Artigos

2 - 3 minutes readSubbers: Alvos de PRÉ-Julgamentos

Reader Mode Text to speech


Por Tito Lívio de Oliveira Santos Torres
[email protected]

Uma das marcas mais fortes em Xena Warrior Princess e que abalaram e ainda abalam os corações dos xenites é o tão dito subtexto.
Para os “newbies” (sem ofensas) que ainda não sabem o que é o subtexto, lá vai uma breve descrição minha:
O subtexto é uma chance que os produtores conseguiram de colocar indícios de romantismo entre Xena e Gabrielle a fim de deixar implícito até a última temporada o relacionamento forte entre as duas, pois na sexta temporada já podemos considerar o maintext, onde o relacionamento já fica explícito.
Com isso, vêm os subbers, shippers e bitexters. São respectivamente são os fãs que apóiam o relacionamento entre Xena e Gabrielle; os que apóiam outros casais (Xena e Ares, Gabrielle e Joxer etc – uma das personagens principais + algum homem.) e aqueles que apóiam tanto uma opinião quanto outra.
Nós do Xenaverse respeitamos a opinião alheia, discutimos determinada cena ou notícias, mas como pessoas maduras e às vezes brincamos de converter uma xenite shipper-quase-subber numa subber (é o caso da Laraíne, da Universidade Xenite), tudo muito respeitosamente.
Mas infelizmente a maioria da população do mundo é criada com exemplos de preconceito racial, sexual e social, principalmente.
Estou aqui para falar não do etnocentrismo (social), nem do racismo, mas do preconceito sexual sobre a série.
Situações nas quais a maioria dos subbers se encontra, me deixam pasmo, indignado. Uma muito comum, por exemplo, é quando você está vendo a cena do beijo FIN ou AFIN (A Friend In Need). De repente chega um parente seu e diz: “Credo! Elas são lésbicas!”, ou algo similar.
Isso é algo que alguém deva dizer? Realmente, nossas famílias têm muitos princípios morais, senão não seríamos assim, educados. ^^
Esse preconceito me intriga muito sobre isso…Nossas famílias. Se nos dão essa educação, por que isso? Todos não somos iguais perante Deus? Aí vem a questão de a Igreja não permite homossexuais e blá, blá, blá…(não estou chamando nem Xena nem Gabrielle de homossexuais). Se todos somos iguais, a Igreja não deveria fazer isso.
Em suma, é esse o ponto, a questão que quero que vejam e reflitam sobre ela: Por que a maioria de nossas famílias carrega esse preconceito contra Xena e Gabrielle? Se todos continuarem a alimentar esse sentimento, o mundo acabará envolto na discrepância. “Só depende de nós…”.

 

One Comment

  • Monique Cantuário

    Caramba… que texto maravilhoso… eu que me considero uma “barda” kkk… achei seu texto magnifico… eu lembro de quando assisti a cena do beijo, uma prima minha q estava assistindo comigo simplesmente disse: “Credo! Que nojento! Não vou mais assistir isso não!” eu simplesmente olhei na kra dela e disse: “Meu, eu tenho muita pena de você! Se cuida, pois se vc continuar assim,seu futuro me deixa triste!” e defendi com unhas e dentes o amor entre Xena e Gabrielle que na sexta temporada está MUITO mais explicito!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *