Artigos

3 - 4 minutes readHomenagens de Xena á Cultura Popular parte 5

Reader Mode

Por Mary Anne M.W.


PRIMEIRA TEMPORADA

The Black Wolf

Quando os guardas de Xerxes pedem aos aldeões para lhe entregarem o Lobo Negro, um a um eles admitem ser o Lobo Negro.Em Spartacus quando os romanos cercam o exército escravo eles ordenam que Spartacus se renda, mas cada homem um a um declara “Eu sou Spartacus”

Os guardas de Xerxer são vistos jogando “Pedra, Pergaminho e Adaga”, o que é uma referência ao conhecido jogo de “Pedra, Papel, Tesoura.

 

 

 

 

SEGUNDA TEMPORADA

Solstice Carol

Senticles é uma referência mais do que explícita ao Papai Noel, considerando trejeitos, roupas e “função”

O episódio todo é uma adaptação da obra Solstice Carol de Charles Dickens para o Xenaverse.No lugar de espíritos dos Natais passado, presente e futuro, em XWP temos a figura das Moiras.

O final que mostra o casal de viajantas com o bebê faz menção a história de José, Maria e Jesus.

 

 

TERCEIRA TEMPORADA

The Debt I

A Cena de Xena saindo da água envolta em lodo é uma clara menção a uma das cenas mais famosas do filme Apocalypse Now.

As filosofias de Lao Ma são creditadas no episódio ao seu marido, Lao Tsu.Tais folosofias são adaptações do Taoísmo, estudado por RJ Stewart para a criação do episódio.O Taoísmo tinha como maior filósofo o sábio Lao Tsé.

QUARTA TEMPORADA

Between the Lines

A aparição de Xena e Gabrielle – ali visitantes – na cerimônia onde Nayima vai ser lançada na fogueira devido a morte de seu marido nos leva a cena retratada na obra “Viagem ao mundo em Oitenta Dias”, de Julio Verner onde Philleas Fogg e Jean Passepartout salvam a Indiana Aouda de ter um destino igual.

O modo como Nayma desaparece no fim, numa bola de luz é semelhante ao modo como Glenda, a Feiticeira boa do Mágico de Oz desaparece.

QUINTA TEMPORADA

Fallen Angel.

A cena onde Xena passa pelo fogo da puririficação e depois é submersa em água é uma referência a obra “Divina Comédia” de Dante.

Gabrielle na forma de Arcanjo é óbviamente uma referência ao Arcanjo Gabriel, já que o mesmo é retratado sempre junto do Arcanjo Miguel no Cristianismo.Curiosamente Arcanjo Gabriel frequentemente é retratado com uma delicadeza feminina.

O Disclaimer do episódio “Hell Hath No Fury like a Woman Scorned”( O Inferno não tem tanta fúria como uma mulher rejeitada) é uma frase da peça The Mourning Bride do escritor William Congreve.

Muito do cenário e das roupas utilizadas pelos personagens parece ter sido inspirado nas obras do pintor Gustave Doré, que retratan o poema de Milton, Paradise Lost.Para conferir, acesse o link:
http://www.paradiselost.org/4-stories-pictures.html

SEXTA TEMPORADA

Many Happy Returns

Iniciando pelo ponto mais alto e sério do episódio.O POEMA!Idolatrado pelos subtexters.No episódio o poema dado a Gabrielle é obviamente creditado a Safo, mas ocorreram algumas modificações no mesmo.

Versão do Xenaverse no original:

“There’s a moment when I look at you and no speech is left in me. My tongue breaks then fire races under my skin and I tremble…and grow pale for I am DYING of such love or so it seems to me.”

“Há um momento quando olho pra você
Que eu fico sem palavras
A língua trava
Então um fogo corre sob a minha pele e eu tremo
Empalideço porque estou morrendo de tanto amor
Ou é assim que eu me sinto. “

No original:

Pois basta que, por um instante, eu te veja
para que, como por magia, minha voz emudeça;
sim, basta isso, para que minha língua se paralise,
e eu sinta sob a carne impalpável fogo
a incendiar-me as entranhas.
Meus olhos ficam cegos e um fragor de ondas
soa-me aos ouvidos;
o suor desce-me em rios pelo corpo, um tremor

Outra referência se faz presente no momento em que Afrodite diz ser uma “Material Girl”, o que alude á música da Madonna, com o mesmo título.

Pouco depois, a mesma personagem diz “For future reference, I’m now ‘Mighty Aphrodite'” ( Para referências futuras, eu agora sou “Afrodite a Poderosa”).
Mighty Aphrodite é na realidade o nome de um filme de Woody Allen.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *