Música

2 - 3 minutes readAge of Empires vs. Xena Warrior Princess – Trilhas Sonoras de arrepiar.

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Por Mary Anne M.W.

Excepcionalmente este mês, estou marcando presença na coluna musical da RX para escrever um artigo comparativo entre a trilha sonora de Xena Warrior Princess, composta pelo gênio Joseph LoDuca e a trilha sonora da série de games Age of Empires.
Desde meu primeiro contato com XWP, uma das coisas que mais me chamaram atenção foi o background musical que envolvia cada episódio.Muitos dizem ser exagero da minha parte quando digo que XWP sem a composição de LoDuca não seria a mesma, mas não vejo exagero nessas palavras devido ao fato de que temas como o Main Title, Gauntlet, Warrior Princess, serem bastante marcantes até mesmo para aqueles telespectadores não assíduos que não estão integrados ao fandom.O que seria de Bitter Suite, por exemplo, sem a genialidade de LoDuca?
Outro dos meus vícios de longa data, desta vez não televisivo, foi, e ainda é a série de jogos Age of Empires.Para uma amante da história antiga, a possibilidade de criar e comandar pequenos impérios naturalmente seria fascinante.Meu primeiro contato com a série de jogos se deu em 2002, começando por Age of Empire II e suas expansões para então partir para o primeiro, criado em 1997 e em seguida  para os sucessores.
É fato que a música tema do jogo sempre foi algo que me grudou na cabeça, e por um longo tempo foi toque do meu celular, mas meu real fascínio por tal trilha sonora aconteceu com o game Age of Mythology, criado por volta de 2003.
AOM, além de um prato cheio para uma xenite, amante da mitologia – admito que meu nickname de campanha por muito tempo foi Warrior Princess, e era divertindo pensar em Xena chutando os traseiros de Arkantos e Ajax – era muito diferente dos seus antecessores.Os gráficos, embora criticados, haviam mudado bastante, mas o que mais me conquistou foi realmente a música do jogo.Lembrar dos temas de batalhas de Xena ao jogar Age era inevitável.
Mas ainda mais coisas viriam a me surpreender.Três anos atrasadas em relação a sua data de lançamento (2005), comecei, no início desse ano a jogar AOE III.Para minha completa surpresa, a trilha sonora do mesmo era ainda mais marcante e se aproximava mais dos trabalho do mestre LoDuca.
Embora  Noddinagushpa, a música tema tenha sido reformulada e ganho um rufar de tambores de guerra típico do século XVII e  XVIII, a qualidade de orquestras, coros e melodia havia crescido consideravelmente.
Músicas que trazem ao jogador a tensão e a freneticidade das batalhas assim como temas de LoDuca como Warrior Princess nos deixa eufóricos enquanto vemos a Princesa Guerreira chutar traseiros na telinha.
Temas que transmitem a melancolia da calmaria pós batalha, como Ludus Perditus, Of Licious e There is Weather, do mesmo modo como Grieving Dance e Burial faziam conosco.
E faixas tensas e rápidas como Last Name Crane, Icabod, que do meio para o final lembra muito o tema Deliverer, no nascimento de Hope.
Não posso deixar de imaginar no que resultaria uma parceria entre os irmãos Rippy, Kevin McMulla e Joseph LoDuca.Genialidade transbordando.

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