5 - 7 minutes readA Guerra entre Amazonas e Centauros
EPISÓDIO Nº. 10
Temporada 1, episódio 10
Series 110
Nome em Português: A Guerra entre Amazonas e Centauros
Nome original: Hooves and Harlots
Nº de Produção: 76911
Nº do Roteiro: 109
Datas aproximadas de gravação: Setembro de 1995
Data da primeira exibição do episódio: 20 de novembro de 1995.
SBT: 1996-1997*
(Precisamos confirmar)
Sinopse
Depois de tentar – sem sucesso – salvar a vida de Terreis, uma Princesa Amazona, Gabrielle acaba recebendo o direito de casta dela e se tornando uma princesa amazona. (Simples assim) E tudo estaria bem se não fosse por Krykus, um senhor da guerra, que estava tentando faturar com uma guerra forjada entre amazonas e centauros para que estes se destruíssem e ele lucrasse com a venda de armas. (O Capitalismo mostrando suas garras, parece até um país que conhecemos bem) As amazonas acusam o filho do líder centauro de assassinato e à Gabrielle é dado o dever de executá-lo. Xena, por sua vez, acha isso um absurdo e começa a juntar provas de que o senhor de guerra está no meio disso por sua conta em ato de traição contra as duas nações. Mas, bem, Xena está atrasada porque Melosa, a rainha amazona está cheia de ódio. Xena faz com que Gabrielle desafie a rainha e use Xena como sua campeã. Xena vence Melosa. Xena fala para todos sobre o senhor da guerra e eles vão lidar com esse problema – que é o real problema do episódio.
Convidados Especiais
- Danielle Cormack (Ephiny)
- David Aston (Tyldus)
- Alison Bruce (Melosa)
- Mark Ferguson (Krykus)
Elenco Regular
- Rebekah Mercer (Terreis)
- Colin Moy (Phantes)
- Chris Bailey (Celano)
- Antony Starr (Mesas)
- John Watson (Arben)
- Aurora Philips (Magdelus)
- Tanya Dignan (Eponin)
- Andrew Kovacevich (Tor)
Créditos
- Escrito por Steven L Sears.
- Editado por Jim Prior.
- Dirigido por Jace Alexander.
Fofocas
Em 01/03/2001, Steven L. Sears, ex-Co-Produtor Executivo, compartilhou no Xena NetForum da StudiosUSA:
“Gabrielle tecnicamente se tornou Rainha das Amazonas após ‘Hooves & Harlots’. No entanto, ela passou seu Rito de Cargo para Melosa, que agia como sua Regente. Quando Gabrielle retornava à tribo, Melosa deferia a autoridade para ela. Após a morte de Melosa, Gabrielle foi a única com os poderes de Rainha, o que Velasca tentou explorar.”
16/12/1998 – Lucy Lawless no Maratona de Ação de Graças
Durante a maratona XENA/HERK de Ação de Graças nos EUA (26/11/1998), Lucy Lawless fez comentários gravados entre os episódios. Sobre “Hooves and Harlots”, ela mencionou: “Na cavalgada para a batalha, os carros são puxados por centauros. Não tínhamos muitos centauros disponíveis, então trapaceamos um pouco, mas o resultado ficou bom.”
02/10/1998 – Danielle Cormack na Convenção de Cherry Hill
Em 29-30/08/1998, na convenção em Cherry Hill, NJ, Danielle Cormack (Ephiny) compartilhou pensamentos sobre a relação de Ephiny com as personagens principais. Ela expressou orgulho pelo desenvolvimento de Ephiny e seu desejo obsessivo de ser a rainha das Amazonas.
09/02/1998 – Danielle Cormack na Convenção de Burbank II
Em janeiro de 1998, Danielle Cormack falou na Convenção de Burbank II. Ela discutiu o desejo de Ephiny pelo direito de casta e mencionou sua experiência de audição para o papel. Surpreendentemente, ela admitiu nunca ter assistido um episódio completo de XENA ou HERCULES até aquele momento.
Diferenças de Roteiro
- O texto a seguir foi escrito por “SheWho” do site Whoosh.org. Optamos por trazer apenas alguns trechos mais pontuais.
- Você pode conferir a transcrição do episódio aqui (em inglês)
Diferenças no Roteiro de “Hooves and Harlots” | |
---|---|
Descrição de Terreis | “Uma jovem, da idade de Gabrielle, com uma aparência semelhante.” |
Diálogo entre Terreis e Gabrielle | Revelações sobre o passado de Gabrielle e sua visão sobre as Amazonas e o mundo dos homens. |
Reação de Gabrielle aos Flechas | Gabrielle tenta agir como se estivesse protegendo a retaguarda enquanto Xena desvia as flechas. |
Xena Deixando Gabrielle | Xena deixa Gabrielle para buscar algo para a dor de Terreis, em vez de verificar se o local está seguro. |
Descrição da Dança da Morte | Descrição detalhada da ‘dança da morte’ no acampamento das Amazonas. |
Gabrielle Guardando Segredo | Gabrielle mantém informações sobre o direito de casta em segredo a pedido de Ephiny. |
Cena Omitida de Xena | Cena após Xena salvar a vida de um Centauro é omitida na versão televisiva. |
Escolha de Arma por Gabrielle | Gabrielle escolhe um cajado de guerra, inspirada pelo manejo de Xena com seu cajado de caminhada. |
Diálogo Adicional entre Xena e Tyldus | Diálogo aprofundado sobre a relação e o passado de Xena e Tyldus. |
Formação de Gabrielle | Gabrielle é treinada com um cajado por Eponin, usando seu cajado de caminhada familiar. |
Diálogo Precedendo Ataque de Ephiny | Diálogo que talvez explique a motivação para o ataque de Ephiny a Xena. |
Diálogo entre Xena e Krykus | Discussão sobre a possibilidade de guerra entre Centauros e Amazonas e os benefícios para um senhor da guerra. |
Gabrielle e o Direito de Casta | Gabrielle confrontada com a decisão de executar Phantes e o diálogo cortado após a chegada de Xena. |
Gabrielle Desafiando Melosa | Gabrielle sugere argumentar ou debater a questão em vez de lutar até a morte. |
Gabrielle Massageando Xena | Cena omitida na qual Gabrielle massageia os ombros de Xena antes da batalha com Melosa. |
Roteirista e Diretor | Escrito por Steven L. Sears, dirigido por Jace Alexander. |
Análise do Episódio
“Hooves and Harlots” de “Xena: A Princesa Guerreira” não é apenas um episódio emblemático na narrativa da série; ele também ressoa profundamente com ideias da Nova Esquerda Inglesa e do feminismo, oferecendo uma perspectiva crítica sobre poder, gênero e resistência.
Este episódio, ambientado na interseção de culturas fictícias de Amazonas e Centauros, reflete a luta contínua contra as estruturas patriarcais, um tema central no feminismo. A representação das Amazonas como uma sociedade matriarcal, onde mulheres são simultaneamente guerreiras, líderes e guardiãs do conhecimento, vai ao encontro das ideias feministas sobre a redefinição do poder feminino e a subversão das normas de gênero. A personagem de Gabrielle, ao abraçar seu novo papel de princesa amazona, simboliza a jornada feminista de auto-descoberta e empoderamento. É importante no entanto frisar que, nada disso foi intencional por parte dos roteiristas e criadores. Como disse Sears (que é também o roteirista responsável por este episódio), a criação de Xena e Gabrielle eram principalmente como pessoas e não intencionalmente feminista ou político.
Do ponto de vista da Nova Esquerda Inglesa, que frequentemente explorava temas de classe, poder e resistência cultural, o episódio oferece uma narrativa rica. A aliança entre Xena e as Amazonas contra as forças opressoras ecoa a ideia de união contra estruturas de poder dominantes. Xena, uma personagem complexa que transita entre diferentes mundos, exemplifica a figura da ‘outsider’, desafiando o status quo e buscando a justiça.
O episódio também destaca a importância do diálogo e da diplomacia, aspectos valorizados pela Nova Esquerda como meios de resolver conflitos (sobretudo a socialdemocracia). A habilidade de Xena em negociar e compreender as nuances de diferentes culturas reflete a busca pela compreensão mútua como ferramenta para a mudança social.
Além disso, a interação entre personagens de diferentes origens e a representação das Amazonas desafiam as concepções tradicionais de feminilidade e poder. Essa abordagem ressoa com os ideais feministas de diversidade e inclusão, enquanto questiona e expande os papéis tradicionalmente atribuídos às mulheres na sociedade e na mídia.
“Hooves and Harlots” transcende sua função como entretenimento para se tornar um comentário poderoso sobre questões de gênero, poder e resistência. Através das lentes da Nova Esquerda e do feminismo, o episódio não apenas enriquece a narrativa de “Xena: A Princesa Guerreira”, mas também oferece insights valiosos sobre lutas sociais e políticas mais amplas.
Por: Amanda Perbeline