Advogado do Diabo

9 - 12 minutes readO Advogado do Diabo enfrenta a Promotora.

Reader Mode Text to speech


A garota. A órfã. A guerreira. A imortal. A deusa. A diaba. A anja. A reencarnada. Muitas em uma só. Culpada ou inocente? Seu nome é Callisto!

                                                          Por Shion Malfoy e Tainara Nogueira

 

 

Chegando a mais um mês muito especial. Além de ser o primeiro mês desse novo ano de 2010 e a RX continuar com tudo nas ondas da web, o Advogado do Diabo tem uma grande surpresa para vocês.
Após algumas conversas, eu aceitei a proposta da Tainara para ser A Promotora dos casos da coluna. Obrigado você por ter essa idéia maravilhosa e por ajudar a manter isso aqui cada vez melhor.
Bom, indo direto ao ponto, esse mês teremos algumas modificações no AdD. Primeiro que eu não estou defendendo algum vilão do Xenaverse sozinho, pois encontrei alguém disposto a me enfrentar. Eu recebo A Promotora, que irá acusar o réu para que eu possa formular sua defesa, e vocês, como sempre, serão os juízes.
E para tornar as coisas mais interessantes, quem senta na cadeira dos réus no primeiro AdD de 2010 é Callisto, a bitch mais conhecida de XWP e mais louca também.

Callisto – Psyco Warrior

 

O que se sabe?

Xena e seus homens, guerreiros, ladrões, saqueadores e, conseqüentemente, maus, invadem Cirra, a aldeia onde Callisto morava e destrói ela toda.
Callisto é a única sobrevivente. Ela ainda era uma criança e teve toda sua vida arruinada com aquele fato. Ela não tinha mais casa, família, amigos, cidade, nada. Xena, sendo a dona daquele exército sanguinário é a única responsável e totalmente culpada por isso.
A justiça naquele tempo era falha e não confiável, pois a Princesa Guerreira nunca foi condenada ou pelo menos julgada pelas atrocidades que fez em Cirra. A garota cresceu e o incidente em Cirra foi esquecido sem que ninguém fosse responsabilizado. O desejo de Callisto de buscar vingança com as próprias mãos é um dos meios que encontrou para que a justiça fosse feita, pois ela não podia contar com os meios legais.

A Tia Call sempre soube fazer festas magníficas.

Advogado: Como uma criança consegue sobreviver num mundo sem ninguém e nada para lhe amparar?
Não foi mostrado na série, mas Tia Call deve ter se submetido as mais diversas e podres experiências para continuar viva. Sem mãe nem pai para guiá-la, a criança inocente estaria entregue a qualquer mau caminho que aparecesse. Mais uma vez, Xena é a culpada pelo caminho torto que Callisto seguiu, pois foi a guerreira que retirou a probabilidade de um bom caminho a ser seguido por Callisto.

– Acusada de acertar Xena com um dardo envenenado, mesmo que ela tivesse sofrido algo causado por Xena, não é correto fazer justiça com as próprias mãos, ainda mais como ela fez, se escondeu e atirou um dardo, ou seja, a vitima não teve tempo de se defender. E sem contar que mesmo que Xena tenha desencadeado algo em Callisto o sentimento precisava já existe, porque então ela poderia ter um ódio passageiro como o de Xena que também viu alguém importante morrer, portanto Xena não pode ser culpada, ou melhor, dizendo, Xena não fez o destino de Callisto, que fez as ações foi a própria, quem decidiu seguir tal caminho foi ela mesma. Como é isso de devolver na mesma moeda? Como é isso de achar no direito de matar meio mundo? E no mais, estamos falando de fatos e não probabilidades.

Como já dito, a ‘justiça com as próprias mãos’ foi a resposta mais cabível a ineficácia da justiça da época, que nunca julgou ou condenou Xena pela destruição de Cirra e conseqüentemente da vida futura de Callisto, passando anos sem ser julgada por esse crime.Callisto usou uma técnica de guerra que poderia ter sido usado por qualquer outro, inclusive por Xena, se escondendo e atacando quando o alvo não pode ver. Da mesma forma que Xena atacou Cirra, contra camponeses que nem tinham conhecimento de guerra e não podiam se defender.

-A melhor defesa então é jogar a culpa em outro?
Logo em seguida a mesma aparece destruindo aldeias, o fato é que não estamos querendo saber em quem espelhou, o julgamento está sendo feito de acordo com as suas próprias atitudes, a acusada da vez é Callisto.

Mesmo que Callisto seja acusada pelos atos que cometeu, mas ela não viria a cometer esses atos se a própria Xena não tivesse arruinado sua vida e seu futuro.A vilã, agora já completamente conturbada psicologicamente, vê que causar mal as pessoas próximas a Xena seria tão proveitoso quanto matar a própria Princesa Guerreira. Então ela mata Pérdicas e deixa Gabrielletranstornada. Ela realmente mostrou seu lado mais perverso, mais abominável. Mas Callisto já não estava com seu psicológico perfeito. Ela tornou-se uma psicopata, com todos os traumas que sofreu quando criança, já que não podia perder mais nada.

– Então chegamos a algum ponto. Afirma que ela tinha problemas psicológicos. Sim, continuo batendo na mesma tecla, isso continua não fazendo dela inocente. Callisto ainda consegue sair de Tarturus visto que não tinha se arrependido pelos danos antes causados e consegue a proeza de trocar de corpo com Xena, fazendo de novo atrocidades. Xena pede ajuda de Callisto porque sabia que ela era ambiciosa o bastante para querer a ambrosia prometida por Xena e virar deusa para acabar com a mesma.
Esperança liberta Callisto e pede que a ajude livrar de Xena, para assim Dahak governa o mundo, com essa ajuda Esperança mata Solan. Ou seja, Callisto foi cúmplice.
Mais tarde Callisto se liberta do portal dimensional e novamente há um contato com Esperança, mas agora cansada de sua imortalidade quer que Xena a mate. Callisto no inferno volta para ajudar César no seu plano de destruir Xena, com a sua ajuda César crucifica Xena e Gabrielle, depois que Callisto rouba o chackram de Xena para partir sua coluna.

A partir daí Callisto só serviu como instrumento nas mãos de outros vilões. AresEsperançaHeraCésar. Até a própria Xena. Se Xena sabia que Callisto era uma vilã e não confiável porque a retirou de sua ‘prisão’ imposta por Hércules? A própria heroína e todos os outros vilões se aproveitaram da loucura e da maldade objetivada dela para outros fins. De imortal a deusa em um salto… Quer dizer, em um episódio! E sempre mudando de looks!
Ela só foi um instrumento que seria facilmente manipulável, já que já fora corrompido há muito tempo.

– Um instrumento que ficava muito a vontade em ser usado pra fins maldosos, não? 
Callisto no inferno volta para ajudar César no seu plano de destruir Xena, com a sua ajuda César crucifica Xena e Gabrielle, depois que Callisto rouba o chackram de Xena para partir sua coluna.
Mas, ela não pára por aí, em forma de demônio Callisto tenta impedir que Xena e Gabrielle vão para o céu, consegue derrubar Gabby no inferno. Xena que se torna um arcanjo liberta Gabrielle, mas para salvar a alma de Callisto resolve se condenar ao inferno.

Callisto não é inteiramente culpada pele que fez quando se tornou um demônio. Como aconteceu com Xena e Gabrielle, Tia Call foi mais corrompida ainda. Vocês podem até observar que o espírito demoníaco parece se aproveitar das fraquezas do próprio indivíduo: Xena demônio moveu céus e terras para trazer Gabrielle para seu lado, já que ela realmente queria ficar ao lado da poetiza guerreira; Gabby começou a falar mal de Callisto, como se fosse a raiva reprimida que ela sentia sendo jogada para fora; e Callisto demônio não ia deixar de ir atrás de X&G e transformar suas vidas num inferno – mesmo estando nele já!Então ela torna-se um instrumento nas mãos do capeta agora!

Callisto: ‘Nunca deixarei de te odiar, Xena, me entendeu? Nunca! Você matou minha família! Minha alma! Minha razão de viver e de amar! Eu passarei o resto da eternidade buscando vingança.’
Xena: ‘Não.’

Bem, em minha opinião, Callisto é uma imagem de Xena. Uma imagem que saiu um pouco errada. Como um desenho mal feito, ou uma foto que tremeu quando tirada e saiu turva.Um incidente em sua vida a torna uma das piores criaturas sobre a face da Terra. Experimenta de tudo em busca de vingança. Corrompe sua alma. Mata. Morre. Porém, faltou uma coisa para ficar igualzinha. Encontrar sua alma-gêmea! O destino faltou reservar isso para ela.
Isso e a redenção que viria com ela. Uma soulmate que a tirasse desse mundo, que a fizesse recobrar o equilíbrio, que a guiasse por um caminho diferente. Se Xena não tivesse Gabrielle, quem sabe o que aconteceria? Será que ela voltaria a ser uma assassina? Voltaria a ser como uma Callisto sanguinária e psicótica, amante da guerra?
E talvez seja isso mesmo. O destino de Callisto fosse ser par da guerra. Estar ao lado dela. Tanto é que na próxima escala cármica de sua alma viria como outra guerreira corrompida pelos destinos da vida.
O próprio arcanjo Miguel confirma, em Fallen Angel da quinta temporada, que a forma de Callisto como anjo, pura e doce, era como seria se Xena não tivesse matado sua família. Agora eu finalizo com uma frase que escutei hoje no longa de animação ‘Lilo e Stich’  que diz: ‘Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca mais abandonar, ou esquecer’. A família é a primeira coisa importante na vida de todas as pessoas. Ela pode ser constituída de parentes sanguíneos, amigos, amores, almas-gêmeas… Callisto nunca teve nada disso. Sua única família foi deixada para trás, debaixo dos escombros de Cirra. Era a única família, jamais abandonada ou esquecida. A única que ela teve e que teria em todo o mundo.

– Então, Callisto seria inocente por ter seu passado destruído por Xena que por sua vez poderia ter um futuro igual se não tivesse encontrado sua alma-gêmea.  Probabilidades!Não dá pra saber como Callisto seria, se não tivesse a tão falada intervenção de Xena, ela poderia ser apenas uma camponesa ou não. Então, ela poderia do mesmo jeito continuar oferecendo riscos à sociedade.
Há quem diga que Callisto não matava por prazer, e sim porque queria atingir Xena. Mas, era visível que ela sentia prazer, não víamos remorso por isso. Mesmo que ela quisesse a vingança absoluta, isso não fazia dela menos má. Estamos aqui avaliando a crueldade dela, o perigo que oferecia, ela diferente de Xena mesmo que fosse isolada não tinha condições de voltar sem cometer de novo os mesmo crimes.
Tanto que se for avaliar pela série, precisou de muita ajuda divina.
Então, digamos que o destino foi ruim com Callisto, ele foi ruim também com Xena. Ela se redimiu, foi muito bem mostrado que isso não era possível se tratando de Callisto, a não ser que esperássemos por uma ajuda divina. Esses são os fatos, Callisto a vida toda teve uma busca insana atrás de Xena, destruindo tudo que pudesse atingi-la, nisso pode matar muitos inocentes, roubar, destruir aldeias, participar como cúmplice de outras mortes e entre outros. Em nenhum momento podemos ver seu arrependimento, ela fazia com gosto e sabia o que estava fazendo, porém vemos que nessa sua busca insana Callisto não tinha capacidade alguma psicológica e até mesmo mental. 
Xena mais tarde pagou por seus pecados, pesquisei sobre tal e diante das defesas, Xena não poderia levar a culpa pelos crimes de Callisto, ela desencadeou como qualquer um poderia desencadear, o fato é que Callisto fez como achou que deveria, visto que é diagnosticada com problemas psicológicos. O viável não é que seja inocentada, Visto que é um mal a sociedade, o aconselhável e proposto seria a condenação de seus crimes, seguido de uma ajuda psicológica, já que a mesma já fugiu várias vezes de suas condenações e tem transtornos emocionais graves.
Callisto é do tipo Psicopata Malévolo são particularmente vingativos e hostis.Ela poderia ser internada por problemas mentais por tempo indeterminado. Sei que a teoria é muito mais “bonita” que a prática, mas no caso, a única solução.
A primeira medida é o seu afastamento do meio social, mas, a segunda seria sua reeducação o auxílio da psiquiatria, da psicologia, em uma estrutura institucional regular e organizada para o seu acompanhamento. Assim teremos seu isolamento e tratamento.

Bem minha enorme nação xenite. Esse foi um dos Advogados do Diabo que mais gostei de trabalhar e pesquisar. Agradecendo mais uma vez a visita d’A Promotora aqui no meu espaço, e desejando que essa parceria seja duradoura e prospere. Não se esqueçam de votarcomentar, dizer se ficou boa ou ruim, suas criticas são sempre bem vindas! Até a próxima!

PS.: Não temos ainda certeza de quem será o próximo réu da coluna. Então, sem a ‘chamada’ para a próxima edição. Ficará no mistério….

Shion e Tainara Nogueira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *