Tal pai, tal filha
GIRL POWER – n. 28
Filha, Esposa e Mãe – O Amor Incondicional de uma Girl Power
Texto e Imagens: Rodrigo A. Silva
Email: [email protected]
Revisão: Alessandro Chmiel
Dedicado a duas mulheres especiais: minha mãe, que se apaixonou à primeira vista pelo Zorro quando fomos ao cinema assistir ao filme The Legend of Zorro em 2005; e a Camila Conceição (Chapo), minha amiga Xenite que, assim como Elena, consegue manifestar a força, a habilidade e a coragem de uma verdadeira guerreira sem perder a feminilidade, a beleza e a sensibilidade.
Aqueles que já tiveram a oportunidade de assistir aos filmes The Mask of Zorro (1998) e sua sequência The Legend of Zorro (2005) concordarão comigo quanto à escolha dessa personagem como tema para a Girl Power do mês de setembro. Quanto aos demais, espero que o meu artigo possa inspirá-los a ir até a locadora mais próxima, alugar esses dois filmes emocionantes e fazer uma sessão pipoca ao lado de uma pessoa especial.
Ela é morena, alta, bonita e sensual. Ela salta, ela chuta, ela bate e sabe manejar a espada como ninguém. Será que a própria Xena resolveu dar o ar da graça na GP deste mês? Talvez. Já que no Xenaverse quase tudo é possível. Elena De La Vega poderia muito bem ser uma descendente distante, ou mesmo uma reencarnação da nossa amada princesa guerreira. Se ela fosse uma descendente isso explicaria a força no sangue da família De La Vega, já que o pai de Elena era o próprio Zorro e o filho dela com Alejandro, o pequeno Joaquin De La Vega, além de lutar como gente grande, dá várias cambalhotas e piruetas ao longo do filme que nem o próprio Solan em seus sonhos mais alucinantes deve ter imaginado dar.
Elena De La Vega em The Mask of Zorro:
A história de nossa Girl Power começa de maneira muito triste. Seu pai era o fora da lei mais famoso e mais procurado de toda a Califórnia, mas por trás da máscara do Zorro, Don Diego DeLa Vegaera um senhor de terras rico e invejado, principalmente por Don Rafael Montero, um governador corrupto que era apaixonado por Esperanza De La Vega, mãe de Elena.
Quando Rafael descobriu que Don Diego era o Zorro, tinha em mãos a desculpa perfeita para destruir o rival e tomar tudo o que ele tinha. Mas o plano de Rafael não foi totalmente bem sucedido, pois para proteger a vida do marido, Esperanza age como escudo e morre com um tiro certeiro no coração. Rafael culpa Diego pela morte da amada e para puni-lo decide mantê-lo vivo carregando para sempre essa culpa e sabendo que Rafael ficaria com tudo o que antes lhe pertencia, incluindo sua filhinha Elena.
Semelhantemente a Eve, que foi levada por Octavius para Roma para ser educada e treinada, Elena foi levada por Rafael para a Espanha, onde recebeu uma educação nobre, além de aprender o manejo da espada por meio de aulas de esgrima que teve desde muito pequena. Pode-se dizer que ela foi criada como uma princesa, uma princesa guerreira latina, mas diferentemente de Eve, Elena era uma jovem com princípios, virtudes e valores familiares que sempre a mantiveram no caminho do amor, da honra e da justiça.
Quando Rafael Monteiro é nomeado para ocupar novamente o cargo de governador da Califórnia, Elena, já adulta, volta com ele. De volta a sua terra natal, Elena começa a desconfiar do caráter de seu pai adotivo e questiona suas verdadeiras origens. Além disso, ela começa a se envolver com dois homens: um deles é um bandido mascarado que invade sua casa e com quem ela trava um duelo de espadas nada convencional; o outro, um nobre almofadinha que visita sua casa e com quem ela dança apaixonadamente mostrando toda a sensualidade de seu sangue latino. O que Elena não podia imaginar era que o charmoso bandido mascarado e o jovem almofadinha eram a mesma pessoa: Alejandro, o novo Zorro, treinado pelo verdadeiro pai de Elena, Don Diego DeLa Vega.
Disfarçados respectivamente como um nobre da corte espanhola e seu criado, Alejandro e Diego se infiltram em uma festa na mansão de Don Rafael e descobrem que este pretende comprar a região da Califórnia com ouro retirado de uma mina clandestina onde prisioneiros, homens, mulheres e crianças, são explorados como escravos.
Apesar de estar aparentemente alienada a toda a confusão a sua volta, ao longo da trama Elena começa a perceber que o pai (adotivo) dela não era exatamente a pessoa honrada que aparentava ser e começa a investigar os planos obscuros de Rafael. Ao descobrir toda a verdade, mesmo amando seu pai adotivo, Elena se une ao seu verdadeiro pai e a Alejandro, e juntos lutam para salvar os escravos prisioneiros da mina clandestina antes que esta seja destruída por uma explosão.
Elena De La Vega em The Legend of Zorro:
Dez anos se passaram desde que Elena e Alejandro se casaram. Eles têm um filho peralta que adora provocar o professor e dar cambalhotas no meio da sala de aula para a alegria dos coleguinhas. Mas dominar essa ferinha hiperativa será o menor dos problemas dessa mamãe guerreira. O estado da Califórnia está prestes a ser integrado aos Estados Unidos da América e Elena quer apenas curtir o momento ao lado de sua família e aproveitar a nova vida como uma senhora legitimamente americana, mas Alejandro acredita que ainda existem ameaças capazes de impedir essa anexação e insiste, contra a vontade dela, a continuar lutando pelo povo como Zorro.
Em uma dessa lutas, a máscara do Zorro cai e dois agentes do governo americano descobrem a sua verdadeira identidade.
Nesse filme, Elena parece encarnar uma versão latina da espiã Sydney Bristow (GP nº. 09). Passeando por uma feira livre, ela sente que está sendo seguida e observada. Ela caminha inocentemente em direção a um beco e espera até que os sujeitos se aproximem. Elena então os surpreende com uma incrível sequência de golpes, com direito a utilizar um bastão semelhante ao de Gabrielle e aplicar golpes dignos de uma guerreira amazona. Os dois sujeitos eram na verdade dois espiões americanos. Eles descobriram a verdadeira identidade do Zorro e com esse trunfo recrutam Elena e a obrigam a espionar um certo conde francês, Armand, que acreditam estar tramando algo contra os EUA.
Eles estavam certos: conde Armand planejava fornecer explosivos de nitroglicerina para os soldados da guerra civil americana para que o país fosse dizimado.
Elena, então, luta ao lado do marido e do filho para destruir os planos de Armand e assegurar o futuro da Califórnia como um dos estados pertencentes aos EUA.
A principal semelhança com o Xenaverse que me inspirou a escrever este artigo foram as incríveis sequências de luta de Elena. Não tem como alguém assistir a essas sequências e não se lembrar de algumas das lutas de Xena ou das guerreiras amazonas.
Assim como Xena, Elena DeLa Vegamostrou que a verdadeira força de uma guerreira está na força de seu coração. Ela luta pelo bem estar dos fracos e oprimidos, mas quando sua família é ameaçada ele mostra uma força diferente, uma força plena capaz de realizar qualquer coisa, a força do amor incondicional que só sentimos por aqueles que são parte de nós.
Agradeço do fundo do meu coração ao Alê por mais esta oportunidade de poder escrever em uma de suas colunas. Espero que tenham gostado do meu artigo. Fiquem a vontade para fazer comentários, criticas e sugestões. Até a próxima!
One Comment
Juliana
Ah, eu adoro esses filmes! Elena e Alejandro são lindos, especialmente em Legend of Zorro. Você disse bem, ela demonstra nesse filme nao só uma força de lutadora, mas também um amor disposto a tudo. Muito bom, tanto os filmes como o post. Nem conheço muito de Xena, mas agora que encontrei esse blog vou ler a respeito. Um abraço e muito sucesso!