[Entrevista] Theodora Roglev aka DocCovington
Entrevista por Titus Torres
Tradução por Mary Anne
Há alguns anos atrás, os xenites descobriram a “fan music” de DocCovington através de um artigo publicado aqui e muitos deles sendo também fãs de Buffy se tornaram fãs dessas músicas.
Agora vocês vão poder saber um pouco mais sobre a mulher por trás daquela voz e daquelas letras. vamos em frente!
1) Como você se tornou fã de Xena?
Eu conhecia “Hercules”, tinha assistido dois filmes dele e achado divertidos, mas não levei a sério a ponto de acompanhar o seriado. Quando Xena foi ao ar pela primeira vez, eu vi um episódio. A princípio eu fiquei meio perplexa com a coisa toda, pensando “Cristo, do que se trata toda essa loucura? Uma guerreira numa versão fantástica ruim da Grécia Antiga? Cara, essa é outra série americana que eu NÃO preciso assistir.” Não precisa nem dizer que não levou muito tempo pra que eu viciasse, como muitos outros : )
2)Quantos anos você tinha quando começou a escrever músicas? E as poesias?
Eu sempre amei escrever, especialmente poesias. Quando criança eu costumava escrever contos, a maioria mistérios de assassinatos. Aí eu acabei deixando a escrita de lado durante algum tempo dos meus anos adolescentes. Sobre as músicas, tudo começou quando eu voltei pra Austria (eu cresci na Alemanha) com 21 anos. Eu me juntei a uma banda de rock e o guitarrista (Fredi) e eu nos tornamos amigos. Eu infectei ele com “o Virus Xena” e nós decidimos escrever algumas músicas sobre a série e os personagens. Era mais uma diversão, nós acabamos nos apresentando ao vivo nos encontros xenites na Alemanha.
3) Que músicos te influenciaram? O que nunca sai de sua playlist?
Eu tenho várias centenas de cds, que variam de música clássica ( eu cresci numa família de cantores de ópera) a jazz, country, rock, pop e até speed metal. Minha playlist varia o tempo todo, de verdade. Então é difícil dizer quem me influenciou mais. Eu acho que eu sempre tentei achar meu próprio estilo. Mas caso você queira saber quem está entre meus favoritos: Bruce Springsteen, Poets of the Fall, The Music, Melissa Etheridge, Jamie Lidell, Bohren & der Club of Gore, Wynton Marsalis, pra nomear alguns poucos.
Theodora and Nicholas Brendon (Xander Harris, in Buffy)
4)Como surgiu a idéia de fazer “fanmusic”? a primeira música era sobre Xena ou Buffy?
A primeira música que eu escrevi (depois de fazer uma versão de “A Jewel in Texas”) foi “Ides of March” dedicada ao episódio de mesmo nome. Eu fiquei bem viciada no conceito de “fanmusic” por algum tempo. As músicas sobre Buffy vieram depois.
5)E muitos xenites ficaram bem viciadas na “fanmusic” que você fez! Você ainda é fã de Xena e Buffy?
Eu não sou mais uma “hardcore nutball”, se é isso que você pergunta ; ) Mas eu ainda tenho a série toda de Xena em Dvd. Minha coleção de Buffy eu vendi há muitos anos. Mas ainda acho que Joss Whedon é um gênio.
6) Qual era, ou é, seu episódio preferido? Por que?
É difícil dizer. Por muito tempo foi “A Day in the Life”, porque esse realmente me matava de rir pra valer toda vez que eu assistia. Todo episódio que deixa minha personagem preferida, Gabrielle, brilhar, é um favorito. E não vamos esquecer de “The Xena Scrolls”, que me deu o nickname perfeito (DocCovington). hoje em dia, eu não acho que conseguiria nomear um favorito porque tem tantos maravilhosos que incluiram crescimento de personagens, grandes vilões, drama emocionante, etc. The Bitter Suite definitivamente se destaca pela música fantástica — Joe LoDuca realmente se superou ali.
7) Nos conte um pouco sobre “Ides of March” – Que parece ser a música preferida dos xenites – como você teve a idéia pra ela? Foi na primeira vez que viu o episódio?
Cara, isso faz muito tempo atrás. Eu lembro que o episódio realmente me tocou profundamente, me fez até chorar e eu pensei “Uau, que series finale perfeito esse teria sido pra série!”. Eu fiquei realmente maravilhada e me senti na obrigação de honrar aquele grande roteiro colocando minhas próprias emoções em letras e notas. Eu tenho que dizer que fiquei bem desapontada com o curso da série depois do season finale da quarta temporada. Simplesmente não faz justiça às temporadas anteriores e a esse grande episódio.
8) Quando você decidiu fazer a versão acústica de “A Jewel in Texas”? Você e o Chris Jeffery eram amigos?
O Chris e eu nos conhecíamos somente online, mas pelos e-mails que a gente trocou, tenho que dizer que ele era um cara muito talentoso e um doce. Eu acho que ele trabalha com engenharia sonora agora. Eu não lembro de todos os detalhes, mas lembro que ouvi as duas “fanmusic” dele “A Jewel in Texas” e “Gone”, várias e várias vezes. E em algum ponto surgiu a idéia de fazer a versão de “Jewel”. Eu falei com o Fredi (aka Soundsleeper) e nós nos juntamos na sala de ensaios numa tarde de domingo e acabamos fazendo.
9)Você disse anteriormente que não está ativa no fandom por uns 10 anos. Em quais outras séries você se viciou recentemente? E que outros hobbies você tem, além da música?
Bom, espero que ninguém vá me julgar, mas pelos últimos 21 anos mais ou menos, eu tenho sido uma trekkie dedicada. Entre meus seriados preferidos estão Star Trek: The Next Generation, e Star Trek: Deep Space Nine. EU nunca fui numa convenção de Star Trek, nem nada assim, mas eu realmente venero essas duas versões de Trek. Eu também tenho sido uma grande fã de “Cagney&Lacey” desde criança. Mas sobre os mais recentes, houve apenas um, depois de Buffy que eu acompanhava com grande empolgação, toda semana, nos primeiros quatro anos: “Grey’s Anatomy” (Não ria, a série costumava ser bem legal com o senso de sarcasmo, etc”)/ Eu parei de assistir quando minha personagem favorita, Dr. Erica Hahn foi riscada da série ( houve umas sujeiras rolando por trás das cenas). Com ela, a única coisa que tornava a série interessante, foi-se pelo ralo e a coisa toda virou uma novela. E eu não sou fã de novelas, que fique claro!
Meus outros hobbies incluem produção de filmes (é algo meio recente no que eu acabei de entrar), fotografia (eu ainda sou noob nisso também), jogar jogos de computador, RPG no papel (embora eu já não jogue faz uns 4 anos), filmes, tv, exercícios, viagens,…É, parece que eu sou muito geek!
Theodora and Amber Benson (Tara McClay in Buffy)
10)Na semana passada ocorreu a Décima Sexta Xenacon, em LA. Você já esteve em alguma convenção?
Eu só estive em convenções organizadas pelo fã-clube alemão, na década de 90. Uma foi organizada com a cooperação do “Fã Clube Holandês de Xena e Hércules” nos Países Baixos. Época divertida!
11) Baseando-se no tempo que você esteve ativa no fandom, se você tivesse que definit XWP e seus fãs numa frase, qual seria?
“Ahhhhleleleleleleleleeeeya!”
12) Obrigada pela entrevista!
Foi um prazer pra mim. Eu não achava que alguém ainda se lembrasse de DocCovington como parte do fandom de Xena depois de todos esses anos!