Filmes

3 - 4 minutes readThe groundhog Day – O Feitiço do Tempo

Reader Mode Text to speech

Por Mary Anne M.W.

[email protected]

Ok.O mês passou e todo fim de semana eu pensava “Tenho que locar um filme pra fazer a coluna da RX”.Dezenas de épicos passaram pela minha cabeça.Me senti tentada por “Senhores da guerra”, afinal o nome parecia trazer algo interessante, contudo ler a sinopse me desanimou um pouco.Acabei não pegando filme nenhum na locadora e vim pra casa.Revirando as centenas de pastas do pc, acabei achando um simpático arquivo rmvb que baixei há alguns meses e lá estava ele: The Groundhog Day, traduzido como O feitiço do Tempo.

Aí o caro leitor deve estar se perguntando, “whatahell is GroundHog Day?”.
Ou caso conheça, deve estar se perguntando, “Uma comédia?Uma comédia com Bill Murray?Uma comédia com Bill Murray de 1993?Que tártaro é isso?”.

Pois caro leitor, não é novidade pra mim nem pra você que nossos caros The Power That Be – Tapert, Raimi, and cia Ltda – costumavam fazer homenagens a diversas obras da cultura popular na série, e uma dessas obras é The GroundHog Day.

No filme, Bill Murray interpreta Phill Connors, um metereologista que é enviado para a cidadezinha de Punxsutawney, para cobrir um festival do “Dia da Marmota” no dia 2 de fevereiro, no qual segundo a crença local, uma marmota definirá se o inverno será longo ou não.Phil define a cidade como um bando de pessoas atrasadas, age com ironia e arrogância para com todos, ou seja é uma pessoa completamente amarga.
Quando ele termina a reportagem e acha que seu pesadelo terminou é que ele realmente começa.
O dia começa a se repetir, sendo ele o único a perceber isso.Familiar isso não?
Pois sim, o enredo de Been There Done That é todo uma homenagem a esse filme, inclusive Phil Connors acorda todos os dias com o rádio gritando “Rise and Shine Everyone!Rise and Shine!!!”
Assim como ocorre com Xena em BTDT, Phil se vê desesperado pois todos passam a duvidar de sua sanidade mental até que ele consiga provar que está falando a verdade.Quando ele consegue, o dia recomeça e ninguém mais lembra.Deste modo, o personagem fica preso num ciclo exaustivo procurando mil maneiras de se livrar.Muda os fatos, comete suicídio, salva pessoas, mas nada adianta, o dia continua se repetindo.
Então ele passa a tirar proveito de ter todo tempo do mundo, agindo levianamente, roubando, se aproveitando das mulheres e até tentando conquistar sua companheira de trabalho, Rita, o que de fato consegue, mas acaba percebendo que os métodos que havia usado não deixavam que ela lhe amasse de verdade.
Por fimPhil desencana e apenas passa a viver da melhor forma possível.Aproveita seu tempo de sobra para aprender novas coisas e se tornar uma pessoa melhor, ajuda as pessoas, lhe proporciona pequenos momentos de felicidade mesmo sabendo que ela é efêmera, pois o dia logo se repetirá.

Ele passa de irônico e arrogante a humilde e gentil e deste modo, Rita acaba se encantando por ele naturalmente.Somente após confessar seu amor por Rita de maneira simples e desinteressada, Phil consegue acordar no dia 3 de fevereiro e o dia finalmente pára de se repetir.

O filme é de certa maneira uma sátira ao cotidiano das pessoas, pois se formos analisar, o mundo globalizado e o ritmo do ser humano atual faz com que vivamos todo dia igual ao outro.Cabe a nós decidir se vamos apenas maldizer nossa sorte ou aproveitar para nos tornarmos pessoas melhores, ou melhorarmos as coisas a nossa volta como Phil e Xena conseguiram fazer.

Rise and Shine everyone!O mundo está aí, basta querer mudar.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *