Livros

3 - 4 minutes readComo Xena mudou nossas vidas

Reader Mode Text to speech


Por
Wladimir Drummond

     

Em 2003 foi publicado no Canadá um livro chamado How Xena changed our lives – “Como Xena mudou nossas vidas”. Nele a autora Nikki Sttaford reuniu várias histórias, contadas pelos próprios fãs da série, de como assistir a série e se tornar fã de Xena e Gabrielle fez mudanças na vida ou na personalidade dessas pessoas.
O livro tem duas partes básicas, uma com histórias do que aconteceu com as pessoas quando conheceram a série e passaram a assistir; outra parte de como foi se encontrar com outros fãs e com as pessoas que fizeram a série e a influência disso na vida dos fãs.
Há histórias de fãs que enfrentaram momentos muito difíceis, como perdas de pessoas queridas, doenças e depressão. Fala também de quem arranjou romance e companhia, de quem passou a ter personalidade mais corajosa por se inspirar em Xena, de quem conheceu melhor sua sexualidade, de quem se tornou roteirista…
Há a menininha que conseguiu com que os colegas parassem de xingá-la na escola; há o menino grego que não ia assistir Hércules porque achou que não fossem respeitar a mitologia, mas não só descobriu que “Xena era melhor ainda” como “acima de tudo, aprendi o quanto a amizade é importante”.
Há outra que pôs o videocassete para gravar uma maratona de Arquivo X, mas o número do canal estava errado e gravou 10 horas de Xena. Começou a assistir, gostou, e a série foi o que deu força e fez companhia para ela superar a dependência que ela tinha de remédios para dor. Tem o “Silenus”, da Inglaterra, que se inscreveu num curso de internet só pra aprender a pesquisar sobre Xena. No que a série deu força pra ele? Veja o final do depoimento dele: “O transplante de medula foi em março de 2001. Foi difícil, mas estou me recuperando. Enfrentei cada etapa com a atitude que a série me passou. Ela é única na história da televisão. Tem uma força mágica, misteriosa. Ainda sinto essa força e espero que sempre vá sentir”. 
Mais força ainda foi para um fã que recebeu um telefonema da própria Lucy: ele teve um grave acidente de carro nos mesmos dias em que ela teve a queda do cavalo. A coincidência chamou a atenção dos fãs na internet e até de um pessoal da Renaissance Pictures.
Duas pessoas que não queriam nem saber de ver a série quando começou acabaram por ficar bem conhecidas entre os fãs: uma só viu um episódio pela primeira vez porque uma amiga tinha pedido para gravar. Gostou tanto que criou um site de fan-fiction e notícias sobre a série. Era a MaryD, do AUSXIP.
A outra teve que ver um episódio porque estava com a mão suja de tinta e não deu pra trocar de canal. Algumas temporadas depois, os episódios que ela escreveu foram ao ar. É a Melissa Good, autora de “Coming Home” e “Legacy”.
O livro, além de fotos dos atores e dos fãs com os atores, tem também ilustrações com trabalhos dos fãs e ótimas tirinhas da Jeanete Atwood, autora do “Battle On” e que virou cartunista profissional.
Muitas histórias e, como diz a autora, “de fãs para fãs”. O conteúdo do livro dá pra definir num depoimento de uma das fãs: “meus amigos não conseguem nem imaginar como eu seria se Xena nunca tivesse existido”. 
Então, pra quem conseguir o livro, é com certeza uma boa leitura.

One Comment

  • Mára

    Que artigo lindo… dá vontade de ler o livro… (péra !!! eu não sei ingles !!! ) Vivaaaaaaaaaaa tem escolas de ingles no planetaaaaaaaaaaaa. Voltei do EX com esta idéia de aprender ingles pra nao ficar na mão dos legendadores ou dubladores …. agora quero ler este livro. Que bom que este artigo foi escrito. Obrigada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *