Xena e Gabrielle montadas em Argo com cara de preocupação.
Guia de Episódios

22 - 30 minutes readGuia de Episódios (GdE): Xena. O Julgamento (S01xE06)

Reader Mode Text to speech

Índice

Xena e Gabrielle montadas em Argo com cara de preocupação.
A imagem original foi retirada com autorização de whenheartscollide.net

Episódio: The Reckoning

EPISÓDIO Nº. 06
Temporada 1, episódio 6
Series 106

Nome em Português: O Pacto

Nº de Produção: 76908
Nº do Roteiro: 108
Datas aproximadas de gravação: Setembro de 1995

Data da primeira exibição do episódio: 16 de Outubro de 1995.

Convidados Especiais

Elenco Regular

Créditos

Sinopse

Título: O Julgamento de uma Guerreira

Em uma terra onde a injustiça prevalece, Xena, a Princesa Guerreira, encontra-se nas garras de uma trama mortal orquestrada pelo astuto Ares, o Deus da Guerra. Capturada e falsamente acusada de ser a líder de uma gangue nefasta que tem espalhado terror pelos vilarejos, Xena vê-se frente a um julgamento que busca não apenas tirar sua liberdade, mas desafiar a essência de sua moral.

No cerne dessa tempestade, a lealdade inabalável e a perspicácia de Gabrielle, sua fiel companheira, brilham intensamente contra as sombras da dúvida e da traição. Com uma determinação férrea, Gabrielle adentra uma corrida contra o tempo para desvendar as mentiras enraizadas que cercam Xena, enfrentando perigos inimagináveis. Sua jornada a leva a formar laços com os corações oprimidos dos moradores locais, cujas vidas foram devastadas pelo medo e pela violência.

Enquanto a teia de enganos se desenrola no tribunal, revelando a manipulação divina de Ares, Gabrielle com sua eloquência e coragem, expõe a verdadeira natureza do Deus da Guerra, colocando um espelho diante da face obscura da justiça que tenta engolir Xena.

A cada reviravolta, a trama se intensifica, tecendo uma tapeçaria de emoções, lealdades testadas e a eterna batalha entre o bem e o mal. A conexão recém-descoberta de Gabrielle com os aldeões se torna a centelha de esperança na luta contra as sombras que buscam obscurecer a verdade.

Este é um conto de amor inabalável, coragem indomável e a indomável busca pela justiça. Na encruzilhada entre o destino e o livre arbítrio, Xena e Gabrielle mostram que o poder da verdade e da amizade pode desafiar até mesmo os deuses, trazendo luz à escuridão que ameaça engolir a inocência.

Junte-se a Xena e Gabrielle nessa jornada épica, onde o valor de uma guerreira é posto à prova não apenas em campo de batalha, mas nos corações e mentes daqueles que ela jurou proteger.

Fofocas

Entre Bastidores e Risos: Os Contos Não Contados de “O Julgamento”

A saga de Xena: A Princesa Guerreira não apenas cativou o público com suas histórias arrebatadoras, mas também com o carisma e camaradagem dos atores por trás dos personagens icônicos. Vamos desvendar algumas fofocas divertidas e curiosas que circularam entre os bastidores durante a produção do episódio “O Julgamento”.

O encontro entre Kevin Smith, nosso indomável Deus da Guerra, e os fãs na Convenção Panathenaea em Londres desvelou um traço peculiar de seu personagem. Kevin compartilhou as travessuras por trás de sua barba pontuda em “O Julgamento”, revelando como a estética facial peculiar restringiu seus movimentos faciais durante as gravações, dando a Ares aquele ar sério e imponente, mesmo quando o ambiente fora das câmeras era leve e cheio de risos.

Durante a maratona de Xena e Hércules no Ação de Graças da USA, Lucy Lawless, nossa valente princesa guerreira, revelou pequenas joias entre os intervalos dos episódios. Com um toque de humor, ela advertiu Xena sobre os flertes traiçoeiros de Ares, destacando a dinâmica de amor/ódio, desejo/ódio que permeia a relação entre eles. As palavras “Cuidado, Xena! Não confie nele! Ele é mau até o osso. Grrrrr.” ressonaram com uma pitada de humor e carinho, mostrando a química irrefutável entre os personagens.

Ah, e quem poderia esquecer a improvisação hilária de uma cena entre Xena e Gabrielle? A lembrança compartilhada por Lucy sobre a cena improvisada onde Xena dá um tapa em Gabrielle, e como ela e Renee acharam a ideia divertida, mostrou o quanto a camaradagem fora das câmeras se traduzia em uma química inegável na tela.

Na Burbank Con II, a aparência de Kevin Smith como Ares foi o centro de várias discussões, deixando-o um tanto envergonhado mas também revelando o lado charmoso do vilão. Quando questionado sobre interpretar o deus do amor, Kevin compartilhou sua inclinação para personagens com um toque de maldade, mas também com um charme irresistível. A troca humorística sobre o termo “bregas” e “fromage” (queijo em francês) revelou um momento lúdico, mostrando que mesmo os deuses da guerra têm seu lado leve.

A magia de “O Julgamento” não se limitou às cenas intensas e desafios morais, mas se estendeu aos momentos alegres e descontraídos compartilhados pelos atores que deram vida a esta saga épica. E é nesses pequenos momentos e fofocas divertidas que a essência humana e o companheirismo brilham através do véu da fantasia mitológica, fazendo de Xena: A Princesa Guerreira uma jornada memorável não apenas para os personagens, mas também para os atores e fãs que a tornaram uma realidade.

Diferenças de Roteiro

  • O texto a seguir foi escrito por “SheWho” do site Whoosh.org. Optamos por trazer apenas alguns trechos mais pontuais.

 

Número da CenaDescrição do RoteiroDescrição da Versão TransmitidaDiferenças Notadas
1Gabrielle acena para o comentário “não se perca” de Xena.Não mencionado.A onda de mão de Gabrielle não está no roteiro.
2Xena lutando com o estranho encapuzado, mostrando raiva.Não mencionado.Detalhe sobre o estado emocional de Xena durante a luta não foi mostrado na versão transmitida.
3Gabrielle emerge totalmente vestida de um riacho, recoloca as sandálias.Gabrielle está usando uma camisola branca.A roupa de Gabrielle e a cena do riacho são diferentes.
4Gabrielle deitada de bruços, Xena atenta olhando para a floresta.Não mencionado.A posição de Gabrielle é diferente do roteiro.
5Xena resgata Gabrielle, desliza do cavalo com a espada na mão.Não mencionado.A descrição do resgate de Gabrielle é diferente.
6Cena de Gabrielle enfrentando Peranis e a multidão não incluída.Não incluído.Cena excluída na versão transmitida.
7Ares leva Xena para um “quarto de fantasia”.Não mencionado.A descrição do “quarto de fantasia” de Xena é diferente.
8Gabrielle coloca a corda em volta do pescoço, Xena diz para tirá-la.Xena diz: “Pare com isso. Não é sobre você, Gabrielle.”Diferença na fala de Xena.
9Xena bate em Gabrielle por instinto quando ela entra na sala.Xena reage por instinto, batendo em Gabrielle.Descrição detalhada da reação de Gabrielle e Xena.
10Cena omitida: Gabrielle correndo pela floresta e chorando perto do riacho.Omitido.Cena omitida na versão transmitida.
11Xena gentilmente diz para Gabrielle deixá-la sozinha por um tempo.Não mencionado.Diferença na interação entre Xena e Gabrielle.
12Xena exibe uma “sensualidade genuína” na cena com Ares.Não mencionado.A descrição do comportamento de Xena é diferente.
13Xena decepciona Ares ao sair depois de receber a oferta de um exército.Não mencionado.A interação entre Xena e Ares é diferente.
14Gabrielle animada ao ver os aldeões ressuscitados.Não mencionado.A reação de Gabrielle aos aldeões ressuscitados é diferente.
15Diálogo sobre como os aldeões ressuscitaram não incluído no roteiro.Incluído na versão transmitida.Diálogo adicional na versão transmitida não presente no roteiro.

Pontos Altos

  • A Gabrielle como Sherlock Holmes está ótima.
  • Esse episódio é um prato cheio para análise de gênero. 

Análise do Episódio

A análise feita do episódio “O Julgamento” da primeira temporada de Xena, tece um entendimento profundo das camadas de personagens e da narrativa que se desdobram nesta saga. Este episódio, além de ser um thriller jurídico, também é uma exploração da psique humana e divina, revelando as complexidades das relações e a luta incessante entre o bem e o mal.

O papel nefasto de Ares, o Deus da Guerra, é perfeitamente encapsulado na descrição de suas manipulações. Ele não apenas procura desviar Xena de seu caminho de redenção, mas também tenta instigar dúvida e medo, técnicas clássicas de gaslighting. A profundidade de sua malevolência é explorada de maneira brilhante, ressaltando a toxicidade de sua relação com Xena, que é pincelada com momentos de tensão e desconfiança.

A lealdade e a determinação de Gabrielle são o antídoto para a manipulação e o caos semeados por Ares. Ela emerge como a âncora de Xena, proporcionando uma base sólida de confiança e apoio. A exploração do subtexto na relação entre Xena e Gabrielle é sutil, mas poderosa, refletindo a essência do apoio mútuo e a evolução de sua parceria.

O episódio também lança luz sobre os princípios éticos de Xena e sua luta para manter sua integridade em face da adversidade. A narrativa desafia Xena a um nível pessoal, testando sua resiliência e seus valores morais, enquanto Gabrielle representa a inabalável busca pela verdade.

Além do drama visceral e das revelações personagem-central, “O Julgamento” também se destaca por sua rica tapeçaria de subtextos. Ele explora temas universais de justiça, verdade, e a dicotomia do bem e o mal através da lente de personagens bem elaborados e uma narrativa envolvente.

A análise faz um excelente trabalho ao delinear a complexidade das relações e a intensidade da narrativa, proporcionando uma visão acurada do episódio e de como ele se encaixa na tapeçaria mais ampla de “Xena: A Princesa Guerreira”. Este episódio não é apenas uma história bem contada, mas um microcosmo da jornada contínua de Xena e Gabrielle na busca por justiça e redenção.

Trilha Sonora do Episódio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *