Mitologia

3 - 4 minutes read9 irmãs muito talentosas e 2 erros em XWP

Reader Mode Text to speech

OBardo

            As Musas estão entre as figuras mitológicas mais aclamadas na cultura ocidental. Muitos artistas se inspiraram no mito das musas, e até mesmo no Xenaverse elas foram citadas (vale deixar claro que as citações xeníticas fogem completamente da mitologia verdadeira).
Conta a mitologia que Zeus e Mnemosine (deusa da memória) tiveram um caso, que teve como resultado o nascimento de 9 deusas de grandes talentos artísticos. Elas foram criadas pelo caçador Croto, e eram comandadas por Apolo. Possuíam o dom de ver o passado, o presente e o futuro, e podiam banir toda tristeza e dor. Suas vozes eram melódicas e agradáveis, e elas comumente cantavam em coro. Não gostavam de ser comparadas com os mortais, chegando até mesmo a punir os que ousassem a se dizer iguais ou superiores a elas na arte da música.
O culto das musas teve sua origem na Trácia (conhecem alguém dessa região?) ou na Pieria, a leste do Monte Olimpo. Ali, conta a mitologia, era um dos locais bastante frequentados pelas musas. Outras partes da Grécia que recebiam a visita constante das nove irmãs eram o Monte Parnaso, em Delfos, e o Monte Hélicon (já ouviram falar?), na Beócia.

Calíope: Esqueçam do que é dito em A Tale of Two Muses; Calíope é a deusa da poesia épica e da eloquência. É a mais velha, além de ser considerada a líder das musas. Seu nome significa “bela voz”, e seus símbolos são a tabuleta e o buril.  Geralmente, representa-se Calíope como uma jovem de ar majestoso, com uma coroa de ouro. Conta-se que Apolo se apaixonou por ela, e juntos tiveram dois filhos, Himeneu e Iálemo. Com Eagro, seu marido, a musa gerou Orfeu, o cantor da Trácia.

            Clio: Deusa da História. Seu nome significa “a que confere fama”. É representada segurando um rolo de pergaminho ou um cesto com livros. A ela é creditada a introdução do alfabeto fenício na Grécia. Clio é representada como uma jovem coroada de louros, geralmente descansando sobre o globo terrestre, próxima à figura do tempo. Por essa representação, pode-se entender que a História chega a todos os lugares, em todas as épocas.

            Erato: Deusa da poesia erótica; seu nome significa “a que desperta desejo”. É uma jovem ninfa coroada de mirto e rosas. Carrega uma lira e um arco.

                  000000               000000               000000
                      Calíope                           Clio                                Erato

           Euterpe: Deusa da música e da poesia lírica. Seu nome significa “a que dá alegria”. Foi a inventora da flauta, assim como de outros instrumentos de sopro. É representada tocando a sua invenção.

            Melpômene: seu nome significa “a cantora”. É a deusa da tragédia. Usa a máscara da tragédia e folhas de videira. Seu aspecto sempre é sério e grave.

            Polímnia: deusa da poesia sacra e dos hinos religiosos; seu nome significa “a de muitos hinos”. Possui uma atitude pensativa, veste-se de branco e usa um véu. Em algumas representações, traz o dedo na boca (não me perguntem por que, eu não achei uma explicação para isso).

                      000000               000000               000000
                 Euterpe                      Melpômene             Polímnia

            Talia: Musa da comédia, seu nome significa “a festiva”. Usa a máscara da comédia e carrega ramos de hera. Talia (que pode ser chamada também de Tália) é o oposto de Melpômene.

        Terpsícore: Mais um errinho dos roteiristas de XWP. No episódio Lyre, Lyre, Hearts on Fire, esta musa foi apresentada como a da música. Na verdade, Terpsícore é a deusa da dança. Seu nome significa “a que adora dançar”. Esta musa também regia corais e carregava uma cítara ou lira. Alguns autores a consideram a mãe das sereias.

            Urânia: seu nome significa “celeste”, e é a deusa da astronomia. Seus símbolos eram o globo celeste e o compasso. É representada usando um vestido azul-celeste, coroada de estrelas. Pode estar segurando um globo terrestre ou instrumentos matemáticos de medição.

            000000               000000               000000
            Talia                   Terpsícore              Urânia

            Essas são as 9 musas, Xenites. Espero que agora, quando forem começar algum trabalho artístico, vocês saibam a quem dirigir as suas preces. Agora, se mesmo depois de ter lido, vocês não saibam a quem se dirigir, vale rezar para todas. O que importa é ter a inspiração no momento certo, não é?
Fico por aqui… opa! Parece que não. O Olimpo me convoca para mais uma entrevista… Quem será desta vez?

Referências: http://www.edukbr.com.br/artemanhas/mit_grega.asp (imagens, inclusive)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Musas

One Comment

  • Mára

    Brilhante ! Faltam palavras pra descrever … [acho que as musas foram tomar café . humpft nunca tão quando a gente precisa… Tinham que instalar ponto eletronico pressas aí… Parabéns mesmo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *