A Opala do Mar
Poucas pessoas sabem, ou sequer se deram conta de como o Chakram da Xena é fantástico. Entre seus inúmeros traços de medidas certas, square e jaggeds que só muita habilidade na ponta do lápis nos permite desenhar sem assitencia de réguas e medidores, existe a pedra de Paua.
A pedra de Paua é uma espécia de abalone encontrada na Nova Zelândia. O molusco que a carrega transforma açúcares,proteínas, cálcio, nutrientes e calor em uma obra prima divina repleta de cores e nuances. Do azul ao verde com toques suaves de rosa e vermelho. Não ha maravilha igual.
Os moluscos moradores de tais conchas são verdadeiras iguarias entre os orientais. A indústria do abalone virou uma máquina de fazer dinheiro. Suas conchas raras e sua carne suculenta são fonte de renda para muitas famílias Neozelandensas. As tribos Maori também encontravam sustento em sua carne e parte de sua cultura de jóias e adornos vinha desse molusco.
Hoje a ciência tenta driblar a natureza tentando pelo método de fabricação de pérolas (introduzindo um grão de areia na concha fazendo ela tratar como um corpo estranho e envolvendo o grão com o material de sua concha para que possa ser expelido em forma de pérola) os moluscos tem sido criados em piscinas com ambientes artificiais e temperatura controlada. Mas com o desaparecimento da espécie existem leis que estão entrando em vigor para o controle e não desaparecimento de mais um animal que está sendo devorado pelo predador chamado ganância humana.
Fatiado e servido com limão. Também muito servido como sushi em Hong Kong
E agora que você ja sabe um pouquinho mais sobre pedra de Paua, por favor NÃO FAÇA como este cidadão que comprou pelo E-bay e recebeu em casa uma peça falsa achando que era real. Percebam a diferença:
Com pedra de Paua que são sempre coloridas
E pedra de MADREPÉROLA que é completamente diferente
Além do fato de a peça não ser afiada. Mas isso é assunto pras próximas matérias.
3 Comments
Mára
Com certeza ao adquirir um chakram vou tomar o maior cuidado com estes detalhes e foi interessante observar que é uma pedra local. Brigadu Chapo.
Mary Anne
Muito legal Chapo! Já conhecia sobre elas (até porque já comentaste comigo), mas aposto que muita gente não sabia disso. Pena que meu chakram não tem as pedrinhas originais =~
Robson Cardoso dos Santos
Se não fosse o Pow me falar delas há alguns anos, só agora eu estaria sabendo dessas pedras belezentas!