Artigos

4 - 6 minutes readOi, sou eu de novo, a Revista Xenite :)

Reader Mode

Saudações Xenites do Brasil (e exterior).

Na época dos deuses antigos…

A Revista Xenite surgiu em 2008 para atender uma necessidade do fandom brasileiro: Falar sobre a série que tanto amava. Com o surgimento dela, centenas de fãs puderam libertar seus bardos e bardas interiores e produzir conteúdo sobre Xena – A Princesa Guerreira gerando engajamento e discussões sobre a série por anos, mesmo após o término da produção.
Inicialmente em formato mensal, publicamos muitas edições da RX com muito material de valor histórico e emocional, artigos nascidos de muita pesquisa, crônicas, resenhas, entrevistas, entre diversos outros conteúdos que já apareceram na nossa página. Depois de um tempo, deixamos um pouco de lado as publicações mensais, mas continuamos abertos à postagens eventuais que de tempos em tempos brotam das mentes criativas do Xenaverse.

Uma terra sem lei clamava por uma heroína…

Como nem tudo são flores, no decorrer de sua existência a RX enfrentou diversos problemas técnicos: Pra atender a demanda crescente, tivemos que nos reestruturar inteiramente de uma página simples pra um gerenciador de conteúdo, no meio do caminho tivemos que lidar com nosso domínio sendo sequestrado por um vazamento de informações da empresa responsável, trocamos de hospedagem algumas vezes, e em uma das ocasiões uma empresa de má índole deletou todo nosso conteúdo sem aviso prévio e sem razão, fazendo com que perdessemos uma porcentagem do conteúdo e precisássemos republicar manualmente o que ainda tínhamos. Financeiramente manter o site no ar também sempre foi um desafio, devido a custos com hospedagem, domínio, layout, plugins, e precisamos muitas vezes contar com a generosidade desse mesmo fandom que escreve e lê para a RX (como inclusive estamos contando agora!).
O último grande desafio que a Revista Xenite enfrentou foi justamente numa dessas trocas de servidor – sempre buscando uma solução financeiramente viável- onde nosso banco de dados foi corrompido no momento do backup. Eu, Mary, nunca trabalhei com desenvolvimento para a Web, tudo que fiz sempre foi aprendendo o que era necessário para suprir as demandas da RX, então houve esse momento onde o desafio se tornou maior do que o conhecimento que eu tinha na ocasião ou que o tempo que eu dispunha para estudar o assunto a fim de conseguir resolvê-lo. Na época, inclusive, deixamos diversas mensagens pelo fandom Brasileiro em busca de alguém com conhecimento técnico para nos ajudar a restaurar a página, mas infelizmente não obtivemos sucesso. De 2016 pra cá, muitas vezes fui inquirida sobre a volta da RX ao ar, mas infelizmente sempre tive que responder que estava esperando um milagre acontecer e surgir alguém com conhecimento técnico pra nos ajudar.

Como tudo surge no seu momento certo, somente agora em 2023 nossos salvadores surgiram. A Amanda (que é xenite porque a obriguei a ser rs) e o Allan (que não faz parte do fandom, mas tem um coração enorme) tomaram frente dessa missão que era quase um dos 12 trabalhos de Hércules e trabalharam arduamente para restaurar tudo ao funcionamento correto. A eles, toda minha gratidão <3.

O que vem agora…

A Revista Xenite surgiu há mais de 10 anos e estava parada desde 2016. Muita coisa mudou na internet e em como nos relacionamos com ela nesse meio tempo. A aparência antiga da RX, por mais nostálgica que fosse, estava seriamente defasada e não era responsiva, não atendendo às necessidades básicas da navegação mobile de hoje. Novamente, minha heroína, Amanda botou a mão na massa e assumiu o desafio de arrumar a casa, trabalhando por horas (como ainda está) para reestruturar tudo e entregar um site bonito, funcional e responsivo pro fandom.
Tudo isso ainda é um trabalho em progresso e levará meses até que seja quase totalmente concluído (porque no fundo, nunca termina), então talvez vocês encontrem bugs e alguns problemas aqui e ali, e caso encontrem, usem os canais de contato para nos avisar! Mas decidimos lançar o site reestruturado para que os fãs possam acessar o nosso acervo de maneira mais adequada desde já.

Como vocês podem ajudar?

Existem algumas maneiras de contribuir para a volta e para a longevidade da Revista Xenite:

1- Espalhe a palavra:

Faça como Eve, pregadora de Eli, e espalhe a palavra sobre nosso retorno. Como mencionei, os tempos mudaram, a internet mudou e o fandom que antes era bem mais centralizado (saudades Orkut) hoje está espalhado por aí. Por mais que divulguemos o retorno em nossas mídias sociais, nem sempre a notícia chegará a todos os interessados, então, comente com seus colegas Xenites sobre a volta da Revista!

2- Liberte seu bardo interior:

Uma das perguntas mais feitas recentemente foi “Vamos poder publicar novamente?” e a resposta é “SIM”. Quem quiser publicar na Revista Xenite está mais que convidado. Vocês poderão enviar seus textos pelos canais de contato e tomaremos as providências para que eles sejam publicados. Obviamente teremos algumas diretrizes a seguir, porque a internet não é terra sem lei.

3- Se estiver dentro de suas possibilidades, contribua conosco:

Viajar pela Grécia antiga sem se preocupar com dinheiro infelizmente era um privilégio que só a Xena tinha, porque nos tempos modernos não chegamos longe sem ele. Manter um site no ar, com qualidade, gera alguns gastos. Recentemente convoquei uma vaquinha para a renovação do domínio da RX por 5 anos, e fiquei muito surpresa e grata pela velocidade com que a meta foi batida. A todos que contribuíram, meu agradecimento, de coração. Daqui pra diante temos alguns outros gastos com hospedagem e manutenção do site, e explicaremos algumas formas de contribuir futuramente. Então quem tiver um dinar extra pra contribuir com a causa, saiba que estará ajudando a manter esse acervo no ar por muito tempo.

Esperamos vocês…

Esperamos vocês participando novamente. Seja lendo, comentando, escrevendo ou mesmo usando a Revista Xenite como fonte para pesquisa. Histórias são importantes e precisam ser contadas, para isso, estamos fazendo a nossa parte.

Para saber das novidades siga nosso Canal do Whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *