Livros

3 - 4 minutes readO Alquimista

Reader Mode Text to speech

 

      Por: Rodrigo A. Silva

Email: [email protected]

 

 

 

 

 

Você já foi em busca do seu sonho? Já procurou viver a sua “lenda pessoal”?

 

Mais uma vez indico um livro do escritor brasileiro Paulo Coelho. Não me levem a mal, sei que outro dia mesmo já indiquei um livro deste mesmo autor, mas não se enganem, isso não significa que eu seja um grande fã dele, mas tenho que admitir que a mensagem que este livro tráz tem tudo a ver com a trajetória de uma das personagens mais importantes do Xenaverse.

 

O livro O Alquimista foi publicado no ano de 1988. Paulo Coelho afirma que este livro não é auto biográfico, como foi o caso de O Diário de um Mago. Trata-se de um livro simbólico, uma ficção com o intuito de transmitir a importância de irmos em busca de nossos sonhos.

 

Um jovem pastor do campo chamado Santiago teve um sonho que se repetiu por muitas noites. Neste sonho, ele era conduzido por uma criança que lhe mostrou as Pirâmides do Egito e disse que se ele fosse até aquele local, encontraria lá um tesouro. Santiago inicia então uma longa jornada, que o levará dos campos de Andaluzia na Espanha, até o deserto do Saara no Egito. Nesta jornada, Santiago aprende que quando seguimos os nossos sonhos, todo o universo conspira a nosso favor para que o sonho se realize.

 

Um dia, há muito tempo atrás, uma jovem chamada Gabrielle também resolveu sair de sua aldeia em busca de um sonho. Assim como Santiago, Gabrielle era amante da leitura e sonhava em viajar e conhecer as maravilhas e os mistérios espalhados pelo mundo.

 

De certa forma, desde muito cedo, os dois personagens já sabiam o caminho que queriam seguir. Santiago não quis ser um padre como era da vontade de seus pais. Ele quis ser um pastor de ovelhas, pois seu pai lhe disse que naquela terra apenas os pastores podiam viajar. Gabrielle não quis se casar com Perdigas como era da vontade de seus pais. Ela queria ser uma barda e viajar ao lado de guerreiros para eternizar suas aventuras escrevendo-as em seus pergaminhos.

 

Um boa dica que o autor nos dá ao longo do livro é que devemos sempre estar atentos aos sinais que a vida nos mostra, pois são estes sinais que nos conduzirão pelo caminho nos levará ao nosso objetivo final, ao nosso destino.

 

Como ambos desafiaram as convenções que lhes foram impostas pela sociedade e se comprometeram a viver a “lenda pessoal”, o universo conspirou a favor deles e lhes enviou um sinal. O sinal de Santiago foi um sonho, que se repetiu noite após noite. O sinal de Gabrielle foi a visita da Princesa Guerreira em sua humilde aldeia. O sonho de Santiago o levou a encontrar um magnifico tesouro escondido, assim como a visita da Princesa Guerreira levou Gabrielle a uma jornada cheia de aventuras que a transformaram em uma guerreira tão habilidosa quanto Xena.

 

Assim como eu, vocês também têm um sonho. Por isso, neste mês de setembro, eu os desafio a seguir o exemplo de Santiago e Gabrielle. Leiam este livro e meditem com carinho em seus ensinamentos. Olhem ao redor e procurem pelos sinais. Espero que assim como nossos heróis, vocês também encontrem o caminho e possam viver plenamente a “lenda pessoal”.

 

Agradeço imensamente pela atenção de vocês e os aguardo novamente na próxima edição da Revista Xenite. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *