Chakram Newsletter: Tradução de Entrevista com Katherine Fugate
Nota: Essa entrevista foi veiculada num periódico chamado Chakram Newsletter, mais especificamente na sua edição 26.
Esse material (e muito mais) foi gentilmente disponibilizado online por Nicole Barker, dona do site When Hearts Collide. Visitem o site dela, sério. É um paraíso xenite em termos de mídia.
Sharon Delaney: Você conhecia o programa antes de ser contratada para escrever o roteiro?
Katherine: Sim. Sou escritora de longas-metragens e isso significa que muitas vezes você escreve um roteiro e o filme só sai depois de três anos. Os roteiristas só recebem a maior parte de seu dinheiro no dia da fotografia principal. Se você tem um filme que demorará anos para começar a ser rodado, isso te deixa preso. O Writers Guild estava prestes a entrar em greve, o que colocaria tudo em espera. Por causa disso, as produtoras de televisão estavam estocando roteiros como forma de proteção contra a falta de material para filmar. Muitos agentes estavam dizendo a seus clientes para tentarem conseguir um programa de TV. Perguntaram-me para quais programas de TV eu poderia escrever. Em quais programas eu me senti confiante de que poderia entrar, conhecer os personagens e escrever para o programa. Eu disse que os únicos dois shows que eu poderia fazer seriam Arquivo X e Xena. Eles foram os únicos programas para os quais eu tive ideias apenas de assisti-los. Quando um escritor assiste a um programa, às vezes pensa: “Ah, é isso que deveria acontecer”.
Percebi que Xena é algo que eu me sentiria mais competente escrevendo porque sou muito boa em melodrama – gosto de grandes histórias épicas. Eu disse ao meu agente que gostaria de escrever para Xena. Então foi uma grande odisséia conseguir o emprego porque há uma suspeita natural de os escritores mudarem de gênero – indo dos longas-metragens para a TV. Os roteiros têm estruturas diferentes, um estilo diferente de escrita. Você precisa se preocupar com os intervalos comerciais. Muitas vezes, as empresas de TV acham que os roteiristas não conseguem fazer isso. Eles não saberão como contar a história nessas circunstâncias. E vice versa. Ambos os lados desconfiam um do outro.
Ligamos para a Renaissance e eles nem quiseram falar comigo. (risos) E eu não tinha nenhuma amostra de roteiro de TV para mostrar a eles e provar que eu poderia fazer isso. Eu decidi escrever um episódio de Xena por conta. Renee e eu rimos e chamamos isso de “episódio perdido”. (risos) Eu escrevi e enviei para eles e disse: “Esta não é a história que quero fazer, mas queria mostrar a vocês que posso fazer uma”. Isso chamou a atenção de Patrick Moran, presidente da Renaissance, que me ligou e disse que ficou muito impressionado por eu ter dedicado tempo para escrever um roteiro. Por causa desse esforço da minha parte, ele leu meu trabalho e realmente respondeu à minha escrita. Ele me pediu para conhecer Rob (Tapert) e R.J. (Stewart).
R. J. me contou uma coisa muito engraçada. Ele disse: “Você entrou nos escritórios porque sabia soletrar Xena com um “x”. (risos) Ponto pra mim! Ele disse que muitos escritores chegam querendo o trabalho e o escrevem com “z”. Gostaria também de dizer que, nos longas, ninguém está interessado no escritor e como sou grata pela resposta dos fãs a este episódio e como tantos deles dedicaram um tempo para escrever e me dizer que gostaram. Foi muito surpreendente e muito gratificante.
SD: Qual foi a gênese deste episódio? Que elementos eles te deram? Que elementos você queria colocar?
Katherine: Eles me pediram para comparecer à primeira reunião com três possíveis ideias para histórias. Eu queria fazer um mundo alternativo e queria que o tema principal fosse a redenção de Xena. Eu disse a eles que uma coisa que notei na série foi que ela não se perdoou pelo período de sua vida em que ela era má. Eu disse que era importante para mim que todos percebêssemos que cada passo que damos na vida significa algo porque nos leva onde estamos. Se Xena não tivesse passado por esse período em sua vida, ela não seria quem é agora e você tem que pesar isso com justiça. Quem sabe quem ela teria sido se não tivesse experimentado a “Xena má”, como os fãs a chamam.
Eu disse que o que gostaria de fazer era mostrar um mundo alternativo para Xena e Gabrielle. Por ser escritora, Gabrielle é a personagem com a qual mais me identifico. Há uma seriedade nela, tanto na personagem quanto em Renee, que eu respondo e encontro em mim mesma. O sonho de Gabrielle era ser dramaturga. Eu me perguntei o que teria acontecido se ela tivesse insistido nisso e nunca tivesse conhecido Xena. Embora nunca tenha sido mostrado na série, houve alguma parte de Gabrielle que se arrependeu de não ter cumprido o que ela pensava ser seu destino profissional?
Então minha idéia para uma história era que Xena e Gabrielle conseguissem o que pensavam que queriam e que vissem que o que desejavam não lhes dava o amor de suas vidas. E ainda assim eu queria mostrar que eles ainda teriam se conhecido.
Rob gostou muito da minha ideia. Depois de tudo acertado, a questão era quem seria o vilão? Quem traria Xena de volta a este mundo alternativo? Rob queria que Joxer fosse um fantasma. Ele teve a ideia de um personagem Topper interpretado por Joxer. Ele queria incluir isso na minha história. Eu disse que não posso fazer isso porque minha ideia para o tom do episódio era que fosse muito melodramático e acho que qualquer tipo de Joxer/fantasma iria atrapalhar isso.Eu disse a Rob que gostaria de usar Alti (Claire Stansfield) porque está estabelecido na série que ela é o elo entre outros mundos. Muitas pessoas me perguntaram por que não usei Callisto. Eu disse que se você olhasse para a série, Callisto sem a malvada jovem Xena não teria existido. A aldeia dela não teria sido queimada, a família dela não teria sido morta. Teria sido bom trazer personagens familiares para a história para que você pudesse ver quais teriam sido seus caminhos, mas não pude fazer isso com todos.
SD: Você acha que Alti é uma pessoa real com um espírito maligno ou você acha que ela não é humana?
Katherine: Acho que ela é uma pessoa real. Acho que o objetivo de Alti em todos os mundos, inclusive em “Fates”, é o poder. No mundo real, ela não conseguiu o que queria. Mas em “Fates”, ela foi direto à fonte de poder na Roma antiga – César. Roma governava tudo naquela época, era o epicentro do poder no planeta.
SD: Você acha que César estaria interessado em Alti da mesma forma que Xena?
Katherine: Sim, é uma mentalidade semelhante. Ambos estavam em busca de poder. E acho que Alti tem um talento sobrenatural em cada encarnação e César pode usar isso. Isso certamente seria atraente para ele.
SD: Claire disse que você pediu alguma opinião a ela sobre o personagem.
Katherine: Eu disse a Claire: “Você me assusta demais”. (risos) Esse personagem era muito mais assustador para mim do que qualquer outro vilão. Perguntei a ela: “O que você acha que teria acontecido se Alti tivesse seguido um caminho diferente?” Ela disse: “Alti era tão sombria e feia. Eu me perguntei como seria se eu tivesse usado minha beleza?” Porque Claire era uma supermodelo na vida real. Então eu queria encontrar outra saída para Alti que ainda fosse fiel à sua maldade, mas diferente.
SD: Poder proveniente do fascínio e não do medo?
Katherine: Exato. Além disso, o medo de “Eu sei de coisas que ninguém sabe”. O vidente era a pessoa mais poderosa de uma aldeia. Eles foram levados muito a sério. Maya, uma adivinha em Pompéia, previu que algo iria acontecer. Por causa do seu aviso, 5.000 pessoas fizeram as malas e partiram e suas vidas foram salvas. A Alti de “Fates” misturou esse conhecimento com beleza e fome de poder e foi direto ao topo. Seu futuro era ilimitado. A única coisa em seu caminho era Xena. O que era a mesma coisa no mundo real. (risos)
SD: Então Xena e César já estavam juntos e Alti chegou recentemente?
Katherine: Sim. Ela conseguiu chegar às graças dele, fez com que ele confiasse nela e em suas previsões e agora era hora de se livrar da patroa. (risos)
SD: Xena tinha medo de Alti?
Katherine: Medo provavelmente não é a palavra certa. Acho que Xena parou de dormir com o marido, o que vimos na cena em que ela o recusou. Esse relacionamento não era uma questão de paixão, era uma questão de poder. Em um dos flashes de memória de Alti, ela sabe que Alti está dormindo com o marido. Xena está disposta a tolerar isso. Ela não teme por sua vida. É apenas uma luta pelo poder sobre quem terá mais influência sobre César.
SD: Quando Alti deu essas visões a Xena, Xena presumiu que elas eram do passado? De que parte de sua vida ela pensava que eles eram?
Katherine: Existem diferentes tipos de visões no episódio. A princípio as visões são da época dos “Destinos”. Os outros não. E é aí que Alti também percebe que algo está errado. É quando os dois descobrem que há algo mais acontecendo aqui e começam a juntar tudo. (risos) “Essas visões não se ajustam a este mundo ou a qualquer coisa que eu tenha experimentado.” Eles montam a progressão dos quebra-cabeças para entender o que exatamente aconteceu.
SD: Por que Alti matou César?
Katherine: O que ela queria? Poder. Por que compartilhar? Ela se livrou de Xena. Ela se livrou de Gabrielle. Ela fez com que César dissesse a Brutus: “Eu disse às tropas, Alti cavalga conosco. Você tem algum problema com isso?” César entregou as rédeas para Alti. Então, se ela se livrar dele, ela será a próxima na fila. Agora eles irão segui-la.
SD: Eu estava pensando se você é o poder por trás do trono, por que se livrar do trono? Mas o terreno estava preparado para que Alti assumisse o controle.
Katherine: Sim, César declarou isso publicamente. Sem Xena e Brutus, se ela matar César, é isso. Claire gostou dessa parte. (risos)
SD: O cruzamento das cenas de Alti matando César e Xena sendo crucificada foi uma mistura de sexo e violência.
Katherine: Eu não escrevi dessa maneira. Ainda era violento, mas o sexo não estava presente. Essas duas cenas foram intercaladas, mas escrevi que Alti mata César na plataforma enquanto Xena está sendo crucificada. Alti queria que Xena soubesse o que ela tinha feito. Alti sabe como foi a história deles na outra vida e esta é a primeira vez que Alti vence Xena. Então ela mata César ali mesmo na plataforma. Essas foram as cenas que eu intercalei. Quando cheguei à Nova Zelândia para assisti-los filmar o episódio, John Fawcett, o diretor, disse: “Olha, muito do que você está imitando é “Destiny” e “Ides Of March”. Você está seguindo a linha de César e Xena e está criando um novo mundo. “Ides” começa com Xena montando em César e esfaqueando-o.”
O que eu estava tentando dizer era que a ironia era que César ainda seria morto por alguém em quem confiava. Ele pensou que desta vez tinha riscado tudo – manteve Xena viva e ao lado dele, manteve Brutus feliz e depois o matou. Agora está acontecendo de novo apenas com Alti. Era para dizer que certas coisas deveriam acontecer. Então John teve a ideia de recriar a cena de abertura de “Ides” usando Alti no lugar de Xena.
SD: Esclarecimento rápido de quando esse episódio acontece. César corta a linha do tempo quando Xena o está seduzindo no barco?
Katherine: Sim, isso começa diretamente a partir daquele momento.
SD: Então eles viveram esses dez anos?
Katherine: Sim. O tempo não muda, apenas recomeça a partir desse ponto. César muda um ato em sua vida: a crucificação de Xena na praia. Ele a levou de volta para Roma, casou-se com ela e fez dela imperatriz. Nenhuma das coisas que vimos na série aconteceu.
Há apenas uma alteração em toda a linha do tempo e mostra o efeito cascata. Por exemplo, Lao Ma é o governante de Chin. Não apenas Xena, embora esta seja a história dela, nem todos percebem que tudo em suas vidas é a escolha certa porque tem significado. Mude uma coisa e você mudará tudo. César não crucificou Xena e veja como o mundo inteiro é diferente. Joxer é um soldado romano, casado e tem dois filhos, (risos) Callisto não é ruim. Xena não é má. Xena nunca conheceu Gabrielle. A vida de todos é afetada por uma mudança. É aquela coisa de “It’s a Wonderful Life” . Não percebemos o efeito cascata de qualquer mudança.
SD: Algumas mudanças boas, outras ruins. Callisto não perdeu a família no incêndio. Tudo acontece como deveria?
Katherine: Sim. Isso é o que eu acho. Esse era o ponto espiritual que eu estava tentando enfatizar. É a melhor maneira de aceitar a totalidade da sua vida, caso contrário você estará sempre julgando e odiando, você se odeia. Você está sempre desejando ter feito algo diferente.
SD: Como César capturou o Destino?
Katherine: César diz no início do episódio que tudo está uma bagunça por causa do Crepúsculo dos Deuses e Hades saiu do Inferno. É a história da quinta temporada. Os deuses não estão ocupando seus postos. César está correndo pelo Inferno em sua toga manchada de sangue. Não há guarda na porta! (risos) É isso que lhe permite saltar sobre o destino.
SD: Vimos em episódios anteriores que se você cortar o fio de alguém, essa pessoa morre. Por que Xena simplesmente não morreu?
Katherine: César corta a linha do tempo do Tear da Vida, não um fio de vida individual. É a tapeçaria do mundo, a orquestração dos acontecimentos. Era nisso que muitas pessoas acreditavam. É por isso que eles tinham o Destino. Eles acreditavam que não havia livre arbítrio. César literalmente cortou a estrutura do tempo no continuum espaço/tempo se você quiser usar uma analogia de Star Trek. E então ele colocou aquele fio de volta no Tear e deixou-o criar uma nova vida. Na verdade, você poderia dizer que ele estava mudando o fio dele, não o de Xena. Ele voltou ao ponto em que tomou uma decisão e seguiu um caminho diferente.
SD: Agora que penso nisso, quando vimos o Destino antes, era visualmente diferente. Fios individuais sendo fiados, não aquele grande tear.
Katherine: Sim. Na descrição do Tear no roteiro, eu disse que sempre vimos a linha de vida individual de uma pessoa e este é o Tear da Vida. Essa coisa que vemos tem que ser grande! O adereço era na verdade mais impressionante do que na tela. Era do tamanho de uma sala. Foi enorme! Tenho uma foto minha parada na frente dele. Era tridimensional e tinha placas individuais que entravam e saíam. Tinha fileiras e mais fileiras de fios entrelaçados. Eles nunca conseguiam filmar para que você pudesse ver a complexidade. Foi a coisa mais cara do episódio! Eu gostaria que eles pudessem ter filmado internamente. Era toda a Tapeçaria do Universo. (risos) Não era o fio de uma pessoa só.
SD: Quão boa ou ruim foi a Imperatriz Xena? Gabrielle diz: “Toda Roma fala sobre você. O país prospera. As pessoas adoram você. Dizem que o exército iria segui-lo através dos portões do Hades.” Brutus diz: “Ela é muito popular. As tropas a admiram.” E mesmo assim Xena atravessa os portões na cena de abertura e derruba seus soldados como se fossem pinos de boliche!
Katherine (risos): Ah, ela estava sendo brincalhona, não desagradável. Ninguém ficou ferido. Conversei com Lucy sobre essa Xena. Eu disse: “Estou vendo essa Xena como a Rainha Elizabeth no filme Elizabeth, estrelado por Cate Blanchett”. Se você viu isso, ela começou jovem. Ela queria o poder. Havia uma ingenuidade nela. Mas dez anos depois, ela percebeu o que podia ou não fazer e as responsabilidades eram pesadas. Como Xena disse a Gabrielle: “Cuidado com o que você deseja”. Se ela nunca tivesse tido o lado maligno que vimos, ela ainda era uma jovem poderosa e teria se tornado uma líder de qualquer maneira. Isso é quem ela é, independentemente.
SD: Você poderia tê-la deixado má.
Katherine: Eu não queria que ela fosse má. Eu acho que ela teve que ser traída para ter se tornado a pessoa que vimos na série. Não havia nada em sua composição que dissesse que ela se tornaria tão má até aquela traição. Foi isso que fez com que ela fosse quem ela se tornou. E se isso não tivesse acontecido, não há indicação de que ela teria sido má. Acho que essa é a verdade da vida. Xena sempre será uma mulher poderosa e algum tipo de líder. A questão é: ela será uma vilã ou uma heroína? Isso é determinado pelas circunstâncias. Especialmente para ela. Desta vez, isso não aconteceu. A questão era, como Xena disse a Gabrielle na cela da prisão: “Isso me trouxe até você”. A essência de quem Xena sempre foi reconhecida foi Gabrielle. Esse núcleo foi capaz de reconhecer o amor e a pureza de outra pessoa e amar outra pessoa – com ou sem um período ruim de Xena.
SD: Você fez referência ao fato de Xena e César compartilharem quartos diferentes. E mesmo assim Xena parecia aborrecida porque César foi embora sem discutir quando ela recusou sua oferta de irem para a cama juntos.
Katherine: Não acho que ela tenha ficado irritada. Ela não iria dormir com ele. Especialmente depois de ver Gabrielle e experimentar a confusão que ela estava tendo por causa disso. Eu não vi isso como algo aborrecido.
SD: Foi isso que pensei ter visto no rosto de Lucy.
Katherine: Só tivemos que tirá-lo de lá porque ela tinha que ir ver Gabrielle na sacada. (risos)
SD: Xena diz para Gabrielle: “No terceiro ato, seu herói se jogou do penhasco sem medo de morrer – tudo por ela. Você realmente acredita que esse tipo de amor existe?” Xena está procurando por amor?
Katherine: Acho que Xena nunca esteve apaixonada. Nem mesmo com César. A união deles era uma questão de poder, não de amor. Tenho falado sobre como, olhando para trás, você pode ver para que serviam os relacionamentos em sua vida. Conhecer Gabrielle foi para que Xena pudesse experimentar o amor. Isso é quem Gabrielle é para ela, acima de tudo, para lhe dar a face do amor.
SD: Você acha que Gabrielle teria se tornado uma dramaturga se não tivesse conhecido Xena?
Katherine: Sim. Ela teria perseguido seus sonhos e no momento de sua vida em que a linha do tempo mudou, era isso que ela queria ser. Você tem que presumir que ela nunca foi capturada pelos traficantes de escravos, sua aldeia nunca foi invadida por senhores da guerra – nada do que foi mostrado na série aconteceu.
SD: Algumas pessoas pensaram que ela teria sido mais agressiva. Eles estão viciados na Gabrielle que enfrentou os homens de Draco. Eles acham que ser dramaturgo é meio inofensivo.
Katherine: Acho que, ao contrário da opinião popular, os escritores escrevem sobre coisas que não vivenciam tanto quanto as pessoas gostariam de pensar. Escrevemos histórias de amor épicas, aventuras épicas, mas para a maioria dos escritores, é a nossa fantasia. É uma maneira de viver uma vida que realmente não vivemos.
Se Gabrielle entrou na aristocracia grega como dramaturga na época de Sófocles, Platão, eles eram reverenciados. E você se torna muito adequado. Ela diz: “Eu escrevi minhas peças. Vivi num vinhedo à beira-mar, mas nunca me apaixonei.” Então ela nunca ficou agressiva. Ela nunca teve viagens e aventuras para se tornar uma guerreira.
É por isso que usei “Fallen Angel” como peça. Há algo em nós que anseia por aquilo que não vivemos, mas talvez vamos viver. E sabemos que é isso que está faltando em nossas vidas. Eu queria usar um episódio da série que fosse um momento culminante. Eu não queria que ela escrevesse uma peça arbitrariamente. Eu queria que a peça mostrasse que uma parte de Gabrielle sabia que faltava algo em sua vida além do amor. Foram aventuras, como o que aconteceu em “Fallen Angel”.
SD: Xena e Gabrielle viveram vidas que não vimos.
Katherine: Elas buscaram coisas que não vimos e isso as tornou pessoas diferentes. Eu estava na faculdade de direito em minha própria vida e desisti. Desisti quando entendi que 95% das vezes estaria defendendo um culpado. Eu ia ser defensor público e pensei que não poderia libertar estupradores, assassinos ou molestadores porque sou inteligente. Então parei. Eu acho que com quem eu seria se tivesse continuado nesse caminho? Quem seriam meus amigos? Que música eu gostaria? Onde eu estaria morando? Toda a minha vida seria diferente. Mas uma parte de mim, a minha essência, permaneceria a mesma e foi isso que tentei fazer com Xena e Gabrielle.
SD: Como Ted Raimi apareceu no episódio?
Katherine: Havia uma versão mais longa do roteiro quando seria composto por duas partes e esse papel já estava escrito. Gabrielle foi até o guarda e eles iriam libertar Xena. Soldados leais iriam ajudá-la. Foi adicionado à cena final da prisão onde Xena disse: “Não, vou ser crucificada”. E foi tão frustrante para Gabrielle. Ela disse: “Temos os meios para libertar você! Como assim não?” E quando Xena diz: “Isso é o que devo fazer. Eu não sei por quê. Eu tenho que voltar para aquela cruz.” Então o guarda teve uma cena maior que foi cortada no tempo. Mas percebemos que quanto mais pessoas pudermos mostrar como afetadas por uma mudança singular, melhor. Pensamos em mostrar Lao Ma. Ted estava lá prestes a fazer o próximo episódio, então decidimos torná-lo o guarda. Ajustamos o personagem para ser Joxer – ainda um pouco apaixonado por Gabrielle. E isso significa que ele estaria disposto a ajudá-la a libertar Xena.
SD: Sua fala sobre a peça de Gabrielle, “Poderia ter tido mais algumas cenas de luta”. Isso foi uma dica para Rob? (risos)
Katherine (risos): Sim.
SD: Por que César é o único que se lembra do mundo original?
Katherine: Porque foi ele quem fez isso! E ele não conhecia Alti porque ela nunca apareceu em nenhuma cena com ele na série. Então aí vem alguém que conhecemos do programa e nunca ouviu falar dela. Ele vê essa xamã poderosa que pode lhe mostrar o futuro, dar-lhe mais poder. Ótimo!
SD: Ironicamente, ela é o eixo que o manda de volta para a ponta de uma faca! (risos)
Katherine: Certo, porque esse é o destino dele. Não importa o que ele faça. (risos)
SD: Você fez Xena usar arco e flechas em vez do chakram.
Katherine: Sim, fiz duas coisas. Eu coloquei ela em calças. Eu queria que ela tirasse aquele vestido. Lucy me agradeceu. (risos) Claire também. Ela disse que gostava de ser sexy. Minha tia é Barbara Eden, de Jeannie é um Gênio and Claire, disse: “Você me colocou com uma roupa de Jeannie”. (risos) E pensei muito sobre as armas de Xena. Decidi dar-lhe arcos e flechas. Não teve nada a ver com o final. Alguém me perguntou se eu a fiz usar o arco e ser atingida pelas flechas como um prenúncio do final. Isso é uma coincidência completa. Foi apenas minha ideia.
SD: Ela não conheceu Ares e foi ele quem deu o chakram a ela.
Katherine: Certo. Naquela época, essa era a arma preferida – ou uma adaga ou espada.
SD: Elas são as duas estrelas do show, então elas têm que ficar juntas. Mas o que você acha que as une nessas circunstâncias?
Katherine: Acredito que sejam almas gêmeas e destinadas ao reconhecimento instantâneo.
SD: Xena pareceu instantaneamente apaixonada.
Katherine: Sim. Ainda não experimentei esse sentimento no amor, mas já o experimentei com amigos. Alguém por quem você se sente atraído, uma conexão que você sente imediatamente. Seja como for que alguém olhe para o show, é aquela sensação de quando você entra em uma sala e pensa que não sei o que é, mas você vê alguém e acende uma luz.
SD: Alguém escreveu: “Xena ficou realmente comovida com a peça de Gabrielle ou isso foi apenas uma cantada?”
Katherine: Acho que Xena nunca tinha ouvido ninguém falar assim. Ela nunca se apaixonou, ela não foi exposta a esse tipo de escrita. Você não acha que César estava recitando poemas de amor pra ela (risos) Ela pensou que a peça seria apenas mais uma farsa longa e prolongada como todas as outras que ela já tinha ouvido e entra uma linda mulher escrevendo sobre um amor profundo que transcende o tempo. Acho que a noite toda foi surpreendente para Xena. Foi uma noite de emoções e de um jeito de ser que ela nunca havia experimentado. É por isso que quando César viu que a dramaturga era Gabrielle ele pensou: “Oh meu Deus!”
As falas que escrevi para o final da peça de Gabrielle foram as do roteiro de filmagem de “Fallen Angel”. Durante as filmagens de “Fallen”, as falas foram alteradas. Não tenho certeza de como ou por quê. Então peguei as falas diretamente do roteiro. Eu não queria que fossem exatamente iguais ao que foi ao ar porque isso seria muita coincidência. Mas porque queria que fosse próximo, usei a versão do roteiro de filmagem.
SD: Xena está procurando por amor como todo mundo.
Katherine: Aqui estava Gabrielle, completamente desarmada e com total honestidade dizendo a Xena: “Não é com isso que todos nós sonhamos? Que alguém nos amaria tanto, que pularia de um penhasco, um amor pelo qual vale a pena morrer?” Isso nunca ocorreu a Xena. (risos)
SD: Algumas pessoas ficaram se perguntando, depois de verem a cena da varanda, se os sentimentos de atração eram mais fortes em Xena do que em Gabrielle?
Katherine: Definitivamente. Gabrielle tocou um lado de Xena que ela nunca soube que existia até então. Acho que, para Gabrielle, aqui está essa mulher que é a Imperatriz de Roma, que faz parte do casal mais poderoso do mundo. E essa mulher adorou sua peça! Havia algo em Xena que Gabrielle podia ver e admirar. Assim como aconteceu em “Sins Of The Past”.
SD: Foi engraçado ver Xena sair para a varanda, então ela vê Gabrielle e dispara de volta para as sombras e depois sai novamente. Era quase como um adolescente.
Katherine: Foi assim que escrevi. Ela está completamente sobrecarregada e não sabe o que está sentindo. Alguém ultrapassou suas defesas e ela não sabe o que fazer. (risos)
SD: Gabrielle parecia confusa.
Katherine: Você não pode descartar o fato de um dramaturgo estar numa sala com a Imperatriz de Roma. E o fato de essa mulher, o equivalente moderno de uma celebridade, encontrar algo em você tão atraente que se sente atraída por você – isso é muita coisa para lidar! (risos)
SD: Você pretendia retratar um amor entre pessoas do mesmo sexo?
Katherine: Essa é sempre uma pergunta difícil porque não penso nisso como um amor entre pessoas do mesmo sexo e sim que são duas pessoas apaixonadas. Se isso faz sentido? Eles estarão apaixonados sempre que se encontrarem, em todas as vidas. Foi assim que o show foi montado. Eles sempre se encontrarão, sempre significarão algo um para o outro. Desta vez, são duas mulheres.
Algumas pessoas ficam nervosas com isso. Eu estava explicando isso para alguém e perguntei se eles já tinham lido Orlando, de Virginia Woolf. As pessoas vivem muitas vidas, em muitos vídeos e têm muitas experiências. Tudo isso é válido, lindo e maravilhoso. É apenas um corpo. Neste espaço e tempo específicos, nas vidas destas duas almas, elas caíram nestes dois corpos. Não me importa se eram duas mulheres, dois homens ou um homem e uma mulher. Eram duas almas destinadas a se apaixonar.
SD: Qual é o fio condutor de Gabrielle para César?
Katherine: Ele não quer perder nenhum controle sobre Xena. Xena foi sua queda e Gabrielle fez parte disso. César pensa: “Estou controlando todas as minhas pequenas peças de xadrez e aí vem o fator X, o coringa”. É por isso que ele os está observando. Ele decide: “Quer saber, vamos simplesmente eliminar esse problema”. (risos) Ele também acha que Xena não sentiu nada, ainda não se conectou com Gabrielle. “Nós a matamos agora, agora mesmo!” (risos)
SD: Ele poderia ter mandado Gabrielle para casa e assassinado ela na estrada e não matá-la na frente de Xena.
Katherine: Na verdade, isso aconteceu nos dois primeiros rascunhos. E nós apenas tivemos que condensá-lo.
SD: Se você a mandou embora e a matou fora da vista de Xena, como você fez Xena descobrir o que aconteceu?
Katherine: Xena vê guardas, ela vê coisas acontecendo. Acabei gostando mais desse jeito. Além disso, César acha que neste momento Xena não tem motivos para defender Gabrielle. Ele não lhes deu nenhum tempo juntos. Mas começa a desmoronar.
SD: Você disse que era o destino de Xena ser crucificada. Algumas pessoas pensaram que Xena era perfeitamente capaz de descer daquela cruz e, no passado, ela nunca desistiu sem lutar.
Katherine: Acho que eles estão interpretando mal as ações dela. Eu pediria que eles olhassem desta forma. Tudo o que Xena sabe é que o momento em que César mudou não deveria ter sido mudado e essa foi a sua crucificação. Ele impediu. Ela sabe que esse caminho era o caminho certo e ela aceita isso agora. Ela deveria estar naquela cruz. Isso levou à má Xena que levou à Princesa Guerreira que lutou pelo bem e que levou a Gabrielle. Esse era o destino de Xena. Foi assim que ela conheceu sua alma gêmea. “César mudar o Tear para nunca me crucificar é o erro deste mundo inteiro e eu tenho que voltar lá.”
Isso é tudo que ela sabe e é nisso que ela tem que confiar e acreditar. Então ela permite que isso aconteça. Foi assim que este mundo começou e é assim que terminará. Ela vai voltar ao que deveria ser. E é isso que muda o mundo de volta. É isso que inflama Gabrielle, que vai ao destino e destrói o Tear. Gabrielle não sabe que vai trazer o mundo de volta, mas ela o faz. Então Xena estava certa.
SD: É semelhante ao salto de fé que Xena deu em “Fallen Angel” quando ela mergulhou do penhasco no Inferno para salvar Gabrielle.
Katherine: É a mesma coisa. Não foi um ato passivo. Foi um ato de extrema coragem, fé e crença. Esta vida foi um erro e ela vai desfazê-lo. Subir naquela cruz é a única coisa que consertaria as coisas. Ela não conseguia sair dessa lutando. Ela teve que aceitar seu destino, aceitar suas escolhas na vida. Ela teve que voltar ao momento que sempre odiou: ser crucificada, ser traída.
SD: Se os destinos são gregos, por que estão localizados perto de Roma? (risos)
Katherine (risos): Ah, eles estão por toda parte. Minha pergunta favorita era como Gabrielle sabia como chegar ao Templo dos Destinos? E eu respondi: “Mapas do Yahoo?” (risos)
SD: Eu adoro isso. Estou colocando isso. (risos) Falando naquele momento, por que Gabrielle estava brava com o Destino? Não foi culpa deles o que César fez. Ela estava com tanta raiva que teve que culpar alguém?
Katherine: Certo, eles não conseguiram consertar. “Você estragou tudo para mim! Encontrei minha alma gêmea! Você fez isso! Você nos deu este mundo esquecido por Deus! E eles dizem que não podem ajudar. Mas esse era o ponto que eu estava defendendo. O destino nunca controlou nada. Acreditamos apenas que sim. Veja, quando Gabrielle destruiu o Tear, o mundo continuou. (risos) A minha pergunta é: quem colocou os Destinos aí? Alguém está encarregado deles. Quem nos fez acreditar neles? Sempre há algo maior e era isso que governava o mundo.
SD: Eles são apenas uma fachada?
Katherine: Sim. Talvez o que aconteceu tenha sido parte do destino do Destino. Quem quer que estivesse no comando do Destino estava no comando de tudo isso acontecer e ainda estava cuidando das coisas. Quem é aquele? É a minha pergunta.
SD: Alguém disse que quando Gabrielle incendiou o tear, por que nem todos morreram? Apenas queimei todo o tecido do tempo.
Katherine: Tudo era maior que eles naquele mundo, incluindo o Destino. O que quer que estivesse permitindo que tudo acontecesse, estava sempre no controle. Então, quando Gabrielle destruiu o Tear e o Destino, a lição foi aprendida e o mundo foi restaurado para onde sempre deveria estar.
SD: Como em “It’s a Wonderful Life”. Depois que você aprende a lição, tudo volta ao que deveria ser. O Tear não estava no comando e não tinha nenhum significado real.
Katherine: Certo. Eu queria fazer uma declaração espiritual no episódio e também contar uma história. E é que existe algo no comando de tudo e é maior do que imaginamos. E é maior do que os destinos e as coisas que construímos para explicar o mundo na mitologia e nas histórias. Alguém nas reuniões disse: “Você está quebrando as regras de Star Trek sobre como as pessoas pensam que os mundos alternativos são”. E eu disse: “É isso que eu quero fazer. Quero dizer às pessoas para sempre olharem além.” Deve mostrar que nada orquestra sua vida e que você tem livre arbítrio. Acho que certas coisas em todas as vidas devem acontecer, mas você ainda é responsável por ter a coragem e a coragem suficiente para seguir o caminho que está à sua frente. Esse é o seu trabalho. Tudo em que você acredita – a divindade, Deus, o universo – só pode fazer até certo ponto. Você tem que agir.
SD: Alguém escreveu: “Não irrite o dramaturgo! Gabrielle sabia o que aconteceria quando ela queimasse o Tear?
Katherine (risos): Acho que tanto Xena quanto Gabrielle não sabem o que vai acontecer. Tudo o que Xena sabe é que precisa ter fé e subir na cruz novamente. Ela não sabe o que Gabrielle vai fazer. Gabrielle não sabe que ao destruir o Tear ela colocará as coisas de volta como eram. Ela poderia ter destruído o mundo. É por isso que ela disse: “Assim seja”. Gabrielle acredita que essa monstruosidade é o que causou a existência deste mundo falso. Ela sabia que seu mundo real estava em algum lugar. Ela não sabia como fazer isso, mas foi isso que criou a bagunça, isso tem que acabar! (risos)
SD: Renee teve algum problema com o fato de que parecia que Gabrielle estava disposta a destruir o mundo e todos nele se ela não pudesse ter Xena?
Katherine: Eu estava no set quando aquela cena foi filmada. Renee veio até mim e conversamos sobre isso. Ela nunca teve problemas com isso. Renee sabia que Gabrielle não poderia permitir que este mundo continuasse. Eu disse a ela, Gabrielle não pode saber naquele momento que ela está consertando as coisas. Renee disse que gostou de ter Gabrielle como parte da solução, não apenas Xena. Foram necessários os dois, lado a lado, para levá-los de volta para onde deveriam estar. Foi um ato fortalecedor para Gabrielle. Algo que ela não fazia com frequência. Semelhante ao que Gabrielle fez em “Ides”. Eu gostei de dar a ela aquele momento.
SD: Houve muita discussão sobre o final, quando Xena e Gabrielle retornarão ao seu próprio mundo.
Katherine: Falou-se muito sobre como interpretar aquela cena. Algumas pessoas durante as filmagens acharam que deveria ser emocionante e choroso. Havia diferentes maneiras de jogar. Vamos pela sensação de choque – que foi o que todos acabamos achando que era uma boa escolha. Não sendo capaz de sentir mais nenhuma emoção depois do que passaram – aquela sensação de entorpecimento. Quanto a fazer uma reunião chorosa, pensamos, bem, isso parece anticlimático. Desde o momento da crucificação de Xena até a morte de César e o incêndio do Tear por Gabrielle, o episódio decola tão rápido! Como você pode superar isso?
A verdadeira cena chorosa foi na prisão. Não queríamos prejudicar aquele momento. Fomos pelo choque de nos orientar. Eles literalmente acabaram de pousar lá. É por isso que a música estranha e a neblina. É pra ser uma sensação surreal. Eles não sabiam que voltariam para seu próprio mundo. Eles estão tentando assimilar o que aconteceu.
SD: Falando na cena da prisão, era para haver um beijo? Onde teria sido isso?
Katherine: Foi na última cena da prisão entre Xena e Gabrielle. Os guardas estavam vindo buscar Xena para crucificá-la e Gabrielle estava acariciando seu rosto. Você pode ver que há um corte ali se você for esperto.
SD: Eles filmaram?
Katherine (risos): Não vou responder a isso. Não sei se tenho permissão. (risos) Não, não, eles não filmaram. (risos) A cena estava no roteiro até eu chegar à Nova Zelândia e foi alterada, eu acho, um dia antes de ser filmada. Não foi nada de Lucy e Renée. Foi decidido guardá-lo para o final. Rob acreditava muito no amor desses dois personagens. Já ouvi pessoas dizerem que acreditam que Rob não apoiava o relacionamento e isso não é verdade. Ele respeitou muito isso e fez tudo o que pôde para dar integridade a esse relacionamento. Almas gêmeas apaixonadas. Era assim que ele queria que fosse retratado, era assim que ele acreditava e isso vinha do seu coração.