Uma família complicada
OBardo
Toda família tem suas dificuldades. Parentes chatos, confusos, metidos, com fama de infiéis… Todas essas confusões familiares sempre me remetem a uma família em especial: a família dos Deuses do Monte Olimpo
Mas você já viu como é essa família? Pura confusão… Esse artigo aqui é uma tentativa de explicar uma árvore genealógica tão complicada. Para poder entendê-la toda, seriam necessárias horas de estudo, talvez até anos (não me arrisco a afirmar nada, pois eu ainda não conheço muitos detalhes da mitologia).
O início
Começou com o Caos. Nada tinha forma, e tudo se misturava. Um dia (sabe-se lá quando) surgiram as duas primeiras criaturas do planeta: Urano, o mar, e Gaia, a terra. Os dois tiveram uma porção de filhos: os titãs, os cem-braços e os ciclopes. Alguns dizem que Afrodite teria nascido de Urano. Havia também outras criaturas, que não entraram nesse artigo, para não complicar muito.
Dos filhos de Urano e Gaia, os mais célebres são os titãs.
Hipérion e Téia (que eram irmãos) deram à luz Selene (Lua), Eo (Aurora) e Hélio (Sol).
Oceano teve uma filha, a ninfa Clímene, e ela se casou com Jápeto, seu tio. Entre os filhos que eles tiveram encontramos Atlas, Epimeteu e Prometeu.
Cronos era o mais importante dos titãs. Ele uniu-se á sua irmã, Réia, e deles nasceram os deuses Hades, Posêidon, Hera, Deméter e Zeus; com medo de ser destronado por um de seus filhos, segundo a profecia de Gaia, Cronos devorava os filhos assim que eles nasciam. Mas, após o nascimento de Zeus, Réia o enganou, dando-lhe uma pedra no lugar do filho.
Anos mais tarde, Zeus surge para derrotar seu pai, libertar os irmãos e governar o mundo.
Os deuses
Zeus se casou com Hera (sua irmã), e eles tiveram dois filhos: Ares e Hefesto. Hefesto era muito feio, e sua mãe o atirou do monte Olimpo por conta da feiúra. Anos mais tarde, quando ela descobriu o talento de ferreiro do filho, ela se desculpou. Zeus deu a Hefesto Afrodite como esposa, mas ela traiu o pobre deus-ferreiro com o cunhado, Ares. A volúvel deusa do amor tinha dois filhos, Eros (Cupido) e Antero. Existem três possíveis pais para eles: Hefesto, Ares ou Zeus.
Zeus nunca foi o símbolo da fidelidade. Com sua irmã Deméter teve uma filha: Perséfone (Prosérpina). Ela, por sua vez, foi raptada por Hades, seu tio, com quem acabou se unindo mais tarde.
O deus dos deuses ainda teve mais 13 filhos, resultado da sua união com7 mortais, tanto solteiras como casadas, sem contar uma outra deusa. Coitada de Hera…
Os filhos de Zeus
Zeus, muito mulherengo, sempre dava um jeito de distrair Hera para se encontrar com outras mulheres. Muitas das vezes, ele se disfarçava para impressionar as mortais que pretendia conquistar.
Ele fingiu ser o esposo de Alcmena para poder ter uma noite com ela. Foi aí que nasceu Héracles (Hércules).
Para conquistar Leda (que era recém-casada), Zeus fingiu-se de cisne, e dessa bizarra união, surgiram dois ovos. De um, nasceram Castor e Pólux, do outro, Clitemnestra e Helena (sim, a Helena cujo rapto gerou uma guerra de 10 anos, a Guerra de Tróia).
Quando se interessou por Europa, disfarçou-se de touro. Após ter conquistado a admiração da jovem, raptou-a, partindo para Creta, onde Minos, o filho dos dois nasceu.
Talvez a mais infeliz das amantes de Zeus tenha sido Sêmele, a mãe de Dionísio. Hera, disfarçada, convenceu-a a pedir que Zeus se mostrasse da forma que ele realmente era. Ele não podia fazer isso, pois o brilho de seu corpo divino poderia matá-la. Mas Sêmele insistiu tanto que Zeus foi persuadido. Revelando a sua forma olímpica, para satisfazer a curiosidade da mulher, Zeus acabou matando a amante. Para salvar o filho que Sêmele esperava, Zeus retirou a criança da barriga dela e colocou-a na própria coxa. Meses mais tarde, Zeus deu a luz á Dionísio.
Outras também tiveram fins horríveis. Métis foi um exemplo disso.
Urano e Gaia haviam feito uma profecia á Zeus, dizendo que a união dele com Métis faria surgir uma deusa de inteligência excepcional. Mas se Métis tivesse outra gravidez, nasceria um deus invejoso da posição de deus supremo. Temendo ter o mesmo fim de Urano e Cronos, Zeus engoliu Métis, já grávida. Tempos depois, o deus começou a sentir fortes dores de cabeça. Era Atena que estava para nascer. Ela saiu da cabeça do pai, já adulta, vestida e armada.
Com Leto, Zeus teve dois filhos, os deuses Apolo e Ártemis. Com Maia, o esperto Hermes. E o herói Perseu era filho de Zeus com Dânae.
Os filhos de Zeus tiveram seus filhos, o que nos levaria a mais uma árvore genealógica, talvez ainda mais complicada do que as já vistas até agora.
Apesar de todas as confusões dessa família, ela com certeza foi a mais importante da Grécia Antiga. Ainda que não tenham existido de verdade, esses personagens mexeram com o imaginário de muitos, e até hoje eles encantam por suas histórias loucas, trágicas, significativas. A mitologia grega é assim: complicada, intrigante, algumas vezes imoral, e sempre uma história tem mais de uma versão. Então, se você sabe de algum dado que não entrou neste texto, ou que foi apresentado de um jeito diferente do que você já viu, sinta-se a vontade de mandar um e-mail para [email protected] contando o que você sabe.
Até a próxima edição.
2 Comments
anna clara
oi adorei o site achei interessante a arvore genealogica
Eliseu
eu adorei essa historia vou divulgar