Bitch Power

3 - 5 minutes readA Bitch do abraço apertado! Querendo uma mãozinha (ou quatro!)? Olhe pra cima!

Reader Mode

por Alessandro Chmiel

Nossa Bitch Power do mês é metade humana, metade dragão. Assim sendo, a vilã Sheeva pertence a raça dos Shokans, povo inimigo dos centauros. Ela é uma integrante feminina do time de quatro braços, junto de Goro e Kintaro no mundo de MORTAL KOMBAT. Apesar da aparência monstruosa, Sheeva nunca foi “escalada” como sub-chefe, sendo sempre selecionável entre os kombatentes e, desse modo, mais fraca do que seus parceiros. Mas com toda essa aparência, você acredita mesmo que ela seja uma fracote?

Sua primeira aparição foi em Mortal Kombat 3, lançado em 1995. Utilizando a tecnologia da época, os diretores do game tiveram um trabalho duro fotografando uma boneca em cada movimento para montá-los digitalmente no jogo (ela foi uma das poucas personagens que não contaram com um ator para interpretá-lo nas fotografias, em função de seus braços e musculatura). Mas vamos falar um pouco de sua história dentro dos jogos.

Como mencionado acima, Sheeva fez sua estreia durante a invasão de Shao Kahn na Terra, nomeada no jogo como Earthrealm (Reino Terreno). Como guarda-costas da BP Sindel, Sheeva estava ao lado do imperador perverso, ajudando a combater os guerreiros da Terra. Havia um porém: Shao Kahn também contava com a ajuda do centauro Motaro, inimigo natural dos Shokans – e Sheeva não gostou nem um pouco da ideia. Mesmo assim, Sheeva prosseguiu com sua missão de aniquilar qualquer guerreiro que ousasse enfrentar sua Rainha Sindel ou seu imperador Shao Kahn. A shokan não contava com a habilidade da Girl Power Sonya Blade, que a derrotou na arena. Foi sangue verde pra todos os lados, mas ainda assim Sheeva sobreviveu à luta (observação: Sheeva foi a primeira personagem feminina a ter sangue verde no jogo, mas posteriormente ganhou sangue vermelho como seus irmãos shokans). Decepcionado com o desempenho de sua escrava, Shao Kahn envia Sheeva ao Netherrealm (versão do Inferno no universo MK).

No jogo mais recente, a versão onde tudo foi reinventado de 2011, Sheeva continua ao lado do imperador Shao Kahn, trazendo honra ao seu povo ao servi-lo. Na época dos deuses antigos Antigamente, Sheeva era a guarda-costas de Sindel (BP n. 33), e a defendeu bravamente até sua misteriosa morte no plano terreno. Sem ter razão para proteger uma tumba improvisada, Sheeva passa a ser a vigia da prisão de Shao Kahn, controlando todos os prisioneiros que caem nas armadilhas do imperador. Para quem jogar no modo história, será possível conferir as pontas que a guerreira faz – agindo como toda bitch que se preze. Encare-a se for capaz!

No Xenaverse, temos o episódio 04×16 – The Way, no qual Xena é mortalmente ferida e precisa da ajuda da divindade Krishna. Apenas a aparência nos remete a BP, já que a personagem tem seu nome baseado em outra divindade presente no hinduísmo, Shiva. Esse deus faz parte do Trimurti, junto de Brama e Vixnu, e compreende o Destruidor, o Transformador. Shiva é fortemente relacionado ao fogo, que a tudo transforma, e um dos poderes de Sheeva na arena é o lançamento de chamas extremamente fortes, podendo inclusive derrubar o inimigo. O universo de Mortal Kombat, na minha opinião, visto tal homenagem, não engrandeceu a personagem como deveria, de modo que essa noção de Destruidora não fique tão marcante em sua personalidade (a não ser, é claro, que você enfrente alguém exímio na hora de dominá-la com o controle), e foram poucas as participações relevantes dela na história. Uma pena…

Considerada uma lutadora lenta, Sheeva torna-se muito poderosa quando se aprende seus truques grosseiros. Uma brutamontes mais alta do que o restante dos kombatentes, ela pode utilizar seus quatro braços para massacrar seu oponente em golpes duros e violentos, frequentemente utilizando o chão para fazer o inimigo perder ainda mais energia. Sheeva é capaz de dar um pisão no chão que levanta o inimigo, permitindo que ela avance em combos dolorosos. Outra de suas grandes habilidades é saltar para fora da tela (calma, ela não vem até você!) e cair sobre o inimigo, pisoteando-o. Esse último recurso é ótimo para confundir o inimigo, que só consegue escapar se escapulir na hora exata. Para os fortes de estômago, confiram AQUI os golpes x-ray, os dois fatalities personalizados da guerreira, e ainda um finalizador de cenário e o modo babality, que está hilário nesta última edição.

Aos poucos, os produtores estão construindo a personagem com mais personalidade, despertando a empatia dos jogadores, mesmo sendo uma vilã. Ainda que jogue no lado do mau, Sheeva no fim das contas apenas quer defender seu povo, tão vítima quanto os terráqueos nesse torneio que extrapola universos e povos. Vida longa aos Shokans!

Mais informações: http://mortalkombat.wikia.com/wiki/Sheeva

7 Comments

  • Pow

    ain a Sheeva!!!

    baixo, baixo, cima ! e ela salta pra cima do adverário, baixa, frente + quadrado (playstationamente falando) e ela dá o Hadouken dela! kkk

    Ain que saudade de tardes e mais tardes de MK. Tenho dúzias de revistas, porteres, detonados e o escambau de MK. Trades e tardes deixando aquelas bolinhas na tela de “VS” com 4 Interrogações no centro pra que quem desse o primeiro golpe ganhasse já de cara, e pudesse tentar executar a sequencia de Fatalities kkkkk

    No próximo EX eu sugiro uma competição! hehe

  • Chapo

    li 3x e fiquei confusa se vc comparou xena com Sheeva do MT, com Shiva da mitologia hindu ou se vc disse q Xena se transformou em Shiva o_O

    Só pra registrar, Xena se transforma em Kali

    • Alê Chmiel

      “Apenas a aparência nos remete a BP, já que a personagem tem seu nome baseado em outra divindade presente no hinduísmo, Shiva.”

      Nah, só falei de aparência mesmo, não teve nada a ver com Shiva ou Sheeva. Não me lembrava de Kali, valeu!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *