro de uma série composta por quatro livros: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e, por fim, Amanhecer. Esta série literária de origem norte-americana e de autoria da escritora Stephenie Meyer, foi lançada no Brasil pela editora Intrínseca e conquistou milhares de fãs apaixonados aqui e ao redor do mundo. O filme, cujo roteiro foi adaptado do livro homônimo, estará nos cinemas a partir do dia 30 de junho de 2010. Para aqueles que são fãs da série e já leram todos os quatro volumes não há muita coisa que eu possa comentar a respeito desta obra. Para aqueles que não são fãs, mas já leram algum dos livros, ou estão acompanhando a versão adaptada da saga para o cinema, posso dizer que se trata da continuação do romance inebriantemente adocicado que existe entre a jovem mortal Bella Swan e seu namorado vampiro Edward Cullen. Para ficar eternamente ao lado de Edward, Bella decide, com o apoio da família Cullen, ser transformada em vampira após a formatura do Ensino Médio no final do ano letivo. Apesar de estar segura de seus sentimentos em relação a Edward, ao longo do livro Bella descobre que também nutre um tipo de amor por seu melhor amigo Jacob Black e terá que escolher qual dos dois caminhos irá seguir. Além disso, como se os problemas sentimentais já não fossem dramáticos demais, Bella continua sendo perseguida pela vampira Bitch Power Victória e por um pequeno exército de vampiros sedentos de sangue recém criados por ela.

Aqueles que não gostam da saga, não importando o motivo, devem estar se perguntando o que esse “filho de uma bacante” aqui está pensando tentando relacionar esse livro com saga da princesa guerreira. Pois bem, existe um motivo. No final deste livro Bella se dá conta de que se Edward nunca tivesse existido em sua vida, seu destino seria ter se apaixonado por Jacob Black e ter tido uma vida simples, tranqüila e feliz na nebulosa e úmida cidade de Forks. Ela concluiu que este teria sido o destino natural dela, mas este destino foi alterado, pois assim como acontece em um “eclipse”, quando a Lua surge encobrindo o Sol, Edward surgiu e encobriu o destino de Bella ao lado de Jacob.

Ler este livro, especialmente a parte em que Bella chega a esta conclusão, me fez pensar em quantos destinos diferentes nós temos em nossas vidas, quantas rotas foram traçadas e como o nosso trajeto se altera dependendo das escolhas que fazemos ou das pessoas e situações que se colocam em nosso caminho. No episódio “When Fates Collide” da sexta temporada de Xena, vemos como a vida da Gabrielle teria sido diferente se a Xena nunca tivesse entrado em seu caminho. Já imaginaram como seria a vida de vocês hoje caso nunca tivessem tido contato com a série da Xena? Não posso responder por vocês, mas no meu caso, acredito que Xena foi de fato um “eclipse” em minha vida, pois o modo como eu passei a enxergar o mundo e a lidar com as pessoas a minha volta teve, certamente, muita influência da princesa guerreira. Ter entrado em contato com os personagens, no tempo em que o seriado ainda passava no SBT, ajudou-me a lidar com várias situações desagradáveis que tive que enfrentar ao longo da minha vida. Graças a Xena aprendi a lidar com a culpa que carreguei por muitos anos em meu coração, pois ela me ensinou que nós somos aquilo que fazemos e podemos mudar a cada segundo. Graças a Gabrielle descobri que adoro escrever, mesmo não me achando muito talentoso para isso. Ela também me ensinou a ser mais compreensivo com as pessoas e a ter senso de humor, mesmo em situações desagradáveis. Ah claro, não posso esquecer de mencionar que sempre que fico bravo com alguém me imagino atirando o Chakran contra na cabeça do infeliz e logo a tensão desaparece, rsrs. Enfim, Xena mudou o rumo da minha vida e me atrevo a dizer que continuará influenciando o meu destino por muito tempo. Por esse motivo indico o livro “Eclipse”, para que todos vocês tenham a oportunidade de analisar como Xena e Gabrielle mudaram os seus destinos assim como mudaram o meu.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *