Mitologia

2 - 3 minutes readHera

Reader Mode Text to speech

OBardo

            8 de março é o dia internacional da mulher. Por esse motivo, esse mês, a coluna Mitologia está falando de Hera.

            Hera (Juno, na mitologia romana) era a esposa e irmã de Zeus. Era filha de Cronos e Réia, e mãe de Ares e Hefesto. Sua área de influência é tudo que na Grécia Antiga estava ligado ao “universo feminino”. Dessa forma, Hera era a protetora do matrimônio e da fecundidade. Contudo, nas lendas, ela era a deusa da vegetação.
Seus símbolos são o pavão, a romã (símbolo do amor conjugal) e um cetro, encimado com um cuco.

Conta a lenda que Zeus namorou Hera por 300 anos até conseguir convencê-la de se casar com ele. Apesar de todo o sacrifício para convencê-la, Zeus nunca foi muito fiel, e possuía muitas amantes. Hera perseguia a quase todas elas e seus filhos; os únicos que não eram perseguidos eram Hermes e sua mãe, Maia, por conta da grande inteligência do deus mensageiro. Quando se casou, Hera recebeu de presente de Gaia (sua avó) uma árvore que dava maçãs de ouro. Essa árvore foi colocada no jardim das Hespérides, ninfas do poente que cuidavam da árvore.

            Era muito orgulhosa e ciumenta, e seu maior desejo era ser mais bonita que Afrodite, sua maior inimiga.

            Hera era venerada em muitos lugares, em especial Argos, e por isso, também era conhecida como Argéia. Também era muito popular em Creta e Samos, onde os Argonautas construíram um grande templo em sua homenagem – esse templo era o maior de toda a Grécia. Em Olímpia, o Heraion, templo de Hera, precedeu o de Zeus. Nele eram organizadas corridas de mulheres, desde os tempos imemoráveis, de quatro em quatro anos, em comemoração daHeraia.

            Em Hercules The Legendary Journeys, Hera é quase sempre representada pelos olhos de pavão, e foi representada pela atriz Meg Foster. Em Xena, no episódio God Fearing Child, Hera ajuda Hércules a conseguir um osso de Cronos para matar Zeus, e ela morre na hora em que Eve nasce.

            Apesar de todas as suas interferências na vida dos mortais, suas batalhas e problemas do dia-a-dia, Hera era uma das deusas mais veneradas na Grécia Antiga.

Ficamos por aqui esse mês. Sei que esse não foi um dos artigos mais interessantes de mitologia, mas peço desculpas pela correria que foi meu mês de fevereiro. Na próxima edição, eu prometo um texto interessante!

One Comment

  • Mára

    Vou discordar. Este texto é interessante… Hera irmã de Zeus e o povo tem que saber disso. E uma deusa protetora do matrinônio num ia gostar muito da Deusa do amor erótico… pegação e talz né. Vamos falar sério acho que perseguir mortais que tiveram filhos de Zeus foi um grande erro dela, afinal não era como se as mortais tivessem muita escolha com o Rei dos Deuses né. Não é o tamanho do artigo, mas a qualidade da informação que conta. Eu gostei.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *