Música

5 - 7 minutes readSinergy, a banda de uma Xenite

Reader Mode

Por Robson Cardoso dos Santos

 

Independente do gosto musical de cada xenite, todos devemos admirar a vocalista da banda SINERGY, fã confessa de Xena Warrior Princess, que sempre procura homenagear nossa heroína em suas composições.

Agradeço aqui a querida amiga xenite Mary, que me passou o link de uma entrevista realizada com Kimberly anos atrás, o que deu maior consistência a este artigo que vos entrego em mãos.

Sinergy é uma banda finlandesa de power metal, criada em 1997 por Kimberly ‘Buba’ Goss, a vocalista. Kimberly nasceu em Los Angeles de um pai coreano e uma mãe alemã e estado-unidense que era cantora de jazz. Quando Kimberly tinha um ano, sua mãe aceitou uma oferta para cantar no Japão, e a família mudou-se para Kawasaki, região de Tóquio. Retornaram para Los Angeles em 1980 e mudaram-se novamente, desta vez para Chicago, onde Goss permaneceu na maioria de sua infância.

Pela entrevista, caí de amores por Kimberly. Devo dizer que já se foi meu tempo de fissura por bandas de metal com vocal feminino (hoje curto apenas a italiana Lacuna Coil), mas Kimberly me tocou pela sua desenvoltura e sensibilidade ao falar de como aplica sua paixão por XWP em sua carreira. 

Kimberly sempre adorou mitologia grega e assistia a Hércules lá em 1995, e foi onde descobriu Xena. Assistiu ao spin-off desde sua primeira exibição, atraída pela proposta de um show onde garotas chutavam traseiros! Não gostou muito da personagem Gabrielle logo de cara, mas com o tempo passou a considerar ROC tão boa atriz quanto LL. Vendo a química das duas em cena, e a evolução do relacionamento entre Xena e Gabrielle, Kim sente-se um tanto triste por nunca ter experienciado na vida um amor como o das personagens, e deseja algum dia ter algo assim tão verdadeiro pra ela própria, mas não acredita que amor assim seja capaz de existir.

O fato da série ora mexer com mitologia grega, ora com romana, indiana, nórdica, chinesa, japonesa, cristianismo, é, para ela, um dos maiores atrativos da série. Quando questionada se ela se vestiria como Xena algum dia, Kimberly responde com um veemente ‘não’, pois apenas Xena pode ser Xena!

Ela tem um acervo enorme de artigos relacionados à série, tendo especial adoração por seu chakram YY, adquirido da tiragem limitada de 500 unidades oficiais! Em 2001, foi a uma Xenacon e pôde finalmente entender por que os fãs de Sinergy se sentem tão nervosos e excitados diante dela nas sessões de autógrafos: Kimberly tremia perto do elenco da série, aguardando ansiosa pelos autógrafos de cada um! Pôde conhecer a Hudson, a quem adorou logo de cara pelo bom humor da nossa “Cal”, sem falar que teve a oportunidade de conhecer nosso adorado Kevin “Ares” Smith, que viria a falecer tragicamente no ano seguinte.

Kimberly diz que alguns de seus fãs consideram as canções “The Warrior Princess” e “The Sin Trade” extremamente tolas e piegas, mas ela não se importa com isso, pois é uma xenite que compôs essas duas músicas PARA xenites! Ela diz que se descobriu “oficialmente” xenite após assistir ao episódio “Callisto”, e vibrava ao ver garotas sexys mostrando do que eram feitas! Vale destacar – e como vale! – que ela tem a palavra XENITE tatuada na parte de trás do pescoço!!!

A vocalista diz ainda que não torce para que a série ganhe um longa-metragem para os cinemas. Ela adorou o FIN e diz que a única coisa que poderia ter acontecido de diferente nesse episódio seria uma reação mais inconformada de Gabrielle, que choraria e gritaria diante do pedido de Xena para não virar a urna de cinzas na fonte. A despeito da vontade de Xena, Gabby despejaria as cinzas na água, e Xena estenderia a mão para apanhá-las bem na hora que o sol desaparecesse no horizonte, frustrando ainda mais a pobre da Gabby. Kim diz que se Xena tivesse permanecido viva ao final da série, os xenites na certa iriam clamar por mais aventuras, e é justamente por isso que a idéia de um filme pós-seriado não soa bem para ela, pois tal filme nada mais seria do que uma episódio regular extendido.

Sinergy chegou a usar a obra de Joseph LoDuca nos palcos, como, por exemplo, a música da abertura da série para enunciar que a banda começaria a tocar “The Warrior Princess”. Kimberly também admira muito o talento vocal de Lucy Lawless.

Kimberly Goss é sem dúvida uma xenite íntegra, que recomenda XWP a todo mundo, não admitindo críticas à série. Sempre ordena que assistam aos episódios na cronologia certa, para que entendam a harmonia dos momentos de ação, drama e comédia presentes na estória. Recomendo a vocês que baixem as mp3 a que Kim faz referência a XWP, porque certamente elas valem mais do que a Playboy que eu tenho de uma certa Big Brother que posou nua num ensaio em que jurava ser a Princesa Guerreira…

Discografia de Sinergy:

Beware the Heavens (1999)

To Hell and Back (2000)

Suicide by my Side (2002)

Sins of the Past (2006) – familiar?!

Abaixo, a letra de “The Warrior Princess”:

A PRINCESA GUERREIRA

Nascida do fogo e da paixão

Para ser uma Princesa Guerreira

A donzela heroína em seu princípio

Conquistando sua nobreza

Rebelião e fúria foi tudo que ela conheceu

Antes de seu reconhecimento na cavalaria

Malevolência se esvaindo

do rosto de seu inimigo

Contemplando com audácia o fogo

Com majestosos olhos de gelo

Uma vida de conquistas sem fim

Não existe descanso para os cruéis

Xena encarando a batalha

Lutando pela honra de seus conterrâneos

Perigo à espreita na névoa

Mais uma vez Xena se destaca

Sua saga lendária viverá eternamente!

Aventura agora é um estilo de vida

Aguardando o próximo rival

Um chamado dos deuses e a caçada tem início

A bela a caçar a fera

O ciclope tentando destruir

Cada vilarejo em seu caminho

Com suas armas e suas habilidades

Um último suspiro emana da presa

Quando a paz for perturbada

Xena estará lá

Espere e assista à sua vitória

Contemplando com audácia o fogo

Com majestosos olhos de gelo

Uma vida de conquistas sem fim

Não existe descanso para os cruéis

Xena encarando a batalha

Lutando pela honra de seus conterrâneos

Perigo à espreita na névoa

Mais uma vez Xena se destaca

Sua saga lendária viverá eternamente!

 

Segue a letra de “The Sin Trade”, baseada nos 2 episódios de abertura da 4a temporada:

 

O MERCADO DOS PECADOS

Adentrando um mundo de trevas

Hesito mesmo não havendo outro caminho

Para trazê-la de volta pra mim

Mesmo na morte você nunca me abandonou

O sacrifício de outros me eleva

Ao pós-vida

Na busca por você encontrei Cyane

Me desviei do caminho para fazer reparos

pelos massacres de jovens e inocentes

Eles fecharam os portões da eternidade

E mandaram as almas escravizadas para vagar sem amparo

Rumo ao nada

Uma força maligna aguarda adiante

Alti lança seu feitiço e fica à espreita

Ligadas pela morte para derrotá-la

Nós abandonamos a prisão de nossos corpos

Temos nossas almas unidas em uma e…

A shamanesa entoa furiosamente

Ela faz a dança dos espíritos e ordena

que possuam aqueles desprovidos de vida

Começa a disputa entre o Bem e o Mal

Nós triunfaremos e e a última coisa que você me ouvirá dizer será:

“Eu tenho muitas habilidades”

Uma força maligna aguarda adiante

Alti lança seu feitiço e fica à espreita

Ligadas pela morte para derrotá-la

Nós abandonamos a prisão de nossos corpos

Temos nossas almas unidas em uma e…

Detone os demônios

Faça-os pagar

Drene seu poder

O Mercado dos Pecados.

A banda no myspace:

http://www.myspace.com/sinergymetal

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *