Remember Nothing & When Fates Collide
Natasha Lee
Olá Xenítes, estou eu aqui neste mês para falar não só de um episódio, mas sim de dois ep’s super emocionantes, bem produzidos, e adorados por muitos, “Remember Nothing” (2a Temporada) & “When Fates Collide” (6a Temporada).
Estes são dois eps bem parecidos se vocês repararem, já foi dito que When Fates Collide é Crossover de Remember Nothing.
HistÓria:
2×02. Remember Nothing (Segunda Chance): As três Destino, por gratidão, fazem Xena voltar no tempo e nunca ter sido uma guerreira, qual ela reside em Amphípolis, e seu irmão Lyceus está vivo, mas sua mãe está morta, e Gabrielle é uma criada maltratada na época que não a conhece.
As destino avisam que o único modo de Xena voltar é matar, se não o fizer, não voltará ao normal.
6×18. When Fates Collide (Ninguem Muda O Destino): Por causa da confusão em Tártaros depois da morte de Hades, César foge de lá, prende as Destino e altera o fio da vida de Xena, na época que ele a traiu quando ela era a Mãe da Guerra, modificando todo seu futuro e a transformando na Imperatriz de Roma. Mas Xena conhece Gabrielle, uma famosa poetisa que a muda completamente, e César se envolve com Alti, uma poderosa sacerdotista de Roma.
Semelhanças: Em ambos os episódios se passam/retornam no ‘passado’, e Gabrielle não conhece Xena, apenas em ‘When Fates Collide’, Xena não conhece Gabrielle ao certo, mas algo lhe diz que ela é sua Amiga e Alma-gêmea.
Gabrielle: Obrigada por salvar a minha vida, imperatriz, estou em dívida com você.
Xena: Não sou sua imperatriz, sou sua AMIGA. (When Fates Collide)
Em ‘Remember Nothing’, Xena sabe desde o começo quem Gabrielle é, pois ela volta no tempo, mas sua memória não é apagada.
Gabrielle: Você lembrou de sua amiga?
Xena: Não, VOCÊ É a minha melhor amiga. (Remember Nothing)
Mas não pense que só Xena é que sente a verdade em seu coração, Gabrielle em W.F.C, uma barda de grande sucesso, bonita e elegante, também se sente confusa e sabe da verdade dentro de si, e o quanto Xena representa para ela, mesmo não a conhecendo nesta ‘nova vida’ que César lhes deu.
Gabrielle: Xena, quando estou com você, todo o vazio que senti em toda a minha vida some, deve me dizer o que está acontecendo… (When Fates Collide)
Nesses dois episódios Xena tem a chance de viver uma nova vida, em ‘Remember nothing’, ela tem a chance de não ser uma guerreira, mas não teve jeito, e ela percebeu que o “Caminho do Guerreiro” realmente era o qual ela pertencia, e voltou também por sua Mãe Cyrene & Gabrielle, sua Melhor Amiga.
Em “Whe Fates Collide”, ela teve a chance de ser Rica, adorada, e uma popular Imperatriz ao lado de César, que planejava ser imperador não só de Roma, mas de todo o mundo. Tudo parecia estar perfeito para César, até aparecer a Barda Poetisa – Gabrielle, e Xena perceber que seu lugar nunca foi e nunca será este, Xena se convence que não poderia viver sem Gabrielle, César percebe que A barda poetisa arruinaria todos os seus planos ao lado de Xena, então decidiu matá-la.
No final do episódio, Xena é crucificada por Amor a Gabrielle, e César trai ela pela 2 vez em seu mundo.
Podemos ver que Xena & César nunca dariam certo, pois esta foi sua 2 chance de eles ficarem juntos, e profundamente não se deu bons frutos, e nunca daria certo.
César ao lado de Xena seria o mesmo que Poder & Conquista (César) Vs..Coragem & Espírito Nobre (Xena) .
Outra coisa que notamos muito em When Fates Collide, são os Subtextos em alta, neste episódio não se ‘caça’ subtextos entre Xena & Gabrielle, pois ele estão ali, espontaneamente esperando para serem aceitos, é só prestar a atenção, por isso, os Fãs subbers (como eu) amam e se deleitam com este episódio.
Remember Nothing também há Subtextos muito bem vindos, como disse, é só prestar a devida atenção.
Em W.F.C podemos ver a magia, o romance, amor, emoção, desespero, Amizade e a história em si inspira todo um clima Shakesperiano, como afirmam muitos Xenítes.
No final de W.F.C, Gabrielle queima o Tear por Xena, e consegue trazer o seu mundo e o de Xena de volta.
Em ambos os episódios,Xena teve a oportunidade de viver de outra maneira, mas ambas as vezes ela voltou ao seu ‘respectivo mundo’, aceitando e fazendo o seu próprio destino, ao lado de sua melhor amiga e alma-gêmea, Gabrielle.
Pra não assistiu aqui fica a minha dica, dois ótimos e emocionantes episódios, e quem assitiu, assista novamente, vale a pena, dois clássicos Xenítes que não pode ser deixado pra trás.
Terminamos por aqui Xenítes, espero ter representado bem esses dois maravilhosos episódios.
Abraços a Até a Próxima edição. (Natasha Lee)
2 Comments
Mára
Gostei muito de sua análise de ambos os episódios Natasha e me surpreendeu as consequências desta nova vida que Xena teve em Fates como a morte de Cirene, o fim das amazonas e a óbvia escravização de Gabrielle. Não é dito o que aconteceria… o típico presente de Grego se me permite o trocadilho. Mas a Coragem de Gabrielle ao queimar o Tear dos destinos beirava a loucura. Ela destruiu o mundo sem saber o que aconteceria… e engraçado que elas mantiveram a memória daquele mundo então é justo supor que mantiveram a memória de um AMOR PELO QUAL VALE A PENA MORRER… [UAUUUUUUU] mas diferente de Xena ela não sabia o que aconteceria com aquele ato. e curiosamente o seu ato de queimar o tear dos destinos restaurou o mundo em que os destinos controlam ainda o tear [e espero uns pontos além da fuga de Cesar]. Muito bom paralelo e o salientar que Xena aceitou o destino junto à barda (e que legal uns pontos antes de matar o guri). Parabéns
Flavia Cris
esses dois episódios são fantásticos mesmo. Adoro When Fates Colide. Muito apaixonante! Aquela cena final em que a Xena sobe a Gabrielle no cavalo me lembrou a do primeiro episódio. Muito bom!