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5 - 7 minutes readA Guerra entre Amazonas e Centauros

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Lucy e Reneé. Imagem originalmente publicada em When Hearts Collide. Postado com autorização.

EPISÓDIO Nº. 10
Temporada 1, episódio 10
Series 110

Nome em Português: A Guerra entre Amazonas e Centauros

Nome original: Hooves and Harlots

Nº de Produção: 76911
Nº do Roteiro: 109
Datas aproximadas de gravação: Setembro de 1995

Data da primeira exibição do episódio: 20 de novembro de 1995.

SBT: 1996-1997*

(Precisamos confirmar)

Sinopse

Depois de tentar – sem sucesso – salvar a vida de Terreis, uma Princesa Amazona, Gabrielle acaba recebendo o direito de casta dela e se tornando uma princesa amazona. (Simples assim) E tudo estaria bem se não fosse por Krykus, um senhor da guerra, que estava tentando faturar com uma guerra forjada entre amazonas e centauros para que estes se destruíssem e ele lucrasse com a venda de armas. (O Capitalismo mostrando suas garras, parece até um país que conhecemos bem) As amazonas acusam o filho do líder centauro de assassinato e à Gabrielle é dado o dever de executá-lo. Xena, por sua vez, acha isso um absurdo e começa a juntar provas de que o senhor de guerra está no meio disso por sua conta em ato de traição contra as duas nações. Mas, bem, Xena está atrasada porque Melosa, a rainha amazona está cheia de ódio. Xena faz com que Gabrielle desafie a rainha e use Xena como sua campeã. Xena vence Melosa. Xena fala para todos sobre o senhor da guerra e eles vão lidar com esse problema – que é o real problema do episódio. 

Convidados Especiais

Elenco Regular

Créditos

Fofocas

Em 01/03/2001, Steven L. Sears, ex-Co-Produtor Executivo, compartilhou no Xena NetForum da StudiosUSA:

“Gabrielle tecnicamente se tornou Rainha das Amazonas após ‘Hooves & Harlots’. No entanto, ela passou seu Rito de Cargo para Melosa, que agia como sua Regente. Quando Gabrielle retornava à tribo, Melosa deferia a autoridade para ela. Após a morte de Melosa, Gabrielle foi a única com os poderes de Rainha, o que Velasca tentou explorar.”

16/12/1998 – Lucy Lawless no Maratona de Ação de Graças

Durante a maratona XENA/HERK de Ação de Graças nos EUA (26/11/1998), Lucy Lawless fez comentários gravados entre os episódios. Sobre “Hooves and Harlots”, ela mencionou: “Na cavalgada para a batalha, os carros são puxados por centauros. Não tínhamos muitos centauros disponíveis, então trapaceamos um pouco, mas o resultado ficou bom.”

02/10/1998 – Danielle Cormack na Convenção de Cherry Hill

Em 29-30/08/1998, na convenção em Cherry Hill, NJ, Danielle Cormack (Ephiny) compartilhou pensamentos sobre a relação de Ephiny com as personagens principais. Ela expressou orgulho pelo desenvolvimento de Ephiny e seu desejo obsessivo de ser a rainha das Amazonas.

09/02/1998 – Danielle Cormack na Convenção de Burbank II

Em janeiro de 1998, Danielle Cormack falou na Convenção de Burbank II. Ela discutiu o desejo de Ephiny pelo direito de casta e mencionou sua experiência de audição para o papel. Surpreendentemente, ela admitiu nunca ter assistido um episódio completo de XENA ou HERCULES até aquele momento.

Diferenças de Roteiro

  • O texto a seguir foi escrito por “SheWho” do site Whoosh.org. Optamos por trazer apenas alguns trechos mais pontuais.
  • Você pode conferir a transcrição do episódio aqui (em inglês)
Diferenças no Roteiro de “Hooves and Harlots”
Descrição de Terreis“Uma jovem, da idade de Gabrielle, com uma aparência semelhante.”
Diálogo entre Terreis e GabrielleRevelações sobre o passado de Gabrielle e sua visão sobre as Amazonas e o mundo dos homens.
Reação de Gabrielle aos FlechasGabrielle tenta agir como se estivesse protegendo a retaguarda enquanto Xena desvia as flechas.
Xena Deixando GabrielleXena deixa Gabrielle para buscar algo para a dor de Terreis, em vez de verificar se o local está seguro.
Descrição da Dança da MorteDescrição detalhada da ‘dança da morte’ no acampamento das Amazonas.
Gabrielle Guardando SegredoGabrielle mantém informações sobre o direito de casta em segredo a pedido de Ephiny.
Cena Omitida de XenaCena após Xena salvar a vida de um Centauro é omitida na versão televisiva.
Escolha de Arma por GabrielleGabrielle escolhe um cajado de guerra, inspirada pelo manejo de Xena com seu cajado de caminhada.
Diálogo Adicional entre Xena e TyldusDiálogo aprofundado sobre a relação e o passado de Xena e Tyldus.
Formação de GabrielleGabrielle é treinada com um cajado por Eponin, usando seu cajado de caminhada familiar.
Diálogo Precedendo Ataque de EphinyDiálogo que talvez explique a motivação para o ataque de Ephiny a Xena.
Diálogo entre Xena e KrykusDiscussão sobre a possibilidade de guerra entre Centauros e Amazonas e os benefícios para um senhor da guerra.
Gabrielle e o Direito de CastaGabrielle confrontada com a decisão de executar Phantes e o diálogo cortado após a chegada de Xena.
Gabrielle Desafiando MelosaGabrielle sugere argumentar ou debater a questão em vez de lutar até a morte.
Gabrielle Massageando XenaCena omitida na qual Gabrielle massageia os ombros de Xena antes da batalha com Melosa.
Roteirista e DiretorEscrito por Steven L. Sears, dirigido por Jace Alexander.

Análise do Episódio

Hooves and Harlots” de “Xena: A Princesa Guerreira” não é apenas um episódio emblemático na narrativa da série; ele também ressoa profundamente com ideias da Nova Esquerda Inglesa e do feminismo, oferecendo uma perspectiva crítica sobre poder, gênero e resistência.

Este episódio, ambientado na interseção de culturas fictícias de Amazonas e Centauros, reflete a luta contínua contra as estruturas patriarcais, um tema central no feminismo. A representação das Amazonas como uma sociedade matriarcal, onde mulheres são simultaneamente guerreiras, líderes e guardiãs do conhecimento, vai ao encontro das ideias feministas sobre a redefinição do poder feminino e a subversão das normas de gênero. A personagem de Gabrielle, ao abraçar seu novo papel de princesa amazona, simboliza a jornada feminista de auto-descoberta e empoderamento. É importante no entanto frisar que, nada disso foi intencional por parte dos roteiristas e criadores. Como disse Sears (que é também o roteirista responsável por este episódio), a criação de Xena e Gabrielle eram principalmente como pessoas e não intencionalmente feminista ou político.

Do ponto de vista da Nova Esquerda Inglesa, que frequentemente explorava temas de classe, poder e resistência cultural, o episódio oferece uma narrativa rica. A aliança entre Xena e as Amazonas contra as forças opressoras ecoa a ideia de união contra estruturas de poder dominantes. Xena, uma personagem complexa que transita entre diferentes mundos, exemplifica a figura da ‘outsider’, desafiando o status quo e buscando a justiça.

O episódio também destaca a importância do diálogo e da diplomacia, aspectos valorizados pela Nova Esquerda como meios de resolver conflitos (sobretudo a socialdemocracia). A habilidade de Xena em negociar e compreender as nuances de diferentes culturas reflete a busca pela compreensão mútua como ferramenta para a mudança social.

Além disso, a interação entre personagens de diferentes origens e a representação das Amazonas desafiam as concepções tradicionais de feminilidade e poder. Essa abordagem ressoa com os ideais feministas de diversidade e inclusão, enquanto questiona e expande os papéis tradicionalmente atribuídos às mulheres na sociedade e na mídia.

“Hooves and Harlots” transcende sua função como entretenimento para se tornar um comentário poderoso sobre questões de gênero, poder e resistência. Através das lentes da Nova Esquerda e do feminismo, o episódio não apenas enriquece a narrativa de “Xena: A Princesa Guerreira”, mas também oferece insights valiosos sobre lutas sociais e políticas mais amplas.

Por: Amanda Perbeline

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