Artigos

4 - 6 minutes readLendo as estrelas

Reader Mode Text to speech

Qual xenite nunca ficou nas nuvens quando Xena e Gabrielle deitavam sob um céu de estrelas? Vemos cenas assim em alguns episódios muito bons, como “A Day in the Life”, e momentos românticos deste quilate pedem uma bela trilha sonora. Foi pensando nisso que eu resolvi pesquisar na música pop algumas canções que falem da paixão das estrelas!

 

1 – Madonna – Lucky Star

 Sentido da música: Uma doce declaração de afeto para alguém que se ama, comparando a pessoa àquela luminosidadezinha que sempre consegue romper o mais negro dos céus.

 Ela me lembra o (a) xenite: CHAPO (porque ela é a maior fã de Madonna que eu conheço!).

 

“Você deve ser a minha estrela da sorte

Porque você brilha sobre mim aonde quer que esteja

É só eu pensar em você e começo a brilhar

E preciso da sua luz.”

 

2 – Cyndi Lauper – Hat Full of Stars

 Sentido da música: Esta belíssima baladinha de Lauper fala sobre como o namorado dela não reparava nos significados maiores por detrás dos pequenos gestos e símbolos do relacionamento dos dois, a ponto de achar que o “chapéu cheio de estrelas” da Cyndi era apenas um acessório, sendo que, para ela, o adorno tinha toda uma importância sentimental. 

Ela me lembra o (a) xenite: JASSON e GISELLE (porque ambos são sonhadores e otimistas como Cyndi!).

 

“Quando tudo que eu tinha

Era um chapéu cheio de estrelas

Aquele que eu sempre amarei

Aquele que você usou

Você adorava o estilo

Mas nunca olhava pra dentro

Você deveria ter nos visto lá

Você poderia ter visto muito mais

Você deveria ter visto a magia

Do meu chapéu cheio de estrelas.”

 

3 – Melanie C. – Northern Star 

Sentido da música: Uma das letras mais profundas da carreira da ex-Spice Girl fala de como muitos de nós até olham para o céu à procura de estrelas que possam lhe fornecer alguma felicidade, mas deixa nas entrelinhas que poucas são as pessoas ousadas o bastante para desejar a estrela mais brilhante e bela da abóbada celeste. 

Ela me lembra o (a) xenite: ALESSANDRO (por todas as vezes que o vi com “Melanie C.” no ATIVAR O QUE ESTOU OUVINDO do MSN!).

 

“Eu aprendi bem a minha lição

A verdade está lá fora, eu garanto

Não olhe para trás e não se entregue às mentiras e despedidas deles

Não seja alguém de quem eles se esquecerão

Quando você estiver perdido, busque por mim

E você verá que ela não está longe

Estrela do Norte.”

 

4 – t.A.T.u. – Stars 

Sentido da música: uma das mais suaves melodias da antiga dupla russa que causou polêmica pelo suposto lesbianismo de suas integrantes fala sobre como podemos já estar no paraíso, o lugar que sempre almejamos habitar, e nem mesmo nos darmos conta disso, em função da sensação de irrealidade. 

Ela me lembra o (a) xenite: TITUS (porque ele, assim como o que as t.A.T.u representaram nos anos 2000, jamais irá mudar seu carisma).

 

“Como foi que chegamos tão longe?

Você tocou minha mão e deu partida no carro

E pela primeira vez na minha vida, eu estou chorando

Estamos no espaço? Pertencemos a isto?

Um lugar onde ninguém chama isso de errado

E igual às estrelas que queimam tão distantes

as milhas.”

5 – Evanescence – Your Star 

Sentido da música: reza a lenda que Amy Lee estava melancólica na sacada do hotel, depois de um dos shows do Evanescence em Lisboa, e foi buscar um refúgio nas estrelas, que encontravam-se ocultas pelas fortes luzes da metrópole. A letra foi inspirada numa conversa tristonha da vocalista com o céu. 

Ela me lembra o (a) xenite: PEDRO HENRIQUE e NATASHA (porque o amor deles pela banda é incondicional e atemporal).

 

“Eu não consigo ver a sua estrela

Embora eu tenha pacientemente esperado, ao lado da cama,

pela morte do dia de hoje

Eu não consigo ver a sua estrela

As luzes mecânicas de Lisboa a assustaram.”

 

 

6 – The Corrs e Bono – When the Stars Go Blue

 Sentido da música: Essa lindíssima música do quarteto dos irmãos Corrs com o vocalista do U2 fala de como o rapaz apaixonado deixa claro para a menina amada que sempre estará ao lado dela, mesmo quando as estrelas a decepcionarem, numa tentativa humilde de mostrar que ela pode se sentir segura em inclui-lo na sua vida. 

Ela me lembra o (a) xenite: MARISA (porque eu falei “Forgiven but not Forgotten” – música famosa do The Corrs – no Encontro Xenite 2011 e ela me cumprimentou alegre por eu ser, como ela, conhecedor da banda!).

 

“Aonde você vai quando está só?

Aonde você vai quando está triste?

Aonde você vai quando está só?

Eu vou te seguir,

Quando as estrelas ficarem tristes

Quando as estrelas ficarem tristes…”

 

7 – Simply Red – Stars

 Sentido da música: Fala sobre um cara apaixonado seria capaz de despencar da maravilha das estrelas se o resultado da queda fosse o colo de sua amada! 

Ela me lembra o (a) xenite: DÉH (porque dediquei um video de aniversário para ela alguns anos atrás com esta música como tema).

 

“[…] Que eu…

Quero cair das estrelas

Direto para os teus braços

Eu… Eu sinto você…

E espero que compreenda.”

 

8 – Enya – Paint the Sky with Stars 

Sentido da música: Poeticamente, fala de como podemos esquecer de nossos verdadeiros anseios adormecidos dentro de nós, a menos que descubramos um modo de lançar uma luz em nosso interior que faça com que eles despertem. 

Ela me lembra o (a) xenite: MARY ANNE (porque Enya e Mary Anne têm em comum esse misterioso e natural ar de mentoras!).

 

“Apenas a noite saberá

Porque os céus nunca revelam

Todos os sonhos que existem para se conhecer

Pinte o céu com estrelas…”

Então é isso, amigos xenites. Espero que tenham se encantado com a energia astral que me ajudou a conceber este artigo, e procurem ouvir as músicas que selecionei aqui, pois eu garanto a vocês uma coisa: pelo menos uma delas irá fazer com que vocês fechem os olhos debaixo de um céu coberto de estrelas e continuem com o brilho delas cravejado no escuro de suas pálpebras.

7 Comments

  • Mary Anne

    Ai Robson, que lindo. Obrigada pelo comentário em Paint the Sky with Stars. E olha que coincidência. Há uns dois anos eu comecei uma fanfic (que pretendo terminar ainda um dia) onde eu usava essa música da Enya em um dos capítulos <3

  • Marisa

    Robson muito obrigada pelo comentário.Essa música When The Stars Go Blue é linda *-*, deixo para você uma frase de Olavo Bilac “Há quem me julgue perdido,porque ando a ouvir estrelas.Só quem ama tem ouvido para ouvi-las e entende-las..”

  • Deh Sousa

    Meu amigo Robson, meu irmão. Só tu mesmo pra me deixar sem jeito e com lágrimas nos olhos, como se isso não acontecesse sempre né.
    Vc é mesmo uma pessoa ímpar na minha vida. Junto com outros amigos Xenites, tu fazes a minha vida mais iluminada e feliz amigo.
    Creio que vc tenha uma bola de cristal, pois não é possivel amigo, AMO demais a música Star do Simple Red. Ela me traz boas lembranças e exemplifica o que sou capaz de fazer pela felicidade das pessoas que amo.
    Obrigado amigo de coração pelo seu enorme carinho.
    Em julho estaremos juntos novamente e um grande e afetuoso abraço hei de ter dar.
    Saudades super grande de Vc.

  • Chapo

    Ta, chorei agora :’)

    Engraçado vc escolher essa musica. É justamente minha musica com a Helen.
    Plus, essa musica é do album Ray of Light q é dedicada à filha dela e como ser mãe mudou a visão dela sobre o mundo. Aliás pra muitos é o melhor album da Madonna.
    Brigada mesmo Rob *o*

  • Alê Chmiel

    Rob lindooooooo!!!! *_*
    Ainda farei um artigo musical sobre Melanie C e as músicas que me lembram XWP. A cantora possui músicas muito profundas, e volta e meia me pego pensando em XENA enquanto ouço as canções. Adorei a lembrança!! E eu caberia tranquilamente também no espaço reservado aos fanáticos por Amy Lee e sua banda, amo demais XD
    Sério, lembrar da Mel C pra esse artigo me emocionou. Amoamoamo!!!
    Besos!!!!!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *