Artigos

5 - 7 minutes readParalelo entre Séries II Uma Nova Abordagem

Reader Mode Text to speech


Mary Anne M.W.

 

Olá amigos xenites! 
Vocês provavelmente devem estar pensando “lá vem ela novamente”.
Eu sei, eu sei que disse que encerraria na parte dois os paralelos entre Xena Warrior Princess e Buffy Vampire Slayer, mas aposto que todos conhecem o gosto do terror das idéias fixas. Quando aquela idéia se instala na sua cabeça e não há santo ou entidade que faça ela sumir.
Bom, na verdade essa idéia tem me “atormentado” há muito tempo e somente esse mês eu tive a idéia de transformá-la em artigo.
Não venho dessa vez destrinchar os mínimos detalhes sobre personagens, mas sim falar de CENAS!
Cenas de Buffy the Vampire Slayer que lembram muito, visualmente ou pelo conteúdo, fatos e cenas de Xena Warrior Princess.
Tenham em mente que não estou aqui para dizer “Blablabla, Buffy copiou Xena”. Não estou aqui para falar de cópias e sim de coincidências que eu achei interessante e gostaria de compartilhar com vocês.

Aposto que todos que assistiram as duas séries inteiras, chegaram em determinadas cenas onde exclamaram “OMG, isso é muito Xena!”. Bom…seguem-se alguma delas a seguir. Não vou seguir uma ordem cronológica.

Graduation Day parte 1 X Sacrifice parte II – Facadas

GraduationDay1_618.jpgGraduationDay1_626.jpg
sac2_mq_377sd.jpg sac2_mq_384sd.jpg

Xena e Buffy são heroínas e lutam pelo “Bem Maior”, mas basta mexer com seus respectivos interesses amorosos que elas mandam  o Bem Maior se explodir. Callisto e Faith ficaram sabendo disso da pior maneira possível.
Angel acabou envenenado por uma flecha atirada por Faith, mas não xenites, Buffy não ativou seu lado bitch com intenções de cravar uma flecha em Faith dizendo algo como “Poison, Just like Angel. I’m going to let you die quicker– but
with much more pain.” (risos). A Slayer optou por outro caminho, capturar Faith para que Angel se alimentasse dela, já que o sangue de uma Caçadora seria o único antídoto. Contudo, na briga ferrenha que ambas tem no apartamento de Faith, Buffy a esfaqueia com a faca que a dark Slayer tinha ganhado do Prefeito Wilkins. Bye-bye, Faith, quem mandou mexer com Angel?
Já em Xena, Callisto faz a besteira de assumir que a morte de Gabrielle dava sentido à sua existência antes vazia. Má escolha de palavras, Callisto! Xena não pensa duas vezes e crava a adaga de Hélios nas tripas da vilã. Quem mandou falar da loirinha?

 

Restless X Between the Lines: Cena da tatuagem

buffy422_042.jpgbtl_mq_246dvd.jpg

Os fãs de Buffy sabem que o episódio Restless é uma doideira, exatamente como os sonhos devem ser. E eis que no começo dessa jornada onírica, mais especificamente no sonho de Willow, encontramos essa cena! Tara confortavelmente esticada sobre uma cama, com as costas nuas enquanto Willow tatua nela palavras de uma língua estranha. Pra completar, um pedaço de tecido vermelho é estrategicamente colocado no limite do mostrável e do não mostrável. Quando vi a cena, minha cabeça apitou: Between the Lines! Impossível não lembrar da cena onde Gabrielle tatua Xena com o mendhi.

Hush X Once Against na Army : Mãos dadas.

buffy410_571.jpgoaaa_mq_219sd.jpg

Tudo bem que Tara e Willow não enfrentaram um exército de persas, mas no macabro episódio Hush, elas enfrentam “Os Cavalheiros”. Serezinhos simpáticos que roubaram a voz de todos os habitantes de Sunnydale para que pudessem na calada da noite invadir os quartos das pessoas e… Roubar corações – não romanticamente falando, literalmente!
Durante uma cena de fuga onde Tara dá uma tombada em Willow, a ruivinha torce o pé, mas Tara a ajuda a escapar até que ambas vão parar numa espécie de piso subterrâneo do Stevenson Hall. Willow, usando sua magia, tenta bloquear a porta do cômodo com a máquina de refrigerantes, mas não consegue movê-la o suficiente. Até que numa cena – que faz todos os kittens ficarem “owww” – ambas dão as mãos e unindo seus poderes, conseguem executar o feitiço.
A ênfase da câmera na cena das mãos de ambas, além de sugerir fortemente que ali se estabelecia um laço mais forte, faz com que nós xenites nos lembremos de uma cena bem conhecida de One Against an Army.

This Year’s Girl X Intimate Stranger – Corpos

Aqui não é exatamente uma cena, algo visual que quero ressaltar, mas um fato do enredo. No final de This Year’s Girl a “troublemaker” Faith apronta com Buffy, fazendo com que elas troquem de corpos, já que Faith está sendo perseguida pela policia.  Algo muito similar ao que ocorre com Xena e Callisto em Intimate Stranger, o que se segue por Tem Little Warlords. A diferença é que Callisto não fugia da polícia, mas sim do Tartarus.

 

Who Are You X Them Bones Them Bones: Rituais.

whoareyou_379.jpgtbtb075.jpg

Em Who Are You, continua a saga da slayer encrenqueira Faith agora com o corpo de Buffy.. Tara sendo muito sensível à mágica, consegue perceber que há algo de errado com a suposta Buffy, e junto de Willow resolvem fazer um feitiço para ajudá-la. Mas para tal, é necessário que Willow vá á “região inferior”, numa espécie de projeção astral, para ver se encontra a verdadeira Buffy por lá. Mas como a experiência é intensa, além do mundo físico, ela precisa de uma âncora para o plano físico, que viria a ser a própria Tara, numa cena pra lá de subtextual (e simbólica).
Isso obviamente lembra a nós xenites a cena em que Xena e Gabrielle fazem a macumba o ritual para que a barda passe ao mundo espiritual para lutar com Alti, precisando também de uma âncora no mundo físico, que viria a ser Xena.

Listening to Fear X A Day in The life – Observando as estrelas

LtF182.jpgaditl118.jpg

Nem concha, nem ursa, para Tara o desenho era o de um grande abacaxi.
Observar desenhos nas estrelas deitadas ao chão tem sido um hábito romântico dos tempos antigos aos modernos!
E esse fato nos trás mais uma cena similar entre ambas as séries.

Tabula Rasa X A Friend In Need – Prelúdio de um beijo

Perdas de memórias são comuns em diversos universos fictícios, em assim como em Xena, em Buffy também ocorreram. Um dos episódios que trás esse tema é “Tabula Rasa” da sexta temporada, onde Willow executa um feitiço que esvazia todos de suas memórias. Tal fato gera uma confusão sem predecentes, e presos na Magic Box, todos os personagens tem que “supor” quem realmente são. Acaba que Giles e Spike passam por pai e filho, Anya acha que é noiva de Giles e Willow acha que é namorada de Xander. Mas como almas gêmeas se reconhecem em qualquer situação, como os xenites bem sabem, rola alguns cenas super fofas entre Tara e Willow, apesar de todo clima tenso.Uma delas ocorre após a queda num subterrâneo, e lembra bastante a cena do nosso aclamado “Fin Kiss”.

Help X The Execution / Motherhood/ Chariots of War, etc– As protagonistas que tem pegada.

buffy704_719.jpg te077.jpg

Pra Xena é quase uma rotina, aconteceu diversas vezes na série. Lá ia o mau caráter da semana pensando que uma flechada resolvia e tinha seus planos frustrados pela rapidez da Princesa Guerreira que pegava a flecha no ar.
Já Buffy demorou pra demonstrar essa habilidade, só aparecendo na sétima temporada, no episódio Help, quando salva Cassie de uma armadilha.

Bom, é isso aí galera. Agora eu espero REALMENTE ter encerrado as comparações. Talvez em breve eu volto com alguma outra série! Comentem!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *